31 maio 2006

Quem é mais cruel?...

... o leopardo que mata as gazelas da manada?, ou

... a manada forte e saudável cujos membros nunca se deixam apanhar, conduzindo à morte do leopardo por exaustão e fome?

Juan Hónimo

30 maio 2006

Ainda sobre a selecção

Também estou 200% de acordo com o Fiambrelete nos comentários que faz acerca da Selecção de Sub-21. Aliás aproveito para fazer também algumas considerações, que foram anteriormente num mail que mandei ao nosso saudoso Professor ÇM, que estando longe precisa destes updates.
Vi um pouco do jogo e o que vi foi uma vergonha... A Alemanha acabou por
ser eliminada de forma injusta, pois teve inúmeras oportunidades de marcar
e jogaram muito melhor.

Quanto aos portugueses... foi mau demais. Vejamos se os AA fazem melhor,
mas o que se viu neste sub-21 foi deja vu em relação à 4 anos no Mundial da
Coreia... "Já está no papo, são os maiores". O mesmo se está a fazer um
pouco com a equipa que vai ao Mundial, pois se é verdade que a linha média
é de luxo, penso que há grandes fragilidades na defesa, e no ataque o
Pauleta tem as conhecidas dificuldades com equipas de gabarito. E o Irão e
o México não são nenhuns coxos. Com Angola o que vai acontecer é eles a
tirarem o pé para não sairem de lá coxos, pois há um jogo de triste memória
em que os angolanos primaram pela técnica kung fu. Ora se os portugueses
jogarem soft e se não marcarem um golo rapidamente, mesmo esse jogo
teoricamente mais "acessível" com Angola pode-se tornar um pesadelo.

Qualidade técnica eles têm para ir longe, o que não sei se têm é "cabeça".
Em particular relacionado com o vedetismo da promoção individual, quer os
titulares que podem jogar para o "bonito" para impressionar os compradores,
quer os não titulares que ao ver que não jogam podem começar a sabotar o
espírito de grupo. Sim, porque de Petit- Tiago- Maniche- Deco- Hugo Viana-
Costinha só devem jogar 2 garantidamente... De Figo- Simão- Ronaldo -Boa
Morte também só 2 garantidos... Postiga- Nuno Gomes- Pauleta- 1 garantido
apenas... Entre Miguel e Paulo Ferreira vai haver guerra... Nuno Valente e
Caneira... Vai ser lindo, vai...
Aproveito para acrescentar algo que, se se passasse nos EUA (ou mesmo em Portugal, se tivesse envolvido outras minorias étnicas) teria levado ao despedimento dos comentadores. O locutor de serviço da TVI, analisando a excelente cobertura feita por um defesa central alemão, sempre muito atento e nunca dando margem de manobra aos atacantes portugueses, fez a seguinte afirmação de antologia (nota: isto não é ipsis verbis, vai apenas de memória):
- Pois é, o defesa alemão parece que está sempre com um olho no burro e o outro no cigano.
Caindo no que disse, tentou nervosamente emendar, mas aí o seu colega em vez de o ajudar, ainda piorou as coisas.
- É verdade, o central ______ não tem dado nenhum espaço a Quaresma.
O comentador que deu a primeira bacorada foi então obrigado a dizer:
- Usámos ainda à pouco a "expressão do povo"... e queremos dizer que de maneira nenhuma a usámos em sentido depreciativo...
E seguiu o jogo...
Alberto Terego

Ainda sobre o Welsh

Depois das minhas discordâncias recentes com o Fiambrelete e a Florgrela :-), quero mudar para o registo oposto, concordando a 200% com o post imediatamente anterior da Florgrela sobre o Jack Welsh (quanto ao Fiambrelete, vai num post já a seguir), transcrevendo o meu comentário nesse post, mais até como uma oportunidade para inserir os links do estudo publicado pelo JN acerca do copianço, a que me refiro mais abaixo (vejam os links "laterais" nessa página, também):

No final o Jack Welsh disse que a entrevista tinha sido muito... entertaining!! Que irónico, o entrevistador nem se apercebeu que o Welsh se estava a divertir por dentro!! O que não impede de a uma dada altura o ex-CEO da GE ter começado a olhar para o relógio...

Quando o Jack Welsh diz assim em público aquilo que ele disse (que a imagem externa de Portugal é péssima) e ainda bem que o disse, e é dos poucos que o podem dizer (tem suficiente peso e autoridade para o fazer, mas já está reformado) então deveríamos todos tirar as consequências.

Um primeiro passo teria sido dar a entrevista em horário nobre da RTP1, e não na 2: à 1:30 da manhã para pessoas com insónias, de preferência à 6a no horário do Gato Fedorento -não estou a gozar- para as pessoas se sentirem sadiamente chocadas com o que se pensa de nós lá fora.

Se a isso se juntar o estudo que demonstra que 75% dos universitários (as "elites") copiam nos exames, então apercebemo-nos de qual é a nossa verdadeira realidade.

Alberto Terego

29 maio 2006

Entrevista a Jack Welsh na dois










Portugueses deviam estar «envergonhados» pela forma como são vistos no estrangeiro (Fonte: Jornal de Negócios)
Então e eu não estou!?
Estou até muito envergonhada pelo Director do “Jornal de Negócios”, Sérgio Figueiredo, ter tentado entrevistar Jack Welsh na RTP2. Que imagem deu do País…
Deu a imagem de um país em que não existe a meritrocacia, um país em que as pessoas não têm brio profissional e não se importam de fazer figuras tristes e demonstrar que são incompetentes em determinadas matérias, um país em que os chefes não sabem delegar em quem é mais competente.
De facto, parece-me que Sérgio Figueiredo não tem competência suficiente ao nível da língua inglesa para entrevistar ninguém. Andou às aranhas com as concordâncias - dizendo frequentemente “the people has…” -, não foi capaz de fazer perguntas fora da cábula que levava (quando tentou fazer isso meteu os pés pelas mãos e Jack Welsh teve que adivinhar o que ele queria dizer).
Enfim, deixou os portugueses que sabem inglês (que felizmente ainda são bastantes) envergonhadíssimos.
Estou certa que Jack Welsh ainda hoje se pergunta como é possível que tenham escolhido uma pessoa que fala tão mal inglês para o entrevistar…

Enfim, isto fez-me lembrar uma frase que a minha Avó costumava dizer: “Não se vence…”

Filmes

Vão ver Freedomland - A côr do crime com Julianne Moore e Samuel L. Jackson que vale a pena e está relacionado com o nosso tópico de discussão da passada Sexta-Feira.

http://cinecartaz.publico.clix.pt/filme.asp?id=147500

PS - Não liguem à má votação actual sobre a qual também podemos reflectir um pouco...

Selecção

Depois de se ver a arrogância com que a Selecção Portuguesa de Futebol, sub-21 iniciou o Campeonato Europeu, a montanha, uma vez mais entre muitas outras, pariu um rato...
Será que os portugueses ainda não aprenderam que o potencial só interessa se for realmente concretizado???
Mais ridículo ainda era acreditar que uma selecção que em dois jogos não tinha marcado qualquer golo e tinha sofrido duas derrotas, iria ganhar à selecção alemã por três.
Eu estou aqui a fazer este comentários para que os leitores reflictam um pouco se esta atitude da Selecção é ou não bastante comum noutras áreas da vida dos portugueses.
Por fim gostaria de falar de uma judoca portuguesa chamada Telma Monteiro, que se tornou campeã europeia de judo na passada Sexta-Feira, mas sobre ela não vi grandes notícias nem comentários na televisão, exceptuando na EuroNews. Aqui mais uma vez o pequeno e trabalhador rato pariu a montanha, mas ninguém quer saber.

26 maio 2006

É curioso mas não é simples

EU NÃO DISSE QUE OUTREM ESTAVA A DEFENDER CRIMINOSOS. Só disse que a questão não é "simples". E que no caso concreto da violência recente do Brasil, outros factores podem ser apontados como principais. Case in point: em Timor, a vaga de violência pode estar relacionada em parte (em grande parte!) com a pobreza, mas os motivos principais e directos são aparentemente lutas de poder dentro da hierarquia de Estado, bem como o aproveitamento por alguns do descontentamento de certas franjas das forças militar(izada)s que estavam em processo de ser desmanteladas.

O facto de existirem condições que "empurram" franjas da população para a criminalidade -e eu concordo que objectivamente elas existem- não implica a inevitabilidade dos actos criminosos. Especialmente num Estado de Direito, onde existe o primado da lei, não se pode admitir a legitimidade do banditismo. A lei tem de ser igual para todos. Concordo que nalgumas concepções mais revolucionárias, a violência seja uma "arma" possível, mas os ideólogos dessas correntes nunca aceitariam confundir isso com banditismo.

Mas como é óbvio, o desespero e a fome contribui para muita dessa violência. Penso que as pessoas que a praticam fazem-no muitas vezes conscientes que o risco é elevado e esse é um preço que estão dispostas a pagar. Mas não significa que seja correcto. Como também não é "correcto" o status quo que essas massas têm de enfrentar; como também são muitas vezes violentos e imorais os esquemas legais e ilegais que contribuem para a não-distribuição da riqueza a um nível confortavelmente acima dos patamares mínimos de subsistência e dignidade humana.

Esta questão, no contexto por exemplo da América Latina (e da Ásia Central), note-se é ainda mais complexa que isto, pois como é óbvio, muitas vezes não é claro para a população quem são os verdadeiros bandidos, se os traficantes que lhes constroem escolas e hospitais e lhes dão empregos decentes -ou dinheiro absolutamente vital para o sustento das suas famílias, pelo cultivo de certas plantas "medicinais"- ou os governantes que não lhes dão nada e que só lhes tiram.

Como está implícito no meu post anterior e neste que escrevo agora, o que transpira aqui são as opções morais e éticas dos indivíduos e da sociedade (Estado, grupos económicos, etc.), e esse infelizmente é o aspecto, na minha opinião, em que se tem investido menos em certos países ou regiões de países. Em parte a elevação dos indivíduos deveria ser conseguida, ou facilitada, pela Educação. Aliás, esse é no meu entender o factor decisivo em nações como a Holanda, Dinamarca e Suécia, em que a Educação contribui de facto para sociedades em que a cultura cívica é fomentada e alimentada pelo sistema, sendo que a justiça social surge como consequência natural (aqui estou naturalmente a simplificar). Mas já em França, onde o sistema de ensino -é sabido- se tem tornado progressivamente mais elitista, como o Fiambrelete aponta e bem, têm havido fortes sinais de desagregação, isto apesar das tais preocupações sociais do Estado francês.

É curioso que isto de apostar na Educação não é uma proposta nova mas como é sabido implementar as necessárias reformas não é simples...

Alberto Terego

RAP Matarroano (Gato Fedorento)

Para quem gosta de Gato Fedorento aqui fica um link para o "rap matarroano".

José Seramigo

Curioso

Acho curioso, que sempre que se aplica as diferenças sociais como origem da violência alguém vem logo dizer que se está a defender os criminosos. Aqui ninguém quer fazer dos criminosos coitadinhos. Mas a verdade é que dois países em que a violência é grande, posso enumerar o Brasil e os Estados Unidos, em que as diferenças sociais são gigantescas, não encontram paralelos em países com a Holanda ou a Dinamarca em que uma forte consciência social e a crença que as pessoas devem todas viver de forma condigna independentemente das suas origens evita o aparecimento de grandes desníveis sociais.
Por isso o meu ponto é que a pobreza gera violência. Não querendo com isto dizer que todos os pobres são criminosos, se assim fosse toda a população do mundo já teria sido aniquilada.
Infelizmente mesmo em países como a França em que geralmente a protecção social é fantástica, começam agora a haver surtos de violência, e porquê? Porque há franjas da população que são pobres e não têm acesso ao nível de vida que gostariam de ter a maior parte das vezes por razões de etnia. Para provar isto basta apanhar o comboio na linda cidade das luzes, Paris, e ver a degradação das zonas periféricas. Começa também a acentuar-se a crença de que quem é pobre é porque não quer trabalhar, o que é uma atitude de extrema direita pois eu conheço muita gente que trabalhou toda a vida e nunca passou da cepa torta...

25 maio 2006

Violência no Brasil- talvez não tão simples assim

Peço desculpa, mas não concordo com a palavra "simples" no título do post anterior.

Ou seja: tanto quanto sei, a violência que ocorreu em S. Paulo teve origem em gangs organizados, que operam dentro e fora das prisões (começou devido à transferência do líder do gang de uma prisão para outra). Gangs esses que se dedicam ao banditismo, tráfico de droga, etc. Gangs esses que vitimizam em particular a população desfavorecida, directa ou indirectamente.

Nesse sentido a foto pode muito bem ser do bairro onde moram os grandes traficantes, à direita, com a raia miúda contratada -pequenos dealers, etc.- a viver à esquerda (e quando a polícia vem até dá jeito fugir para o labirinto das casas degradadas), no meio da demais população pobre. Se fôr esse o caso, por certo a palavra "simples" aplicar-se-á.

Como é óbvio, os fenómenos de banditismo "alimentam-se" das desigualdades sociais implícitas na figura, mas é preciso cuidado com as extrapolações, que depois são usadas como justificação para certos "coitadinhos" praticarem actos de natureza criminal com uma certa impunidade ou pelo menos condescendência.

Claro que quando esses actos "batem à porta" ou lhes tocam de perto, a condescendência de certas pessoas desaparece logo.

Para além disso, muitos de nós tiveram avós que eram muito pobres e que não andaram a roubar nem a matar ninguém.

Mas como é óbvio também, o desespero da pobreza extrema gera igualmente inúmeras situações de conflito e violência.

Sendo assim, e como se vê, há aqui muitos factores, concomitantes e inter-actuantes. É por isso que digo que a explicação não é simples.

Alberto Terego

Violência no Brasil - Uma explicação simples


Para quem se pergunta sobre o porquê da violência no Brasil, parece-me que a imagem diz tudo, não?

23 maio 2006

Estratégia de Lisboa

Muitos diplomados em Ciências e Tecnologia, poucos investigadores

Se a tendência de crescimento se mantiver, em 2010 cerca de um milhão de jovens entre os 20 e os 29 anos serão licenciados em Matemática, Ciências e Tecnologia (MCT). Ou seja, o compromisso de aumentar em 15 por cento o número de diplomados nestas áreas, em relação aos valores de 2000, já foi atingido em 2003. Neste momento a Europa forma mais jovens em MCT (755 mil) do que os EUA (431 mil) ou o Japão (230 mil). Só que a UE não capitaliza todo este potencial, nota a Comissão, já que o número de investigadores é inferior em relação a estes dois países. O aumento destes diplomados tem sido feito sobretudo à custa das áreas da Informática e Engenharias. Matemática e Estatística registaram um crescimento pouco expressivo (6,7 por cento) e diminuiu a proporção de licenciados em Física (menos 2,7 por cento). A paridade entre sexos também está longe de ser atingida.

in "Jornal Público de 23 de Maio de 2006"

22 maio 2006

Surf in the Portuguese-Bay (song)


Eu bem tento trabalhar, mas a mente recusa-se.
Penso na praia, penso em surf… e, à falta de melhor, vou surfar, na net.
Que tal estará a praia, penso. E vou ver como está a Praia Grande e a Caparica (é só clicar em “live” e vejo as ondas em tempo real… fantástico).

20 maio 2006

O mister(io) foi revelado

Aqueles nomes que foram saindo, Çakanoni, Euricosson, Queixoz... era tudo fumo, um código, uma capa para tapar a verdade.

- Ah, é capa!!!, dizia há muito tempo o protagonista principal deste enigma.

O código revelado hoje, dia 20 (o código de 20 de Maio) revolve em torno de um santo! Mas note-se, um santo português, nada de holandeses desta vez; "Santo Van Gaal", por exº, seria inaceitável.

Este santo homem ficou ligado a um penta da grama -que é como se diz "relva" no Brasil- numa ordem rival, o Pintoado do Dragão, mas arrependeu-se qual Madalena, voltando ao caminho da Luz.

"Fui eu que cá o pus, dei tudo para o ter cá", dizia o mestre supremo da ordem da Luz no seu costumeiro tom mistico-enigmático.

Juan Hónimo

19 maio 2006

Wikipedia - tudo sobre "Morangos com Açúcar"

Seguindo a inspiração do Darth Ácão, fiquem a saber que na Wikipédia também há "morangos com açúcar"... e passo a citar:

"Morangos com Açúcar (literally translates to Strawberries with Sugar) is a Portuguese youthful telenovela. It is broadcast daily on Portuguese TV station TVI since 2003, and has since been broadcast in Brazil and Romania. In Portugal it is currently on the third season. It is also one of the highest rated shows in Portugal.

Morangos com Açúcar is very popular in Portuguese communities, especially amongst children and teenagers. The main story focuses on everyday life in two schools at Cascais, a wealthy seaside town outside Lisbon. Colégio da Barra is a private school, while Escola dos Navegantes is a public one. The two schools often clash in sport events, but most episodes are about teenage relationships. Social issues such as drugs, and crime are often featured.

Merchandising and constant press attention have also contributed to its popularity. Some young actors featured on the series have become successful actors in other TVI series."

Fim de citação.

Pois é... a internet (ou, melhor, os internautas que por lá/cá passam) não para(m) de nos surpreender.

José Seramigo

Wikipedia - tudo sobre o estilo "Pimba"

..."The so called Rei do Pimba ("King of Pimba") was--and according to some stillis--Emanuel, a musician/singer who emphasizes topics such as love and sex inits strongly satirical songs. That is due to his hit song Nós Pimba (whichtranslates to "We Pimba", where "pimba", having innumerous meanings inPortuguese, is meant as "have sex") coining the genre. Furthermore, the Rainhado Pimba ("Queen of Pimba") is the well-known by the Portuguese people Ágata,and the Príncipe do Pimba ("Prince of Pimba") is Saúl, who whilst very youngperformed the Pimba hit O Bacalhau Quer Alho ("The Codfish WantsGarlic"--"quer alho" when spoken sounds as a swearword in Portuguese)."

http://en.wikipedia.org/wiki/Pimba


Darth Ácão

DesCarrilhou?

Vi ontem à noite mais uma entrevista com Manuel Maria Carrilho sobre o livro que este escreveu e em que sem grandes pudores critica o mau jornalismo que foi feito àcerca da sua campanha eletoral para a Câmara Municipal de Lisboa.
Quanto a mim parece-me que Carrilho tem o direito de afirmar o que quiser, e parece-me estranho que os jornalistas tenham atacado o livro de forma tão feroz. Os jornalistas se se consideram ofendidos poderão utilizar a sempre idiota táctica de atirar mais um processo para os tribunais, quando estas questões são para ser discutidas em praça pública. Estou com a impressão que os jornalistas que se acham tão importantes num estado de direito, e que o são, querem na realidade estar acima de qualquer crítica o que me parece absurdo. Ora o mais importante no estado de direito não é a existência de jornalistas mas sim o direito à crítica.
Voltando à entrevista de ontem pareceu-me que Mário Crespo estava irritado e a reagir francamente mal ao diálogo com Carrilho, que me parece ter provado bem o seu ponto de que a Sic Notícias também fez mau jornalismo ao convidar para discutir o livro de Carrilho várias pessoa que não tinham lido o livro e quando ainda faltavam algumas horas para o livro ser publicamente lançado.

18 maio 2006

Cuidado: a ingestão de morangos pode provocar alergias...

...especialmente quando se lhes deita açúcar.

Só espero é que nenhuma personagem da série faça um disparate tal como, por exemplo, suicidar-se, ou começar a matar pessoas (como em Columbine)...

Joaquim Forma
PS- como é óbvio estou a exagerar quando falo nos "disparates", mas este caso devia induzir a uma certa reflexão acerca do poder que os produtores duma série como Morangos com Açúcar têm em toda uma geração de portugueses. Um poder que se vê e sente, no presente, e que certamente não deixará de ter as suas consequências a jusante.

"CUÉNTAME UN CUENTO" por José Seramargo

José Seramargo escreveu o seu primeiro conto, em espanhol, e o vistalegre congratula-se com a sua publicação inédita.

Papá, cuéntame un cuento.
- Estoy cansado, María. Duerme.
- Cuéntame un cuento, Papá.
- No tengo ideas…
- Papa…
- Está bien. Voy a contarte la historia de una niña que no quería dormir y de su padre que tenía mucho sueño.
- ¡No, esa no que ya la conozco! Quiero que me cuentes una historia de un hombre como tú.
-¿Cómo yo? ¿Y por qué?
- Porque quiero saber en que piensas cuando estás mucho tiempo callado.
Daniel se quedó mudo un minuto o dos, mirando a su hija que continuaba hablando.
- Sí, Papá, podías contarme la historia del hombre que le gustaba mucho jugar al ajedrez.
- ¿Y que más?
- El hombre podría llamarse Rafael.
- ¿Y como sería él?
- Alto, de pelo rubio, ni corto ni largo, ojos azules.
- ¿Y la ropa?
- Ropa informal. Unos vaqueros de marca y una camiseta negra.
- ¿Por qué una camiseta negra?
- Por muchas razones. Primero por su personalidad sombría. Te doy un ejemplo… Cuando Rafael juega al ajedrez contra el ordenador siempre escoge las negras, porque siente que el color negro transmite la idea de que él no tiene mucha suerte.
- Comprendo, María. Podemos decir que Rafael vive su vida como si fuera un juego de ajedrez, y al jugar con las negras está siempre en desventaja.
- Sí, es eso, Papá. Y Rafael vive pensando que su vida es un juego de ajedrez.
- No sé si te comprendo…
- ¡Es fácil! Te voy a explicar… Cuando Rafael era niño tuvo un amigo que se llamaba David. David era muy divertido y extrovertido. Y con él Rafael aprendió a reír y a jugar al balón. Los años pasaron y los dos siguieron siendo amigos, hasta que Rafael le contó que le gustaba Inés, la chica de falda larga y pelo rizado. David le respondió, riendo, que no, que esa era una dama que pertenecía a otro rey, y además Rafael no sabía el suficiente ajedrez para conquistar aquella dama ni para destruir al rey.
Daniel estaba sorprendido con la historia de su hija. María tenía ocho años, pero parecía mayor.
- ¿En que piensas, Papá?
- Nada. Continúa.
Daniel pensaba en su propia historia. Él se sentía Rafael, el rey, enganchado al trabajo de contabilidad, como si quisiera olvidar que su mujer – su dama – había partido hacía tres años y que a pesar de eso él intentaba ganar el juego con las piezas que le restaban. Su hermano, el archirecto, era el caballo, imaginativo y audaz, que le gustaba la anarquía y que por Daniel saltaba todas las barreras. Su madre una torre, siempre disponible para proteger a sus hijos. Su padre era el alfil, a quién recurría cuando necesitaba ayuda. Su hija María era el segundo caballo, pero el rey Daniel no lo dejaba saltar, para protegerlo.
- Papá, ¿estás durmiendo?
Daniel soñaba con su próxima jugada: cambiar de trabajo, salir al extranjero, sacar un master, aprender a montar… María dio un beso a su padre, volvió a su habitación y se acostó soñando que su padre le estaba contando un cuento. Su padre le dice que Rafael encontrará una dama, dejará de jugar obsesivamente al ajedrez y empezará a jugar al euromilliones, para mostrar al mundo que cree en el destino y que un día será feliz.


José Seramargo

17 maio 2006

Chocante

Ontem calhou a TV estar ligada durante uma novela portuguesa na SIC e três personagens femininas começaram a falar da iniciativa deste fim-de-semana de juntar milhares de mulheres no Estádio Nacional para fazer uma bandeira humana, relacionada com a selecção nacional de futebol. Até aqui tudo normal, apesar de ser incomum juntar ficção com a actualidade. Mas depois uma personagem perguntou algo como:
- Mas quem é que teve essa ideia?,
ao que uma jovem respondeu mais ou menos assim:
- Quem é que havia de ser? Quem é que sempre apoia a selecção? O Banco Espírito Santo.

?!?!?!??!?! O quê?? Publicidade descarada dentro duma novela? ?!??!?!??!?!??!?!??!

Ora, não havia nenhum sinal de "PUB" no ecran!! Quando naqueles talk shows do Goucha ou do Carlos Ribeiro eles tentam vender às velhotas o "vaporetto titano", pelo menos o sinal "PUB" está no ecran!!

Quem sabe sabe, e a SIC sabe...
Juan Hónimo

Hilariante


Não acham que o Hilário, que é dado como o novo guarda-redes do Chelsea, apresenta algumas semelhanças fisionómicas com umas certas personagens Vistalegre?? :-)
Juan Hónimo

16 maio 2006

"O Colar de Helena", no Teatro de Almada (até 21 de Maio de 2006)


José Seramigo recomenda uma ida ao Teatro de Almada, para ver a peça "O Colar de Helena". O cenário retrata uma cidade destruída, com paredes de betão destruídas e ferros retorcidos a sair de dentro das mesmas. A música árabe cria o ambiente apropriado, assim como os excertos da música de Eleni Karaindrou que serviu de banda sonora do filme "Ulysse's Gaze". A problemática da peça é interessante, tal como se pode ver no excerto que retirei do site da Companhia de Teatro de Almada.
Os actores vão muito bem, a história está bem construída, etc..
Enfim, do que é que estão à espera para irem ver?

<< O Colar de Helena aborda, de uma forma metafórica, o confronto de culturas e identidades entre duas civilizações distintas. Helena, uma ocidental, encontra-se numa cidade do Médio Oriente destruída pela guerra, a fim de participar num congresso. A dada altura descobre que perdeu um colar de pequeno valor, ao qual no entanto se afeiçoara bastante. A busca deste colar, na qual será guiada pelo seu taxista, Nabil, revelar-lhe-á a condição daqueles que, mais do que um colar, perderam o seu lugar na Terra. A mensagem que Nabil pede para que Helena traga para o seu país de origem, para o mundo ocidental, não poderia ser mais clara: “Não podemos mais viver assim!” >>
Fonte: Site da Companhia de Teatro de Almada

10 maio 2006

Elas escolhem ...

... prioritariamente homens susceptíveis de investir na paternidade. Esta cena parece ser a conclusao de um "estudo cientifico". A amostragem E fantastica! 29 mulheres!!! Que representativo!!! E o que dizer do metodo usado???? Surreal, no minimo! Publicado numa revista cientifica??? Nao parece possivel! Ao que isto chegou.

08 maio 2006

Ka..........Bummmmmm!!!!

07 maio 2006

"Aquilo que Perdura" by FlorGrela Estampa


Sente-se a pressão, a evolução, o passar do tempo. É-se hipnotizado, quiçá esmagado... pelos elementos, pelos sentimentos. O fascínio puro. A beleza rara. Os átomos juntinhos, as cores vibrantes. Quero lá voltar, quero recordar, tudo o que senti, quando eu te vi, quando te vivi.

FlorGrela Estampa

Arte pura in Astúrias (Playa del Silencio)


Arte pura
Arte dura
Arte cura
De Marte
A Arte
Amar-te


FlorGrela Estampa

"As Astúrias e as Vacas"


Frei Bentouvem foi às Astúrias a semana passada. Eis aqui algumas das suas novas amigas...
Não acham que as ditas "meninas" parecem um tanto espantadas? Provavelmente foi por verem um Frei tão progressista. Ou será que ficaram admiradas por me ver a passear pelas Astúrias, pois sabem que fui a responsável pela publicação da Revista "Play Boi"?

FlorGrela Estampa

05 maio 2006

notícia simplex

Os meus neurónios dispararam a uma velocidade incrível, deram-se no meu cérebro verdadeiros choques electro-quimico-tecnológicos, para entender esta notícia muito simplex que está no Portal do Cidadão:

Entrega de IRS Online Preferida por 36% dos Contribuintes

Os incentivos à utilização de meios informáticos e melhorias no site da Direcção-Geral dos Impostos justificam o crescimento de 51,5% nas entregas de IRS pela Internet. O número de cidadãos que prefere este meio tem vindo também a aumentar.


Ora... se as entregas de IRS pela internet cresceram 51,5%, isso não quer precisamente dizer que o número de cidadãos que prefere aquele meio aumentou??? Então para quê a inserção da subtil e insidiosa palavrinha "também"??

Dr. Matt Cunha
PS- outra coisa que não consigo entender é porque é que a malta não recebe o reembolso do IRS 15 dias após a entrega electrónica como lá na terra do tio Sam...

SLB/PSD

Está na altura de voltar a falar de futebol e de política aqui no Vistalegre. Aliás, preciso de ajuda pois estou algo confuso. Dizem que o Ronaldo Koeman vai para o PSD de Ai-Touvem. Será que isto tem alguma coisa a ver com o Frei? E não é hoje que o PSD vai a votos, com o Marques Mendes contra o candidato Branco (ouvi alguem dizer "Eu voto em Branco!")? Ganda nóia.

E se o Koeman saír, que treinador "José" virá treinar o Benfica?
- José Moirinho? "Take the little horse out of the rain..."
- Rosé António Camacho? "Tirén el caballito de la lluvia..."
- José Pézeiro? "Tira o cavalinho da chuva antes que te dê uma pisadela..."
- José Coiceiro? "Vê lá se o cavalinho está na chuva e depois te dá um coice..."
- José Aldo Ferreira? "Estou a ver o cavalinho por um canudo..."
- José Goran Eriksson? "Desde que me dêm um carro italiano com um cavalinho e desde que hajam umas secretárias giraças..."

Joaquim Forma

PS- não é José mas não faz mal: e que tal o Professor Neca, um treinador com especial propensão para as Aves?? Aliás, o nome tem um misto de respeito, "Professor", que é para impôr o respeitinho que é muito bonito a certos jogadores adversários, nomeadamente os árbitros, e de carácter infantil, "Neca", o que é bem adequado à maneira como o SLB perde certos jogos... (quanto ao Professor ÇM, nem pensar nisso!, seria um espião!!, um infiltrado do FCP!!!, já nos bastou o poeta Artur e o Vale e Azevedo!!!! Livra!!!!!)

PS2- nem de propósito, o DN de hoje tem um artigo de opinião em que se fala do Professor Neca.

02 maio 2006

News indigestion

.When a guy has got to go, a guy has to go (que é como quem diz: quando um francês vai à casa-de-banho, não vão logo dois ou três, vai apenas um, que os outros vão levantar a medalha...)

.Não vou mandar um mail de reclamação à TSF pela péssima escrita deste artigo, para não criar "mau ambiente" ao respectivo jornalista...

.Para além do futebol e do golfe, já à muito tempo que não se falava aqui de... snooker. Ora, há um novo campeão do mundo, Graeme Dott. Vi o final da final e... é incrível como um desporto tão "parado" pode ser tão emocionante. No final, ouvi as declarações de Dott e... não percebi nada, pois ele é escocês... :-)

Joaquim Forma