31 março 2003

Chuva

A chuva de Abril torna-me febril

13 março 2003

DEFINIÇÕES

Ciência
- Diz-se da forma de conhecimento que pretende nao apenas descrever a realidade, mas também explica-la de modo racional e objectivo, estabelecendo entre os fenomenos relacoes universais e necessarias permitindo a previsao dos seus resultados, sendo as causas dos mesmos identificadas por meio de procedimentos experimentais.

Conhecimento cientifico- O conhecimento cientifico tem quatro caracteristicas essenciais: objectividade, racionalidade, revisibilidade e autonomia.

Axiologia
- Teoria dos valores em geral, especialmente dos valores morais.

Etica
- Reflexao sobre os fundamentos da moral. O que caracteriza a etica e' a sua dimensao pessoal, isto e', o esforço do homem para fundamentar e legitimar a sua conduta. A etica e' actualmente dividida em tres partes fundamentais: a) etica Descritiva - Descreve os fenomenos morais; b) Etica Normativa - procura a justificacao racional da moral; c) Metaetica - reflecte sobre os metodos e a linguagem utilizada pela propria etica.

Hipotese
- Designa-se qualquer Proposicao que tem ainda de ser provada ou negada. Em logica as hipoteses formam a base para a argumentacao e o raciocinio. Na ciencia constituem uma especie de "explicacoes provisorias" para as relacoes entre os fenomenos que carecem de ser testadas experimentalmente antes de serem apresentadas como uma teoria.

Moral
- Termo de origem latina que significa costumes, habitos, maneiras habituais de proceder. Entende-se em geral como o conjunto de principios, das normas, dos juizos ou dos valores de caracter etico-normativo vigentes numa dada sociedade e aceites pelos seus membros, antes mesmo de qualquer reflexao sobre o seu significado, a sua importancia e a sua necessidade. A moral tem assim um caracter social, visto que decorre da sociedade e responde 'as suas necessidades. A moral e' por isso marcada normas, obrigacoes e interdicoes.

Paradigma
- Estrutura predominante de teorias em que os cientistas baseiam o seu trabalho.

Raciocinio
Designa, em termos logicos, a operacao pela qual a inteligencia, partindo de uma ou mais relacoes conhecidas, afirmadas ou negadas, conclui uma nova relacao que nelas estava implicita contida e delas deriva logicamente. Em sintese, e' a operacao mediante a qual de dois juizos dados se tira um novo juizo. Podemos distinguir tres formas de raciocinios: a) Racioc?nio Analogico- Do semelhante conclui para o semelhante; b) Raciocinio Dedutivo- de um ou varios juizos tomados como premissas, conclui um novo juizo que e' a sua consequencia necessaria. Exemplo: Se Igor e' maior do que Joana e Joana e' maior do que Fernando, logo Igor tem que ser maior do que Fernando. A matematica baseia-se neste tipo de raciocinio. c) Raciocinio Indutivo - A partir da utilizacao de observacoes individuais constroi regras gerais. Funda-se numa relacao de causalidade. Exemplo: Se todas as escolas que conheço sao conservadoras, e' razoavel concluir que todas as escolas sao provavelmente conservadoras. O resultado nao e' absolutamente certo e podia ser desmentido por uma unica observacao de uma escola inovadora. A ciencia moderna assenta neste tipo de pensamento.

Teoria
- Termo derivado do grego que significa especulacao, apreensao intelectual. Hoje e' entendida como um conjunto organizado e coerente de principios capazes de explicar fenomenos complexos, podendo, por exemplo, ajudar-nos a prever ou antecipar acontecimentos futuros.

11 março 2003

Esvaziando o lixo

Esvaziando o lixo (para o blogue)
me liberto
Reciclando o pensamento
desperto
e mais sensações
acrescento

Concerto de piano e violoncelo em Madrid

AUDITORIO NACIONAL DE MUSICA TEMPORADA 2002 - 2003
Sala de Camara MARZO - 2003 - Jueves 13 - 19,30 h.
Fundacion Isaac Albéniz - "Los Nuevos Solistas"

Teresa Valente, violonchelo
Ofelia Montalban, piano

I
- J. S. Bach
Suite n. 4 para violonchelo solo en Mi bemol mayor, BWV. 1010
- J. Brahms
Sonata para violonchelo y piano n. 1 en Mi menor, Op. 38

II
- A. Dvorak
Klid, Op. 68 n. 5
Rondo para violonchelo y piano en Sol menor, Op. 94, B. 171
- O. da Silva
Serenata y danza portuguesa
- P. I. Tchaikovski
Variaciones sobre un tema rococo, Op. 33

10 março 2003

Memórias de Março de 2003

"Catch me if you can", de Steven Spielberg, com Di Caprio e Tom Hanks, sabado às 21.30 no Forum Almada, apos um jantar leve no '100% light'.
Dia 6 de Março foi a escritura do monte dos "TLPs" no Alentejo, com cerca de 10 hectares.
Pesquisa de assuntos para escrever artigos que possam levar a fazer uma tese sem orientador oficial.
Leitura do livro do Nielsen sobre "Usability".

05 março 2003

Em Março de 2003

Domingo Gordo fomos à Eugaria. Tudo cheio de novas arvores de fruto: macieiras, pereiras, marmeleiros, limoeiro, laranjeiras...
Segunda-feira à noite fiz uma lasanha para 3 refeicoes.
Terça-Feira de Carnaval almoçamos em casa dos meus sogros.
Tendo o BCP e a EDP atingido minimos historicos estamos a considerar comprar accoes.
Ja tenho reservadas as passagens Lisboa-Paris (22 Agosto a 7 Setembro). Vamos ficar em casa da Sandra e se for possivel iremos os tres a Londres visitar a Helen e a Aliki.