28 junho 2007

Os "outros" às vezes são-nos muito próximos

Hoje estacionei o carro em Lisboa. O arrumador estava longe mas preparei a moedinha, pois sabia que ele se iria aproximar. Dei-lhe a moedinha e ele...

-"Alberto!"

disse-me ele subitamente. Eu não o reconheci logo, pois ele estava de óculos escuros e fisicamente bastante diferente, com um semblante desgastado devido à vida que lev(a/ou). Foi um choque, aquele que conheci como um jovenzinho simpático, filho de um casal conhecido (que entretanto se tinha divorciado), agora estar ali na rua como arrumador. Tem um filho de 2 anos para criar e está a tentar dar outro rumo à vida mas... como ele conseguirá saír daquele buraco?, como conseguirá ele arrumar a sua própria vida??

No Vistalegre damos voz ao gRingo eStar e outras personas que nos vão contando histórias engraçadas. Em contraste, contudo, este é um post mais estilo Vistoutriste. A realidade, quando a confrontamos directamente, pode ser muito dura.

Alberto Terego

Etiquetas:

O Jantar de Aniversário do Agente Ultra-Secreto 0,07

A cena passa-se na cozinha de 0,07. A mulher do zero-vírgula-zero-sete prepara o almoço de domingo. O ‘nosso’ USA aproxima-se de mansinho. A mulher, de costas e sem se virar, pergunta em tom melado.
- Então ó-ó-morzinho, já decidiste o que queres jantar na tua festa de aniversário?
- Provavelmente o costume… - Responde 0,07 com uma indisfarçável melancolia.
- Este ano tinhas prometido que variavas. Mudaste de ideias? – Pergunta-lhe a mulher.
- É que este ano vem cá o USA 9/11 e a USA 1 e não me posso dar ao luxo de ter um prato não testado. – Continua 0,07.
- Sim, mas e se eu te fizesse uma surpresa? – Diz-lhe a mulher em tom misterioso.
- Gosto pouco de surpresas. – Diz-lhe o USA, muito seco. – Mas diz lá…
- Não, deixa estar. – Diz-lhe ela em tom pseudo-amuado. – Fiquemo-nos pelo teu querido ‘Bacalhau Escondido’… De certeza que preferem isso aos meus ‘Secretos’… - Encerra a mulher de 0,07 com ironia.
Zero-vírgula-zero-sete relaxa os músculos da face, solta uma gargalhada e o ambiente desanuvia automaticamente. Horas depois ele dá consigo a pensar nos ‘Secretos’ e a imaginar que a sua mulher é uma daquelas ultra-mega-agentes-secretas de que só se ouviu falar, mas de que não há provas da existência.

Etiquetas:

25 junho 2007

Agente Secreto 0,07 escreve um artigo científico

A cena passa-se na biblioteca secreta do CUSA (Centre for Ultra Secret Agents).
Zero-vírgula-zero-sete relê e corrige uma última vez o abstract do artigo científico que pensa submeter à apreciação do USA 9/11:

‘This paper presents a new modification of the Genetically Modified Algorithm (GMA) for solving the Classical Secret Agent Disguising Problem (CSADP), with the objective of achieving its efficient implementation on randomly chosen secret agent robots. We describe the new features of our GMA as compared to well-established algorithms, and develop a new parallelization scheme, applicable to arbitrary GMAs. In addition to secret processes and interactive data exchanges between the involved population of agents, our parallel implementation also contains a generation of new possible solutions (strangers), which eliminates typical drawbacks of GMA. The proposed algorithm allows to accelerate the solution process and generates solutions of better quality as compared with previously developed GMA versions.’

Relido o artigo, 0,07 clica no botão de “Send mail” e suspira. Tomara que a revista “Secret Nature” publique o artigo…

Etiquetas:

Drivers...




Etiquetas:

Museu Berardo - Festa de Abertura

Hoje, 25 de Junho, é a Festa de Abertura do Museu Berardo.

21h - Abertura do Museu ao público, gratuita, durante 24h non-stop
23h - Início do espectáculo de abertura do Museu, a cargo do "Groupe F" - Teatro de Fogo e DJ Scott Gibbons, com entrada livre
06h -Dia 26 - Pequeno-almoço no Jardim da Água, sujeito a pré-inscrição no local

O Museu estará aberto todos os dias, das 10h às 19h, sendo gratuito ao Domingo.
Em Julho e Agosto o horário é alargado até às 22h, às sextas, sábados e domingos, sendo gratuito a partir das 18 h (nas sextas e sábados).

Hoje não devemos lá ir, mas já temos uns convites em nosso nome à nossa espera, para lá irmos um dia destes.

FlorGrela Estampa

Etiquetas: ,

22 junho 2007

Genial


in Público Online de 22 de Junho de 2007

Ela está com ar de quem lhe quer dar uma 'ganda trepa'. Eu dava-lhe uma ajuda...Mas só se fosse uma trepa de luva branca.

Estou siderado!`

Acabei de ver um anúncio estilo outdoor que recomenda que as pessoas tomem os medicamentos até ao fim. Mas... que medicamentos??? Se isso pode ser verdade no caso dos antibióticos, já poderá não o ser no caso de anti-inflamatórios. Quem deveria determinar?? OS MÉDICOS, e não um anúncio publicitário.

Com o nível baixo de literacia do povo português (especialmente da faixa etária mais idosa, que ainda por cima deve ser a que mais consome medicamentos) este anúncio pode-se tornar subtilmente um caso sério de saúde pública.

Alberto Terego

Etiquetas:

Às vezes a vida coloca-nos assim um contra todos

Às vezes há que lutar, mesmo quando a pessoa está só. Niagara e uma corda. É a imagem que nos vem à cabeça, a do equilibrista que sozinho tem de atravessar o desfiladeiro, sozinho, contra tudo e contra todos. Quantas tentativas tem? Uma. Lato sensu, até pode ter mais, mas se caír, se errar, já não terá hipótese. Antes da queda é que tem de pedir as ajudas, nem que seja às aves do céu para não caír. E por vezes, bastaria pedir ajuda a um qualquer pombo Quinta-Anilha que por ali passasse esvoaçando, se tão somente se tivesse lembrado disso naquela hora...
Juan Hónimo
PS- pronto, admito que estou a imitar um pouco a Mother Goose no carácter misterioso deste post, mas asseguro que tudo o que está escrito acima faz sentido.

Etiquetas: , ,

21 junho 2007

O Agente Ultra-Secreto 0,07 faz um exame escrito

A cena passa-se na sala secreta onde decorrem os exames frequentes a que os USAs* são submetidos.
Zero-vírgula-zero-sete lê o enunciado do 7º exercício: "Leia a frase em código secreto do tipo sounds-or-looks-like e reescreva a frase. Não se esqueça de indicar os passos intermédios da descodificação utilizando a sinalética de descodificação apropriada. Não se esqueça de retirar um sentido completo à frase descodificada."
O USA 0,07 começa a ler a frase em questão, percebe que a primeira parte da frase é fácil, e dispara rápido no teclado do seu portátil secreto.

Frase original: Estação de Corroios, a sul...

1º passo: Esta/ção de Cor/r/oios, a_sul...
2º passo: Esta Ção de cor r(?) olhos azul...
3º passo: Estas são de cor, olhos azúis ...


Aborrecido, uns minutos mais tarde verifica que a leitura da parte restante da frase implica que a sua descodificação ainda não está perfeita e o 3º passo tem que ser corrigido.

3º passo: Estas são de cor, olhos azúis ...
3º passo: Esta São de cor, e olhos azúis...

Agora sim, talvez já faça algum sentido... A frase deverá dizer respeito a uma agente (ou talvez a uma suspeita chamada Conceição...), de origem africana e olhos azúis. Zero-vírgula-zero-sete sonha acordado imaginando-a uma miss universo. Sete segundos mais tarde lembra-se que o tempo urge e o exercício é para ser feito em menos de 7 minutos.

* USAs = Ultra-Secret Agents

Etiquetas:

Mas que título de notícia mais infeliz...

"Combate à desertificação no IST".
Então agora o IST, tal como a margem Sul, também é um deserto??
Joaquim Forma

Etiquetas: , , , ,

Déja vu

Tenho uma certa sensação de que já falámos destes assuntos aqui no Vistalegre...
Juan Hónimo

Etiquetas: , ,

20 junho 2007

Muito a Leste, Muito a Leste... está o Oeste.

E no pólo Norte, todas as direcções apontam para o pólo Sul.

Foi curioso ver ontem na Sic Notícias os candidatos Garcia Pereira (PCTP-MRPP) e Pinto Coelho (PNR) LITERALMENTE lado-a-lado, em defesa da liberdade de expressão e contra a Sic(en)-sura...

Dr Matt Cunha

19 junho 2007

Ainda sobre os anúncios dos bancos

Alguns anúncios de bancos, mesmo sendo ridículos, apesar de tudo conseguem ter alguma piada. O slogan citado no post abaixo "parecendo que não, facilita" é o bom exemplo duma frase interessante (num anúncio algo ridículo...) Tal como a frase do BPN, que é bem interessante: "a sua casa não é um lugar comum".

Já o anúncio do BCP com um carro a saír pela janela e as pessoas a passear em cima dos vidros, logo a seguir, já era de mau gosto. De bom gosto era, contudo, o anúncio com Joe Berardo, sentado calmamente à beira dum penhasco. A paisagem era tão espectacular, que até dava vontade de dizer: OPÁ!!

Juan Hónimo

Etiquetas: , ,

Programas Culturais

Este mês a cultura está em alta.
A existência da Gulbenkian, parecendo que não facilita...

Esta semana devemos ir ver alguns espectáculos (de dança contemporânea) à Gulbenkian, no âmbito da programação de "O Estado do Mundo".

Hoje, 18 de Junho, às 21h30, na Sala Polivalente, vamos ver "They look at me and that's all they think /Plasticization"

Na quinta devemos ir ver "Return to Sender – Letters from Tentland"

E na sexta está previsto irmos ver "9".

No sábado passado (16/06) fomos ver "Gilgamesh 3". No Domingo (17/06) fomos ver a nova exposição da Colecção Manuel de Brito, no Palácio Anjos, em Algés. Na sexta (15/06) fomos ver o filme "O Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado" (ultra-cultural, não vos parece?hehehe...) Na noite de Santo António (12/06) vimos "Ensaio".

that's all folks!
FlorGrela Estampa

Etiquetas: , ,

18 junho 2007

Why me !!!

Existe o detector de mentiras e... o detector de diferenças.
EU !!!
Que sina !!!

:-?

Waiter, please. This just tastes funny...

Como entrée:
Paté de pato.

Pratos principais:
Perú com puré.
Vaca à eslovaca.
Chocos à checa.
Pargo com espargos.

-Deixe-me agora surpreendê-lo com esta nossa especialidade como sobremesa...
-Tire-me isso, que já não consigo comer mais nada.

Juan Hónimo

Etiquetas: ,

Que irónico este post...

...acerca do ar condicionado da FNAC...
Juan Hónimo

Etiquetas: ,

17 junho 2007

Restaurante japonês

Olhando para a carta dum restaurante japonês, salta à Vista o Menu Sakana, bem como o Bento Sake Yaki, ou ainda o Bento Yakitori... Convém não abusar do Saké, para não saír de lá Alegre...
Juan Hónimo

Etiquetas: ,

15 junho 2007

Atenção que...

...o Bolague está a mudar... De forma ligeira e subtil, talvez ele lentamente comece a abarcar assuntos diferentes dos que se esperam à primera vista num blog com esse nome...
Alberto Terego

14 junho 2007

Já ouvi falar em alunos que conseguem fazer uma cadeira "a ferros"...

...mas agora tentar fazer cadeiras à facada... é inacreditable...
Joaquim Forma
PS- se a moda pega...

Etiquetas: ,

Serei eu o único...

...a embirrar com os anúncios dos bancos??

Os do BES são por regra irritantes e este último não foge à regra:
"Sou verde? Tenho luzes embutidas? Tenho portas de abertura retardada?"... Acho que os publicitários acreditam piamente que o seu público-alvo é que é retardado (o que provavel e infelizmente não andará longe da verdade)

Depois de terem popularizado o Gato Fedorento, os novos anúncios do Montepio com o António Feyo também mexem comigo. Era aquela frase: "bela cozinha... mas já está paga??". E agora é a famosa frase do "one night stand": "na tua casa ou na minha?"... Pode ser eficaz em termos de marketing, mas que é infeliz, é.

Alberto Terego

Etiquetas: ,

12 junho 2007

mais uma contribuição para a grande questão nacional do momento

Isto do aeroporto nem ota nem desota. Primeiro a dúvida era entre a Ota e Rio Frio. Depois apareceu o Poceirão; e agora é Alcochete. Esta hipótese aliás deve trazer mais turismo (daí a profética expressão "turistas de Alcochete"). A proposta "Portela + 1" ainda mexe (e não é verdade que vão expandir o Metro até à Portela??...)

Como bom português, também quero dar um bitaite e propôr uma nova localização: o Guincho. Sim, o Guincho, seguindo o modelo do aeroporto do Funchal. Corta-se um pouco da Serra de Sintra, e faz-se a pista pelo mar dentro. As possibilidades de expansão são ilimitadas e o vento até ajuda os aviões a levantar.

Se o Alberto João Jardim foi bem sucedido, os portugueses e nomeadamente os lisboetas também o podem conseguir.

Juan Hónimo

Etiquetas: , ,

11 junho 2007

Passeios Culturais da FlorGrela e do Fiambrelete

Ontem sentimo-nos no estrangeiro (pelas boas razões, entenda-se). Fomos ao Museu Gulbenkian ver uma exposição que apresenta uma selecção de centena e meia de obras da colecção do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão escolhidas em articulação com a documentação existente sobre os artistas apoiados pela Fundação, em subsídios e bolsas, desde 1957 até à actualidade.
A qualidade (e quantidade) das obras é muito significativa e, por umas breves horas, parecia que se estava no estrangeiro, num bom museu de arte contemporânea.
Isto fez-me lembrar que tenho falado pouco de cultura, e do que temos visto por aí nos últimos dois meses.

Aqui vai a lista dos eventos a que assistimos, sem qualquer preocupação de manter a ordem cronológica obedecida.

Exposição no Museu Gulbenkian: “50 Anos de Arte Portuguesa
>>> A não perder.


Exposição na Assembleia: “3d - Colecção Berardo na Assembleia da República
>>> Boa exposição. O guia que nos fez a visita também era bom.


Teatro Municipal de Almada: “Pedra, Papel e Tesoura” de Daniel Keene (encenação de Jorge Listopad)
>>> Uns momentos bem passados. Uma boa encenação. A interpretação do Wallenstein também é digna de nota.


Teatro da Comuna: “Tartufo” de Molière (encenação de João Mota)
>>> Não gostámos da encenação (fazia lembrar uma Revista à portuguesa...), embora reconheça que alguns actores tenham estado bem (caso do Carlos Paulo, na personagem do Tartufo)


Dança Contemporânea no CCB: “Blind Date” de Bill T. Jones / Arnie Zane Dance Company
>>> Espectáculo surpreendente. Cénica excelente e bailaridos também. A mensagem e o tom agradaram-nos muito.


Dança Contemporânea no Teatro Camões: “Daqui em Diante” de Olga Roriz / Companhia Olga Roriz
>>> Olga Roriz é a nossa coreógrafa favorita... e está tudo dito!


Orquestra Gulbenkian: Obras de Brahms, Mozart e Schubert. Emmanuel Krivine (maestro) e Victor Aviat (oboé).
>>> Destacamos do concerto a Sinfonia Nº 9, em Dó maior, D.944 A Grande, de Franz Schubert. A obra é simplesmente fantástica.

Cinema: “Ruptura” de Gregory Hoblit, com Anthony Hopkins, Ryan Gosling e David Strathairn.
>>> Boa estória e interpretações fantásticas de Anthony Hopkins e Ryan Gosling.


E porque a Gastronomia também é Cultura, este post inclui ainda a seguinte referência…

Restaurante da Quinta do Perú: “Alheira de Caça”
>>> Mnham mnham...

FlorGrela Estampa

Etiquetas:

10 junho 2007

Coincidencias, ironias, destino e deja-vu

Meiguito: Papa, a US Airways nao tem nenhuma consideracao pelos supersticiosos, como tu. Repara como eles tEm fila 13 nos avioes!
Cakana: felizmente que estamos na fila 12! Livra!
...
Meiguito: nao deixa de ser ironico que eu, a fifty percent martian de gema, esteja a organizar um ASM materials camp para alunos de secundario cujo tema central E "Mars Survivor" e tambem esteja a trabalhar num projecto da NASA que visa desenvolver um processo de solid freeform fabrication especificamente para ser usado em futuras missoes a Marte! ... A proposito, estive nas instalacoes da NASA em Langley, Virginia, na semana passada ... fizeram-me assinar uns papeis que me impedem que contar o que la vi :-( ... e que limitam os meus movimentos nas instalacoes ... por isso nao ha muito a contar ...

Etiquetas:

06 junho 2007

Provérbio Irmã Gina São

"Quanto mais alto se sobe, melhor é a vista."

Irmã Gina São

Etiquetas:

Férias à porta...

... e eu sem chave.

Quanto mais trabalho tenho, mais penso em férias.

FlorGrela Estampa

Etiquetas:

05 junho 2007

Robin: Secret Agent Man

A cena passa-se na Fnac.
O USA 0,07 passeia-se entre a secção de DVDs. A um dado momento pára, olha disfarçadamente para um e outro lado e, seguro de que não o estão a observar, pega no dvd que tem a personagem que o inspirou em pequeno. Visivelmente contente (tanto quanto um USA pode ser…) segue para a caixa, cheio de precauções.
Já em casa, antes da mulher chegar, vê e revê o dvd. Um dia, se tiver filhos, fará como seu pai e mostrar-lhe-á o vídeo de Robin, na esperança de o inspirar.

Ao dia...

... 5/6/7 - 3ªfeira

segue-se o dia...

... 8/9/10 - 4ªfeira

e depois...

... 11/12/13 - também 4ª.feira

O que será que andarei a fazer no dia 14/15/16?
:-p

01 junho 2007

0,07 prepara uma formação de agentes

A cena passa-se no escritório secreto, sete minutos antes do almoço.
0,07 abre um ficheiro word, grava-o com um nome secreto (tipo "US Course 0comma0july") e começa a digitar.
(...)
Segue-se uma pausa de sete segundos. 0,07 reflecte. O agente S++ é perito em programação e será responsável pela primeira parte do curso. A segunda parte estará ao cargo dele próprio (o USA 0,07), um mestre na dissimulação.
Sem tempo para mais, faz um CTRL+A e formata o texto.
"The objective of the course is two-fold: i) introducing agents to S# syntax along with .USA programming issues and ii) providing basics of dissimulation."
Finaliza o trabalho da manhã com um CTRL+S seguido de um log off.
São horas de uma salada à super-chefe. mnham mnham

Etiquetas: ,