30 janeiro 2004

Rua da Judiaria nos vai valendo

Pensei na
Rua da Judiaria e no Nuno Guerreiro quando vi ontem as imagens na televisão. Pensei/senti algo semelhante a ele e daí que tenha resolvido reproduzir o seu texto e prestar homenagem aos que morrem sem que ninguém se indigne. Hoje são eles, um dia podemos ser nós... Obrigado, Nuno, pelo texto que não tive tempo (nem engenho) para escrever.

Morrer em Diferido

Ninguém escreveu sobre os seus sorrisos. Ninguém lhes apontou as qualidades ou os defeitos. Não se reclamou contra a mediatização das suas mortes. Faltaram as câmaras em directo. Vítimas da banalização do sofrimento, no país que chorou Miklós Fehér, os dez mortos de Jerusalém recebem um encolher de ombros, como se o destino de morrer no autocarro 19, ontem antes das nove da manhã, na esquina das ruas Gaza e Arlozorov, lhes tivesse sido ditado justamente. Como se o ódio podesse alguma vez ser razão alguma. Como se a causa justa de um povo se podesse construir com alicerces assentes em eviscerados corpos inocentes.

Kadish Avraham (Albert) Balhasan, 28 anos; Rose Boneh, 39; Chana Bunder, 38; Anat Darom, 23; Octavian Floresco, 42; Natalia Gamril, 53; Baruch Hondiashvili, 38; Dana Itach, 24; Eli Zfira, 48; e Yehezkel Goldberg, 41.

Counter Statistics

Instalei hoje o Bravenet Site Statistics (BSS).
Verifico (com base nos dados do Sitemeter) que quando o BSS "der" as 34 serão atingidas as 1000 visitas neste site.
Presumo que isso acontecerá o mais tardar no princípio da próxima semana.

Aos visitantes que por aqui vão 'caindo'...
Muchas Gracias

7650fotoblog

Gostava de fazer algo como estes rapazes. Divertem-se e fazem fotos simples, despretenciosas, mas que sabem bem ver.
O link para este site foi adicionado ao lado, na secção "Para Ver".

Prémio Revelação Ribeiro da Fonte (Notícia do Diario de Notícias)

"O Prémio Revelação Ribeiro da Fonte foi (...) para o bailarino Romeu Runa (dança), pela energia que transmite às suas interpretações, para a violoncelista Teresa Valente Pereira (música), pela sua expressividade e talento, e Nuno Meira (teatro), responsável, em 2003, pelo desenho de luzes de sete espectáculos, todos diversos nas suas propostas."

Prémio Revelação Ribeiro da Fonte 2003 (a minha notícia...)

Resumo Biográfico de Teresa Valente Pereira

Teresa Valente Pereira nasce em 1982 em Lisboa. Inicia os estudos musicais aos 4 anos na Academia de Amadores de Música, começando o estudo do violoncelo aos 6 com o Prof. Alberto Campos. Entre os 9 e os 14 prossegue a sua aprendizagem com a Prof. Mª José Falcão na Fundação Musical dos Amigos das Crianças. Conclui o curso secundário aos 14, distinguindo-se com o Prémio Adriana de Vecchi. No mesmo ano é admitida na Academia Nacional Superior de Orquestra na classe do Prof. Paulo Gaio Lima, concluindo em Junho de 2001 a licenciatura em Instrumentista de Orquestra, especialidade de violoncelo.
Estuda actualmente na Escuela Superior de Música Reina Sofía, em Madrid, com a Prof. Natalia Shakovskaya e o professor Michal Dmochovsky. No âmbito da mesma escola, faz parte do Quarteto Albeniz de Prosegur, sob a direcçao de Rainer Schmidt do Quarteto Hagen, trabalhando esporadicamente com Walter Levin do Quarteto LaSalle.
Obtém diversos prémios e distinções entre os quais: Concurso Juventude Musical Portuguesa - 1º Prémio (1992 e 1995) ; Concurso “Júlio Cardona” – 2º Prémio e Prémio de “Melhor Interpretação da Peça Obrigatória” (1997) e 2º Prémio e “Prémio do Público” (2003); Prémio Jovens Músicos RDP 1998 – 1º Prémio Nível Médio (permitindo-lhe participar no European Music for Youth Prize, Oslo), Prémio Jovens Músicos RDP 2000 - 1º Prémio Nível Superior, Concurso de Interpretação do Estoril – 1º Prémio (2002).
Participa em várias masterclass com Miguel Rocha, Márcio Carneiro, Jeroen Reuling, Radu Aldulescu , Xavier Gagnepain, Steve Doane e Natalia Gutman. É convidada a participar no Encuentro de Musica y Academia (Santander-2002), onde trabalha com Davis Geringas, entre outros.
Desenvolve uma actividade diversificada, tanto como música de orquestra, de câmara ou solista, apresentando-se em concerto com diversas formaçoes:
É por dois anos (1995 e 1997) primeiro violoncelo da Orquestra Portuguesa das Escolas de Música, à frente da qual toca como solista o 1º andamento do Concerto de Haydn em Dó M.
É, em 1999 e 2000, membro integrante da European Union Youth Orchestra, trabalhando com David Strange, Lutz Kolher, Sir Colin Davis e Vladimir Askenazy.
Colabora frequentemente com a Orquestra Gulbenkian.
Realiza vários recitais com programas distintos, tocando em salas como o Pequeno Auditório do CCB, Palácio Foz, Palazzo Geremia (Trento), Auditorio Nacional (Madrid), Ateneo Musical (Santander), Auditório Municipal (Póvoa do Varzim), entre outras, com os pianistas Bruno Belthoise, Paulo César Oliveira, Ofelia Montalbán, Miguelangel Ortega e Elsa Marques Silva.
A convite da associação “Les Nouveaux Talents” apresenta-se em duo com o guitarrista Paulo Valente Pereira, na região parisiense, em 1998.

Participa no Festival do Estoril (2003), tocando o Concerto em Ré M de Haydn com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Apresenta-se no Festival da Póvoa do Varzim (2003) em recital com a pianista Elsa Marques Silva.

Toca como solista com várias orquestras, entre elas a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, a Orquestra da Escuela Superior de Musica Reina Sofia e a Orquestra Académica Metropolitana, das quais se destacam a interpretaçao do concerto de Schumman com a Orquestra Gulbenkian e as “Variaçoes sobre um tema Rocócó” de Tchaikovsky e o Triplo Concerto de Beethoven com a Orquestra da Escuela Superior de Musica Reina Sofia.
Em 2002, grava o seu primeiro cd com o pianista Bruno Belthoise, com quem trabalha regularmente em vários projectos, interpretando a Sonata para violoncelo e piano de Armando José Fernandes, em primeira gravação mundial.
Com o Quarteto Albeniz de Prosegur, do qual é membro, grava em 2003 um cd com o Quarteto n 3 de Brahms e o Quinteto com piano de Schumann.
Em protocolo com a RDP, grava com o pianista Alexei Eremine, a Sonata n 1 de Brahms e a Sonata de Prokofiev.
É desde 1997 bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e desde 2001 da Fundación Isaac Albéniz.

29 janeiro 2004

Teresa Valente Pereira, Violoncelista Desde Os 5 Anos (Notícia Público)

Por R.R.
Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2004

Teresa Valente Pereira, 21 anos, escolheu tocar violoncelo quando o pai lhe mostrou os sons dos vários instrumentos. Tinha cinco anos. O pai assegurou-se de que ela teria a certeza da escolha: "É uma coisa de rapazes", disse-lhe. "Mas foi o som que me atraiu, deste e não dos outros." Começou a estudar violoncelo na Academia de Amadores de Música, em Lisboa. Passou mais tarde pela Academia Nacional Superior de Orquestra, onde se licenciou em violoncelo. Recebeu o Prémio Jovens Músicos RDP 1998 (e participou no European Music for Youth Prize, Oslo) e também em 2000, e o 1º Prémio do Concurso de Interpretação do Estoril em 2002, entre outros. O Prémio Revelação Ribeiro da Fonte de Música que recebe agora é, por isso, "um incentivo para continuar a trabalhar, um voto de confiança. Estou em início de carreira, ainda tenho muito para mostrar", diz a intérprete, que vive há três anos em Madrid, onde é bolseira na Escuela de Música Reina Sofia. É aluna de Natalia Shakovskaya e Michal Dmochovsky. Faz também parte do Quarteto Albeniz de Prosegur, dirigido por Rainer Schmidt do Quarteto Hagen. Participa em concertos de orquestra, de câmara ou solista. Colabora frequentemente com a Orquestra Gulbenkian.

Concerto na Sala Sinfónica do Auditorio Nacional de Música (Madrid) [PUB à borla]

3 de FEBRERO de 2004
Fundación Albéniz
Orquesta de la Escuela Superior de Música Reina Sofía

Director: Hansjorg Schellenberger
Solistas: Francesco D'Orazio, violín; Irene Echeveste, violín; Teresa Valente (a minha maninha), violonchelo; Denis Kozukhin, piano

I
J. S. Bach: Concierto de Brandenburgo nº 1 en Fa mayor, BWV. 1046
F. Panisello: Concierto para violín
II
L.v. Beethoven: Triple concierto en Do mayor, Op. 56

Hora: 19:30
Precios: 16 €

Anti-Marketing

Excertos de uma conversa com dois tipos da PT, ontem, à porta de nossa casa.

Pergunta Cretina
Um dos tipos da PT (PT): Estivemos a consultar as nossas bases de dados e constatámos que há muitas pessoas sem telefone fixo. O Senhor é dessas pessoas?

Nós (N): (DAH! Mas essas bases de dados não incluem somente as pessoas que têm telefone fixo?) (DAH! E se consultaram as ditas bases de dados como é que não sabem que nós temos um telefone fixo da PT?) Sim, temos telefone fixo...

Comentário Cretino
PT: Têm internet?
N: Sim.
PT: E é ADSL.
N: Não é net normal. Temos um modem e fazemos a ligação através duma linha telefónica simples.
PT: Ah, então é netcabo...
N: (DAH!) Não é net normal. Temos um modem e fazemos a ligação através duma linha telefónica simples. E não estamos interessados em nada...
PT (desconfiado, aborrecido, com ar de quem não sabe o é uma ligação simples através de um modem de 56 K, e ainda com ar de quem vai dizer outra vez ‘então é netcabo?’): ... (silêncio)

28 janeiro 2004

Eu hoje vou...

... trabalhar :-)

26 janeiro 2004

Danças Ocultas

A ouvir: os fantásticos acordeonistas dos Danças Ocultas.

Google como calculadora e conversor de unidades

O google não pára de me surpreender...
Apercebi-me que é possível utilizar o google como calcularora e como conversor de unidades.
Se não acreditam experimentem 'procurar' as seguintes expressões:
5+2*2
2^20
sqrt(-4)
half a cup in teaspoons
160 pounds * 4000 feet in Calories


Eu experimentei com a expressão 2500 feet in meters e a resposta que obtive foi:
2 500 feet = 762 meters.

Amasing!

Saiba como anda a popularidade de seu site

Para quem quer medir a popularidade de um site.

Truly great science is always ahead of its time

The Hungarian surgeon Ignaz Semmelweiss in 1847 reduced the death rate in his hospital from twelve to two percent, simply by washing hands between operations - a concept that today would be advocated by a four year old child. When Semmelweiss urged his colleagues to introduce hygiene to the operating rooms, they had him committed to a mental hospital where he eventually died.
Eberhard Zangger

Concorda?

"High public interest in science without growing public understanding of science is worse than low public interest in science."
Adam Bly

Using is believing

As was the case for the Internet, or the PCs, unless you use it, you cannot understand its real significance. To put it the other way around, if and when you use it, it will prevail.
Instead of 'seeing' from afar, you must use it to understand. So many people denied the potential and the impact of the Net simply because they never tried to use it.

Izumi Aizu

Communication changes the world

What changes the world is communication, not information.

We are living in a world where we can exchange ideas and emotions freely and inexpensively, for the first time in the history. Information piled up, or disseminated one way down, never makes people happy or feel compelled to act that much, while communication, just a single line or word from your friends or beloved, or even from a total stranger, that catches your heart, often results in collective actions.
Izumi Aizu

A menor distância entre dois pontos

Se houver obstáculos, a linha mais curta entre dois pontos pode ser a linha curva.
Bertold Brecht (1898-1881), ensaísta

23 janeiro 2004

O Preço Certo

Hoje em dia as pessoas sabem o preço de tudo e o valor de nada.
Oscar Wilde (1854-1900)

O papel dos weblogs

Segundo os entendidos (vg., os sociólogos), os weblogs funcionam como repositórios de conhecimento (personal knowledge repositories), diários (learning journals) e/ou ferramentas de networking (networking instruments).

"Weblogs create the opportunity for other to benefit from having emergent ideas and personal notes captured in public spaces instead of private collections."

Passado vs Futuro

Na saudade, o passado revela-se aquilo que é: um imenso armazém de possibilidades para o futuro.
Fernando Ilharco, Público (2003-11-17)

What is life?

Life is what happens to you when you are busy making other plans.

22 janeiro 2004

AM Ribeiro descoberta, e não só

Descobri dois blogues que me interessam, o da AM Ribeiro (sim a do Magazine da 2) e o Indústrias Culturais, de um Professor da Católica.

Aproveito para dizer que tenho visto com agrado o Magazine. O formato é excelente. Ritmo, qualidade e diversidade. Quanto à prestação da AMR há que dar o benefício da dúvida e acreditar que vai melhorar (como já se nota, pouco a pouco). Não interromper o pensamento dos entrevistados, treinar o improviso e não ter uma caneta na mão poderão ajudar. É só um palpite...

Na semana passada a AMR entrevistou o violetista Alexandre Delgado, que falou sobre o concerto que se realizou entretanto (sábado passado, dia 17 de Janeiro), no Pequeno Auditório do CCB. Já falei nisto num blogue anterior. O Crítico Musical também referiu o evento. E eu estive lá, na primeira fila, a ouvir a minha maninha Teresa (con su cello) y sus otros companeros de luta (será que isto se escreve assim?). Ai que a baba vai cair, mas a verdade é que a sonata para violoncelo e piano foi soberbamente tocada. Não sou só eu a dizer. Perguntem a quem lá esteve, ok? Vanda de Sá (crítica), Leonor Sousa Prado (violinista), Sérgio Azevedo (Compositor), etc.

Delta Willis's Law

"There are three sides to every story."

"The Greek letter delta is a symbol for change in formulas. This triangle can be taken personally to create a philosophy that can be used as laws. For example, the 3 points of a triangle create a possibility space for change. Two points in a debate provide nothing more than a tyranny of dichotomies, whereas adding a third possibility is always more interesting, and closer to the true complexity of life. This rule of favoring 3s instead of 2s also works in any design to please the eye, such as three pictures on a wall instead of two. A couple become more interesting when they go beyond their own twosome to create a third focal point, whether a child, a book or a business. As Yale paleontologist Dolf Seilacher put it, Symmetry is boring. The next time you are confronted with only two choices, create a third, and see the possibility space expand."

Howard Morgan's Law

Events of probability zero happen—they are the ones that change the world.

E a lógica? by Fernando Ilharco

[...]

”As emoções, o choque, as reviravoltas, as posições e contraposições, as surpresas mil, os "sound bytes", os rumores, o zapping, o telemóvel na mão, o alerta sensorial constante, e, e sobretudo, tudo instantaneamente e simultaneamente com os outros, levam-nos de volta não ao futuro mas ao passado, a um passado onde os homens viviam intensamente a emoção, o envolvimento, a instantaneidade, isto é, à tribo. Que tipo de distanciamento, de lógica, de linearidade e de análise é possível no âmbito do envolvimento, dos apelos sem fim e dos desafios sem resposta? A resposta, ou antes, uma das respostas possíveis a este estado de coisas foi dada vai para quarenta anos por McLuhan: vivemos na era electrónica, numa aldeia global, onde a lógica e a linearidade da escrita se evaporou, atirando-nos para um mundo marcado pelo som, pelo toque, pela emoção e pelo envolvimento. Mais do que constatarmos ou informarmo-nos, do que analisarmos ou reflectirmos, hoje, na era dos media, envolvemo-nos, sentimos, emocionamo-nos, especulamos e imaginamos. E o que é feito da ponderação, da lógica e da análise informada e racional?
Fernando Ilharco (in Jornal Público, 11-03-2003)

[...]

Aldeia global by Fernando Ilharco

"Há quarenta anos, McLuhan, antecipou que quanto mais as extensões electrónicas penetrassem as actividades humanas, mais os novos media - que são hoje as dezenas de canais de televisão 24 horas por dia na casa de cada um, a Internet e os telefones móveis - se desenvolvessem, mais nos afastaríamos da linearidade e da lógica sequencial do texto escrito e mais nos aproximaríamos, ou antes, regressaríamos a uma era instantânea, emocional e tribal de envolvimento sensorial total. Por isso a aldeia global, noção introduzida ao grande público em 1962 na obra "A Galáxia de Gutenberg", era e é uma aldeia e não uma cidade. A metáfora fala-nos, indica-nos, sugere-nos a aldeia global, não a cidade global. E de alguma forma, intuitivamente, a expressão aldeia global é de facto sentida por nós como mais apropriada para caracterizar os tempos que correm do que a de cidade global. E em que é que uma aldeia é diferente de uma cidade? Ou antes, colocando as coisas no modo e no tempo contemporâneo, em que é que as cidades cosmopolitas de hoje, a rede global das cidades, se assemelha a uma aldeia? Por estranho que pareça, o que assemelha o mundo global de hoje a uma aldeia é o acesso à mesma informação: hoje as televisões generalistas e as redes globais audiovisuais das histórias de choque instantâneas e simultâneas; ontem, o pregoeiro público, o homem que percorria a aldeia ou que subia à sua torre mais alta, gritando e apregoando as histórias, os factos e os eventos que os seus habitantes deveriam saber. Na aldeia todos tinham acesso à mesma informação, a uma informação que a todos chegava, e à qual ninguém podia verdadeiramente reagir - o pregoeiro fixava a agenda. Hoje, o pregoeiro público é a televisão, as televisões generalistas, cuja força assenta precisamente não na informação que transmitem mas no facto daquilo que apregoam ser o que todos vêem, ouvem e sentem. É esta a aldeia global. Um local emocional, acústico, simultâneo, de participação e envolvimento constante. "
Fernando Ilharco (in Jornal Público, 11-03-2003)

Word-of-click

Durante o MBA ouvi muitas vezes falar no word-of-click, o chamado passa-palavra via electrónica.
Na altura falava-se sobretudo no passa-palavra via email, mas não há dúvida que onde ele está realmente presente é no universo dos blogues.

21 janeiro 2004

Lean science

"Lean science is built upon the concept that all scientific achievements sprang up in the minds of individual people. Thus, providing individual scientists with a hospitable environment in which they can flourish and excel is bound to lead to new discoveries. (...)
In the past, great thinkers and artists appear to have come in groups. Socrates, Plato and Aristotle were not only contemporaries, they also lived in the same city—Athens in Greece. The coincidence of great thinkers continued in history—artists such as Leonardo da Vinci and Michelangelo were contemporaries just like painters such as Edgar Degas, Claude Monet, Auguste Renoir, Edouard Manet and Paul Cezanne or poets like Johann Wolfgang von Goethe, Friedrich Schiller and Heinrich von Kleist.
How come there was such an abundance of great thinkers in certain places at certain times, while there seems to be little if any of such excellence around today? I, for one, am utterly convinced that such great minds are indeed around today—they always have been—but those periods in Greece, France and Germany were rare times when the environmental conditions were right for great thinkers to emerge and become visible, speak up and meet each other, exchange ideas and then take them further.
Thus, in my opinion, the first thing to consider when thinking about pressing scientific issues would be to provide the right environmental conditions for scientists to flourish in. That does not mean loads of money. On the contrary, it means respect, freedom of thought, a platform for the exchange of ideas, and a path forward even for the non conformist—since by definition, all great thinkers were non-conformists. "
Eberhard Zangger, Geoarchaeologist

New means to disseminate scientific information

"The current structure of science leads to costly and needless delays in release of scientific information resulting from the structure of the publication process. Moreover, costly page charges lead to tightly written documents, but at the expense of key information being included. An antischolarly approach ensues: limitations in number of citations prevents all but limited literature from being cited, effectively leading to "loss" to the scientific community of valuable older information, the costs of which have already been expended. (Rather than it being required that each declarative statement should have a source cited, it is now possible for authors to make assertions that may have no basis in evidence—and if they do, the reader is not in a position to ascertain what that basis is.)
In the modern internet era, new approaches to speeding information dissemination, by capitalizing on internet technology should be seriously considered. (As one primordial suggestion, a system could be generated by which new research results could be posted on the internet. The system would have in place an opportunity for peer-review comments to be appended. This permits new readers to post their comments and expertise. A continually modifiable process of credentialing reviewers, with rankings by other readers, could allowing ranking of review comments. Among the advantages of this process, full database information could be provided, circumventing space limitations in journals, permitting others to perform their own analyses. Space limitations in journals often prevent pivotal information from being expressed."
Beatrice Golomb, Assistant Professor (of Medicine; Family and Preventive Medicine; and Psychology) at UCSD

The single greatest mystery

... brains seem to be physical objects with physical properties like spin and momentum, but conscious experiences seem to lack such properties. What, for instance, is the spin of anger or the momentum of my experience of red? The very question sounds like nonsense, and that raises the mystery.
Donald D. Hoffman, Professor of Cognitive Science

A talk with Leonard SussKind

Leonard Susskind: What we've discovered in the last several years is that string theory has an incredible diversity—a tremendous number of solutions—and allows different kinds of environments. A lot of the practitioners of this kind of mathematical theory have been in a state of denial about it. They didn't want to recognize it. They want to believe the universe is an elegant universe—and it's not so elegant. It's different over here. It's that over here. It's a Rube Goldberg machine over here. And this has created a sort of sense of denial about the facts about the theory. The theory is going to win, and physicists who are trying to deny what's going on are going to lose.

Fonte: Edge

The Law of Reviewers

Lido no Edge, um site interessante referido pelo Barnabé.

Sir John Maddox, former editor of Nature, offers an immutable law of the peer-review process: "Reviewers who are best placed to understand an author's work are the least likely to draw attention to its achievements, but are prolific sources of minor criticism, especially the identification of typos."

António Damásio 2004's question

A contribuição de António Damásio está no EDGE.

Damasio's First Law
The body precedes the mind.

Damasio's Second Law
Emotions precede feelings.

Damasio's Second Law
Concepts precede words.

Para quem não conhece a organização, o EDGE propõe que os seus membros respondam à seguinte questão:
WHAT IS YOUR LAW?
Transcrevo aqui o texto para que percebam melhor a ideia...

There is some bit of wisdom, some rule of nature, some law-like pattern, either grand or small, that you've noticed in the universe that might as well be named after you. Gordon Moore has one; Johannes Kepler and Michael Faraday, too. So does Murphy.

Since you are so bright, you probably have at least two you can articulate. Send me two laws based on your empirical work and observations you would not mind having tagged with your name. Stick to science and to those scientific areas where you have expertise. Avoid flippancy. Remember, your name will be attached to your law.

I am asking members of the Edge community to take this project seriously as a public service, to work together to create a document that can be widely disseminated, that can stimulate discussion and the imagination.


O convite à comunidade está feito. Inscrevam-se no site e publiquem a vossa LEI.

Portugal a Horas

Aqui fica um link, encontrado na lua, para os que consideram que um dos problemas de Portugal é a falta de pontualidade.
Através deste site podem assinar uma petição online intitulada PORTUGAL A HORAS, petição essa que será enviada ao Presidente da República quando se ultrapassarem as 10000 assinaturas.
A petição electrónica é fácil de utilizar e, no meu entender, reflecte preocupações ao nível de e-citizenship, economia de recursos e produtividade que não é demais realçar.

20 janeiro 2004

Mudar é aprender

‘Mudar é aprender, e aprender é mudar’. Mudar é captar algo de novo, é esquecer o que funcionou, é reformular o background para obter uma nova percepção das coisas. Ora isto, mais não é do que aprender. E aprender é pegar em know-how (conhecimento internalizado) para acomodar novos esquemas. No contexto organizacional, mudar significa percorrer continuamente a espiral do conhecimento, ou seja; (1) transformar o conhecimento tácito individual (know how) em conhecimento tácito da organização, através de acções de socialização para partilha de experiências; (2) externalizar este conhecimento tácito (elaboração de regras escritas, metáforas, etc.) ; (3) combinar o (novo) conhecimento explícito com mais know that, p. ex. categorizando-o ou hierarquizando-o; e, finalmente, (4) internalizar o conhecimento (novamente ao nível do indivíduo), para que um novo know how seja possível - o que implica que o ciclo se reinicia e a mudança ocorre.

Fonte: O meu take-home exam, elaborado no âmbito da cadeira de Gestão da Mudança do MBA da Universidade Católica Portuguesa (Prof. Doutor Fernando Ilharco)

A triologia dos 3 Ps - propósitos, processos e pessoas

Esta triologia significa que para se fazer algo (a nível organizacional ou nacional) há primeiro que criar um propósito em torno de como criar valor para a sociedade.
A organização passa a ser não um portfolio convencional de produtos, serviços ou negócios, mas de competências e relações.
Transpondo isto para o meu nível pessoal sinto a tentação de definir uma missão para a Vistalegre...

VISTALEGRE’S MISSION: To contribute broadly to societal well being.

A razão de ser desta missão justifica-se pelo seguinte:
Competitive advantage depends on generating and sharing knowledge and managing increasingly complex interdependencies and change.
Nesta perspectiva se cada um desempenhar o seu papel (i.e. ser e fazer o melhor que for possível o que quer que seja que se tenha proposto fazer ou ser) o kaizen torna-se possível através da auto-gestão.

Se ainda não perceberam do que estou a falar pensem na forma como o LINUX foi desenvolvido. Os indivíduos foram-se ligando à rede já existente, criando-se assim novos pontos de ligação. Depois de se atingir uma dada massa crítica a rede cresce por si só, sem esforço e sem gestão superior. A isto se chamam as scale-free networks (enfim, é algo que existe tanto matematicamente como no mundo real).
A expansão dos blogues funciona da mesma forma, e daí a sua importância.

Uma coisa simples que gosto na blogosfera

Os jornais vendem (só) se forem polémicos, (só) se disserem mal de tudo e de todos, (só) se criarem equívocos e forem superficiais.
Pelo contrário, na blogosfera falamos também do bem. Falamos do que gostamos, do que sentimos, do que se vai fazendo por aí que vale a pena. Fala-se com profundidade se for preciso. E é tudo isto que atrai e diferencia.

Gestão...

Se nada podemos fazer para dirigir o vento, que tal ajustar as velas?
Anónimo

19 janeiro 2004

Somekills Cartoon Movie

Um link para a página onde podem encontrar um pequeno filme a provar que smokekills. É provável que leve tempo a fazer o download, mas vale a pena se tiverem colunas para ouvir a música.

Ballet Gulbenkian - 2º Espectáculo da Temporada

Sábado à noite lá estaremos, nos lugares do costume (da 1ª plateia).
A primeira coreografia (White) é do suíço Gilles Jobin, contando com música original de Cristian Vogel, enquanto Paulo Ribeiro [o director artístico] é autor da segunda (Delicado), com música composta pelo grupo «Danças Ocultas» que, nos espectáculos em Lisboa, a interpretarão ao vivo.
O primeiro espectáculo da temporada (em Novembro de 2003) esgotou, provavelmente porque muitos souberam antecipadamente que a última obra ia ser muito ousada. :-)
Esperemos que o 2º espectáculo tenha a mesma qualidade (de sempre).

New Scientist

The Mars rover Spirit has completed its first full set of scientific measurements with the instruments on its robotic arm, revealing mysterious hollow grains in the soil.
Mais informação na New Scientist

Arte e Matemática no seu pior (i.e. na 2)

Contente por existir um programa sobre matemática na nova programação da 2 lá tentei ver o programa de ontem ao fim da tarde na 2. Enfim, deprimente. Pior era impossível. Coisas sem nexo, uma apresentadora pseudo-paternalista armada-ao-jovem e um tipo a dar-se ares de maricas (o que há partida não é problema, mas distrai do conteúdo... se ele existisse, obviamente.). O programa não tinha estrutura alguma, passando pinturas em sequências várias, sendo as mesmas separadas por frases a despropósito e/ou sem conteúdo relevante. E o pior é que o dito programa era suposto ser educativo (para estudantes do secundário!) Para piorar o programa era em brasileiro, o que não sendo um defeito por si só não é fantástico.
Ah, e já agora menciono apenas um episódio do programa. A páginas tantas dizem: "Bom, agora vamos passar para a pintura do nosso tempo..." e o quadro que apresentam para ilustrar a nossa época é de 1977! Já parece a Conferência sobre Inovação em que um dos oradores falou quase exclusivamente sobre os anos 60 e 70...
No comments, não é?

A gestão da mudança e as organizações como sistemas simultaneamente abertos e fechados

Aqui fica mais uma resposta que dei no exame de Gestão da Mudança 2002 (MBA, UCP, Professor Doutor Fernando Ilharco).

Ao admitir que as organizações são sistemas simultaneamente abertos e fechados, a gestão da mudança beneficia pela tomada de consciência de que, por um lado, a organização é aberta porque estruturas, pessoas e tecnologias vão mudando ao se adaptarem à envolvente em mudança, e é fechada porque a sua essência (ou identidade) não muda. Por outro, é um sistema complexo cujas dimensões (estrutura, cultura, liderança, etc.) se aproximam nuns casos mais dos sistemas abertos e noutros dos fechados. Esta consciência é importante, uma vez que potencia uma melhor caracterização da organização (ao nível das suas dimensões), facilitando a ‘customização’ do processo de mudança, através do reforço da ideia de que não existem ‘receitas mágicas’ para a gerir. Concluindo, neste contexto de complexidade, o problema da mudança reside na satisfação de duas necessidades conflituantes: flexibilidade organizacional (i.e. aprendizagem) e manutenção da identidade organizacional.

Concertos de Música Clássica

No meu entender, as malas das senhoras deveriam ser revistadas à entrada das salas de concerto, para evitar que durante os concertos se ouvissem aqueles sons de papel de rebuçado a serem abertos devagarinho. Pelas mesmas razões deveriam ser igualmente apreendidos todos os sacos de plástico...

15 janeiro 2004

Poesia bloqueada

Pouca poesia tem saído deste teclado
Será que o mesmo está bloqueado?
Não me parece...
Simplesmente não acontece
Simplesmente não apetece.

Gestão da Mudança em Portugal

Estive a reler a minha resposta de 3 páginas a uma pergunta do take-home exam de Gestão da Mudança do Professor Ilharco de 2002 (MBA, Universidade Católica Portuguesa), sobre mudança em Portugal.
Para hoje deixo-vos os 3 últimos parágrafos da minha resposta...

(...) Concluindo, precisamos de ganhar auto-confiança e focar no futuro. Para isso precisamos de apostar ‘num bom cavalo’ (ou pólo de excelência), cuja probabilidade de ganhar seja elevada. Para depois, capitalizando no sucesso, seja possível continuar a arriscar.
Portugal podia até, ambiciosamente e no meu entender, tornar-se um exportador de conhecimento científico. Não precisamos de ser muitos, mas precisamos de ser muito bons. Bons em conhecimento específico e diferenciado, bons em marketing e bons a gerir o conhecimento (o que implica igualmente ser bom a gerir tecnologias). Veja-se o bom exemplo na área da medicina, onde investigadores como Sobrinho Simões e Lobo Antunes dão cartas a nível mundial.
A escassez de recursos não pode constituir desculpa para não mudar, podendo mesmo trazer vantagens, ao exigir mais rigor e parcimónia na sua utilização. De facto, alguns teóricos consideram que as dificuldades (os constrangimentos) podem funcionar como motor da mudança. Espero sinceramente que estejam certos, para nosso bem!

14 janeiro 2004

Google Press Center: 2003 Year-End Zeitgeist

Será que já conhecem isto?
Google Press Center: 2003 Year-End Zeitgeist
2003 Year-End Google Zeitgeist
Search patterns, trends, and surprises.

Neste site encontram as palavras mais procuradas (Popular Queries; Popular Brands; Popular Men; Popular Women; Popular Fictional Characters; Popular Movies) classificadas para uma dezena de países (Espanha está lá, mas Portugal não... sniff).
Enfim, estatísticas para quem gosta delas.
Ficam já a saber que eles procuram pelo mundo a Britney Spears. E será que elas procuram o Harry Potter?
:-) Naaahhh! Creio que estão mais interessadas no David Beckham ou no Eminem.

Água tónica e ginger ale

Adorei o blogspotting do gingerale. Ora aqui vai a reprodução do texto (sem as imagens que por lá figuram e se aconselham):
Choose blog. Choose a blog. Choose a career. Choose an editing tool. Choose a fucking big template. Choose comments, statistics on-line, tag-boards and polls. Choose RSS and wondering who the fuck you are on a sunday morning. Choose surf the net searching for shit to publish. Choose your future. Choose blog...
Choose Life

Dicionário de língua portuguesa online

Para quem tem dúvidas de português aqui fica um bom dicionário. Conjugações verbais, gramática, formação de palavras e sei lá que mais.

Conferência sobre Inovação

Fui ontem a uma Conferência sobre Inovação, no Ministério das Finanças.
Apesar de algumas apresentações terem sido interessantes houve uma que me desgostou profundamente... pelo enfoque (como está na moda dizer agora) que deu à inovação nos anos 60 e 70. Muitos detalhes sobre essa época e quase nada sobre a inovação que se faz hoje (foi somente referida uma listagem de projectos e meia dúzia de termos como sejam redes neuronais, algoritmos genéticos e inteligência artificial.
Parece-me que isto reflecte a falta de inovação (leia-se renovação) nas organizações. E, em certa medida, também a falta de interesse e conhecimento dos Srs. Professores Doutores sobre o que se considera actualmente cutting edge technology.

12 janeiro 2004

Foco no cliente

Resolvi oferecer esta imagem às pessoas que chegaram a este site através da palavra esterogramas.

aquarium


Para os que não conseguem olhar através do computador e para além dele deleitem-se (?) no ambiente 2D.

Programa Músicas na Dois

O programa Músicas de ontem (Domingo, 11 de Janeiro de 2004) foi sobre o Projecto ENIGMA. Uma óptima escolha. Videos inteligentemente bonitos e música a ilustrar :-), entrecortados por uns breves comentários do líder do projecto, Michael Crétu.

Qual não foi o meu espanto quando, no final do programa, verifiquei que só havia portugueses na ficha técnica. Espero que seja feito um esforço para exportar este programa (para os países do Norte da Europa e Grã-Bretanha, etc., não deverá ser difícil) e que obtenham assim mais dinheiro para continuar a fazer um bom trabalho.

E quem sabe se daqui a uns tempos se lembram de fazer um programa sobre o Philip Glass e a sua música minimalista.

Motores de busca

O motor de busca do Yahoo Brasil pirou?
Como é que chegou a este site uma pessoa que procura saber como conquistar ex marido.
I just feel like Laughing Out Loud (LOL)!
Ainda bem que outros há que aqui chegaram à procura de Ricardo Reis "Segue o teu destino" análise do poema, que ao menos sobre isso há alguma coisa nos meus arquivos.

09 janeiro 2004

RSS feed

Andava à procura disto há mais de uma semana... Ao aceder a este site fico a saber o que foi escrito recentemente na blogosfera sem ter que clicar desnecessariamente em inumeros sites... o que é óptimo para aumentar a (minha) produtividade.

Portfolio de blogues

Se só lemos habitualmente um ou dois blogues pode acontecer que estes não sejam actualizados com a frequência que gostaríamos, ou então que sejam actualizados demasiado frequentemente (e aí ficamos com pena de os não ler por falta de tempo).
Assim, defendo que devemos constituir um portfolio de blogues o mais diversificado possível (tal como se faz com as acções).
O objectivo é reduzir o risco de (os sites) estarem correlacionados, e, portanto, de estarem todos no mesmo ciclo (vg.*, se só lemos blogues de estudantes, quando chegar a época dos exames é provável que diminua a quantidade e/ou qualidade dos seus posts; se só lemos jornalistas é provável que estejam todos a comentar as mesmas notícias e haja muita repetição, etc..)
Eu ainda não constituí o meu portfolio, mas tenho essa intenção e recordo que tenho dado alguma atenção ao crítico musical, ao primadesblog, à pensativa, à rua da judiaria, ao a-bordo, ao barnabé, ao doce da avozinha e ao cidadão do mundo. Mas este processo (de criação do meu portfolio) está a evoluir...

· Para quem, como eu até há alguns meses, não sabia o que quer dizer a abreviatura v.g. aqui fica: verbi gratia (LA); por exemplo (PT); for instance (EN); par example (FR); per esempio (IT).

Profissões para o futuro

Com 11 anos descobri que as padarias não eram como até então eu as julgava.
Passeando com a minha Mãe pela Baixa de Lisboa subi pela 1ª vez (e quase única, talvez) o elevador de Santa Justa e qual não é o meu espanto quando espreitei uma padaria que estava cheia de fornos com painéis, botões e indicadores vários. O fascínio foi total. É isto que eu quero quando crescer, disse. A minha Mãe riu-se e em casa o episódio foi alvo de chacota total, obviamente.
O que eles não perceberam, mas eu sim, era que o que me interessava era a tecnologia.
Mais ou menos na mesma altura vi um programa sobre o cientista Pasteur. Aconteceu o mesmo fascínio (com a ciência) e sei que isto foi decisivo para as minhas escolhas futuras.
Entretanto outras coisas me foram igualmente fascinando, mas isso fica para outra altura.

08 janeiro 2004

Just for the record

Entrei timidamente na era do ecommerce em 2002.
Até hoje já fiz as seguintes compras através da net:
> Um disco rígido para o meu velhinho computador, no Miau (2002)
> Memória RAM igualmente para o velhinho computador, tb no Miau (2002)
> Duas memórias USB de 128 M cada, no Miau (2002)
> Compras de mercearia para o mês, no Continente (2003)
> Acções da bolsa portuguesa através da caixadirecta online (2003)
> Um livro técnico em inglês, na Amazon.fr (2003)
> Uma viagem de avião na travelprice (2004)

Registo que a satisfação foi total em quase todos os casos (exceptuando o Continente, pelo simples facto de ter pago a 5 euros de deslocação por o processo não ser muito claro e, portanto, não ter reparado que antes era preciso clicar em não sei que janelas... mas o serviço é impecável e pratiquíssimo!)

07 janeiro 2004

Concerto no Pequeno Auditório do CCB (PUB não paga)

O concerto da minha maninha violoncelista


Sonatas de Armando José Fernandes (1906-1983)
Concerto Comentado
Comentários de: Alexandre Delgado
Dia 17 de Janeiro
às 18h00 | Pequeno Auditório

Adolescência

Quando eu era teenager tinha o hábito de responder aos testes parvos que me apareciam à frente de quando em vez.
Esta semana parece que esse vírus me atacou novamente... O pior é que desta vez eu fui à procura deles (dos testes)...

You are Morpheus-
You are Morpheus, from "The Matrix." You
have strong faith in yourself and those around
you. A true leader, you are relentless in your
persuit.


What Matrix Persona Are You?
brought to you by Quizilla

Vistalegre

Mal sabia eu (quando escolhi o nome para este blog) que Vistalegre é o nome de um Palacio em Madrid...
Pode ser que esta feliz (?) coincidência traga mais visitantes espanhóis a este site...


O que se pode saber sobre mim...

The Big Five Personality Test
Extroverted|||||||||||| 44%
Introverted |||||||||||||| 56%
Friendly |||||||||||||| 54%
Aggressive |||||||||||| 46%
Orderly |||||||||||||||| 68%
Disorderly |||||||||| 32%
Relaxed |||||||||||||| 58%
Emotional||||||||||||42%
Openminded |||||||||||||||| 70%
Closeminded |||||| 30%
Take Free Big 5 Personality Test


Extroversion results were moderately low which suggests you are quiet, unassertive, and aloof.

Friendliness results were medium which suggests you are moderately good natured, trusting, and helpful.

Orderliness results were moderately high which suggests you are organized, reliable, neat, and ambitious but possibly not very spontaneous and fun.

Emotional Stability results were moderately high which suggests you are relaxed, calm, secure, unemotional but possibly too unobservant of your feelings.

Openmindedness results were high which suggests you are very creative, original, curious, imaginative but possibly not very practical.

Mais um teste para divertir

Testes para passar o tempo

06 janeiro 2004

Coisas úteis

Se há algo que eu gosto é do Cinecartaz do site do Público.
AS votações do Público servem-me de indicador da qualidade do filme e as opiniões deixadas pelos leitores ajudam-me imenso a escolher o que vou ver.
Gostava que houvesse algo semelhante para as peças de Teatro e espectáculos afim. (Que isto de arriscar 15 ou 20 € para ver uma peça - que depois nem sempre se gosta - tem que se lhe diga!)

Recordações

Lembro-me que, há alguns anos (que não parecem assim tantos, mas já o são...) ser rico/a era ter um quanto vazio só com grandes almofadas.
Já tive um quarto vazio por mais de 2 anos, mas não tive coragem de comprar as tais almofadas...
É pena!

Desejos de Ano Novo

Queria que este 2004 me desse:
- Um microfone para ligar ao portátil (que a webcam já a trouxe o nosso Pai Natal)
- Alguns candeeiros de pé
- Uma ida às ilhas Gregas
- Subidas na Bolsa, sobretudo da EDP :-)

Mas, na realidade, nada disto é importante.
O que eu queria de verdade era mais tempo para ler ouvir e ver o que melhor se faz por aí.
E depois logo se via.

Castor de Marmore falou. Vistalegre concordou...

Castor De Marmore: "Se notares que os teus raciocínios são cada vez mais geniais, que cada vez menos pessoas têm argumentos para te contrapor, se o silêncio da vitória se fizer ouvir depois da exposição da tua opinião, caro amigo/a, estás a falar sozinho/a. "

03 janeiro 2004

Crítico

Acabei de ler a "discussão" do crítico sobre ciência, capacidade de previsão, etc.
Bom texto, sem dúvida, infelizmente a anos luz da maioria das pessoas (e dos seus interesses).

E aproveito para dizer que me apeteceu escrever que (na blogosfera):
Tenho visto muitos (bons) textos
nem todos sobre sexo ou futebol (e ainda bem!)
Imagens com 'substância'
Variedade
Poesia e prosa a valer
Algumas traduções
Muitas opiniões
E vontade de transmitir conhecimento

O pior é que quanto mais leio
menos escrevo,
mas se calhar não faz mal...

Gosto do crítico musical
do turing machine
e do bengelsdorff também
Gosto de muitos outros
Gosto dos que dão o seu melhor
e gostariam que os outros também gostassem de o ser
Apetece-me ler os que menos são lidos
só porque não são conhecidos

E assim acontece (ai ai ai...)

02 janeiro 2004

Bengelsdorff

Leiam a arte de viver em Portugal que vale a pena.

E como comentários on the fly vos digo:

Cabe-nos a nós zelar por um futuro melhor
pagar os nossos impostos
e as (eventuais) multas
cumprir
ouvir
olharmo-nos ao espelho
reflectir
não repetir erros (nossos e dos outros)
e sobretudo educar os nossos filhos
numa óptica que se destaca da média
que a mediania já-era (Oxalá fosse verdade!)
O feedback é valioso
o reforço positivo é a chave
e o sucesso impõe-se
A aprendizagem é gratificante
Cabe-nos a nós (por isso)
aproveitar o que há de melhor
em Portugal
que é a vontade de aprender sobre outras culturas
para nos sentirmos melhor
com a vida e com os outros

Cambridge Dictionaries Online - Word of the day "Rickety"

Mais uma palavra para acrescentar ao meu vocabulário.
"A word a day keeps me 'hurray!'"

rickety
adjective
--> in bad condition and therefore weak and likely to break:
Careful! That chair's a bit rickety.
She slowly climbed the rickety wooden steps.
FIGURATIVE The recession put a lot of strain on an already rickety economic system.