31 março 2005

PFP por Joaquín Gólfez

Antes de empezar esta rubrica,¿qué quiere decir PFP?
¡Es muy facil! Las PFPs son las Preguntas Frecuentemente Preguntadas (si quieres, en inglés son las FAQs).

PFP#1 (Pregunta Frecuentemente Preguntada número uno...)
¿El golf es solo para tíos con mucho dinero, verdad?
Creo que no. Es posible jugar y divertirse sin gastar mucho. Primero hay que pesquisar cuales son los clubes o campos de golf más baratos. Algunos prestan palos de golf y solo tienes que comprar un cesto de bolas de golf para ir al “driving range”. Y no es necesario comprar ropa especial. En Lisboa, el club más barato es el de Belavista (cerca del aeropuerto). Un cesto con 50 bolas cuesta entre 2.70 e 3.00 euros. Los clubes más caros te cobran unos 4 euros por 50 bolas.
Puedes también participar en una Clínica de Golf. Hablaremos de eso en un próximo 'post', de acuerdo?



Después de leer este pequeño texto, FlorGrela me ha dicho que no debería escribir ni tíos ni palos , porque los portugueses no saben que cuando escribo ‘tíos’ quiero decir “tipos” - o quizá “gajos” -, y cuando escribo 'palos' quiero decir "tacos".


Próxima Pregunta Frecuentemente Preguntada (PFP#2)
No sé si mi gusta el golf. ¿Cómo puedo saberlo?

Joaquín Gólfez no vistalegre blog

¡Hola! Soy Joaquín Gólfez . Estoy en Portugal desde ayer. Voy a jugar en el "49º Open de Portugal em golfe", a disputar en el Campo da Quinta da Marinha Oitavos, entre 31 de Marzo y 3 de Abril.
He encontrado FlorGrela que me ha dicho que tenía un blogue y tal... y que quería unas dicas sobre golf, por iso voy a colaborar en el vistalegre blog.
A mi me encanta hablar de golf, jugar golf, comprar material de golf, y además tengo un VW Golf. (por supuesto)
Hablo español y inglés, porque aprendí golf en Escocia y viajo mucho.
FlorGrela me pedió que aprendiese portugués para comunicar mejor con vosotros, y he decidido empezar hoy.
A veces escribiré en español, otras en inglés, y otras en portugués.
Hablaremos de reglas de golf, etiqueta, campos de golf y campeonatos de golf.
He decidido que voy a conocer varios campos de golf cerca de Lisboa y después os contaré mi opiníon.
¿Qué tal? ¿Les gusta mi idea?

El martes fué a un restaurante en el Bairro Alto que me ha encantado: "O Antigo 1º de Maio", en la Rua da Atalaia, 8.
Bifes de javali y una sericaia - los encontré exquisitos. Y después estuve en el "Solar do Vinho de Porto" y el Porto blanco seco que bebi me ha encantado.

FlorGrela me ha dicho que tengo que ter cuidado cuado utilizo la palavra 'exquisito', porque en portugués 'esquisito' no quiere decir que és muy bueno, al revés!


Saludos,
Joaquín

Um brasileiro frustrado no Multibanco

Frustrado com o facto de a caixa Multibanco não estar a dar notas de valor baixo, por exemplo 5 ou 10 €, o brasileiro exclamava:

- Ué, um cara vai nêsse négócio do Multjibanco, bota o código, e a máquina dêpois só dá vintjes!!

30 março 2005

Piadas

Qual é a semelhança entre o Papa e a Carochinha?

Estão sempre os dois à janela...

O valor das pexxoax

Xocou-me que ontem o Telexornal da RTP1 tivexxe comexado com a notixia da aterraxem de barriga do avião em que xeguia o Rui Coxta pois tal parexeu-me ofenxivo para a memória dox 400 mortox confirmadox no terramoto na Indonéxia (xuxpeita-xe que o número de mortox poxxa axcender a 2000).

Xocou-me que na xoxiedade de hoxe a vida do Rui Coxta xexa mais valioxa que a de xentenax de Indonéxios.

Devo poix informar que todax ax vidax valem o mexmo e que exxe valor é incomenxurável, não xe alterando com o número de vexes que uma pexxoa aparexe na televixão.

axx: Frei BenTouvem

29 março 2005

Anybody home?

Is there anybody home?

Quero falar-lhes hoje de um casalinho nosso amigo
Ela, a inspiração, é uma autêntica musa
Ele, o tempo livre, é fantástico quando o temos e
um desespero se o perdemos
Os dois fazem um par lindo e são na realidade os únicos trabalhadores do
blogue
O pior é que quando a inspiração e o tempo livre resolvem partir juntos de
férias
o vistalegre transforma-se num ser triste que não lê, não escreve, nem
canta

28 março 2005

Diálogo Real e Surreal by FlorGrela's Father

Uma Amiga: Estou a pensar ir a Madrid em breve, que o meu filho nunca foi ó Prado. Que acha?
FlorGrela's Father (with his typical sense of humour): Acho que não vale a pena... Eu já fui óprado três vezes e não gostei nada.
Amiga (com cara de espanto e de quem não percebeu a piada): A sério!? Eu fui ó Prado e gostei.
FlorGrela's Father: Óprado!?... Não pode dizer óprado... Tem que dizer óprada, não é verdade? :-)
Amiga (com a mesma cara de sempre): blá blá blá...blá blá blá...

23 março 2005

Filmes indianos

Alguns membros do Vistalegre revelaram algum desconhecimento cultural quanto aos filmes indianos. Eles não sabiam o que era "Bobby" ou "Prestígio Real". Alguém quer perguntar isso aos respectivos pais ou tios e depois postar aqui os resultados dessa inquirição??

Que cheiro!!!

Será que ninguém vai mudar a fralda ao Meiguito? é que está um cheiro nauseabundo aqui nas instalações do Vistalegre. Acho até que este cheiro vai afectar a nossa cotação em bolsa.

Recrutamento

Xá que o excelentiximo xenhor profexor Freitas do Amaral foi expulxo do Partido Popular Europeu, eu proponho que exte xenhor xexa rexebido de braxos abertox aqui nexta grande familia do blog, em xeito de conxolo. Deixo aqui também a opinião do Fiambrelete:

"Este é um tipo às direitas pelas atitudes de esquerda que tem tomado!!!"

Axxim vox deixo a meditar xobre a minha propoxta, experando que o digniximo profexor axeite a noxa humilde oferta.
E não xe exquexam, tenham todox uma xanta Páscoa.

ass: Frei Espero-que-BemMeOuçam

18 março 2005

Cumplicidade na publicidade

Anúncio do BêPêI na rádio TSF:
(Ouvem-se uns acordes de música erudita em tom monofónico)
- Então tens a "música do BêPêI" no teu telemóvel?
- Não , tenho o meu BêPêI no telemóvel... blá blá blá...

Desculpem... "música do BêPêI"?!?! Não acham que é um pouco de mau gosto que as Quatro Estações de Vivaldi sejam agora chamadas de "música do BêPêI"???

Na mesma rádio, o anúncio dos automóveis Fiate (nisso) agora aparece com a mesma música usada à anos pela estação para o seu noticiário desportivo...

Para já não falar do regresso dos anúncios dos automóveis Onda Desperte, em que os automobilistas são encorajados a fazer ultrapassagens arriscadas perto de curvas, com o final da ultrapassagem obviamente por cima do traço contínuo...

Comunicado da Administração do Vistalegre

Confrontada com a ausência de novos posts no blogue durante os últimos dias, a Administração vê-se obrigada a relembrar a todos os colaboradores que é urgente aumentar a produtividade bloguista, para evitar que a cotação das acções vistalegre na Eurosemnexo desça e o blogue sofra uma compra hostil por parte de espanhóis, portistas ou outros.

Moreover, a Administração relembra que está em curso uma reestruturação total no vistalegre - por uma entidade externa, vulgo consultor-que-ganha-rios-de-dinheiro-para-fazer-uns-powerpoints-com-aquilo-que-eu-lhe-disser-para-escrever - que implicará a redução de 20% dos colaboradores.
Neste contexto, chegado o momento das avaliações semanais que determinarão o prémio de desempenho a distribuir por cada colaborador em 2005, a Administração avaliará a contribuição de cada colaborador para os resultados histriónicos do blogue, e mostrará pouca sensibilidade a alguns dos argumentos que antecipo serão utilizados por vós como desculpa para não postar, como por exemplo que "o Governo de Sócrates está a trabalhar bem (so far), o que não nos dá material para elaborar piadas tão boas como no tempo de Santana".

14 março 2005

Sobre o metro do Porto.......

Meus amigos,

Afinal parece que a nova linha do Metro do Porto (curiosamente oficilamente designada por Linha Vermelha), foi inaugurda não Sabado mas sim Sexta-feira 11!

A linha liga Pedras Rubras ao Estádio do Dragão e foi carinhosamente apelidada de Linha 04 pelos adeptos do FCP, em honra da equipa do Nacional que inaugurou a linha para se deslocar do aeroporto Sá Carneiro até ao Estádio do Dragão.

Mais, parece que Pinto da Costa adquiriu um Andante e ofereceu-o ao José Couceiro para que este apanhe a Linha 04 de volta para casa........

10 março 2005

Ainda sobre a sigla do CDS

Continuam as especulações sobre o novo líder do CDS-PP, bem como a mudança de nome que o partido eventualmente sofrerá aquando da investidura do substituto de Paulo Portas.

Em caso de algum membro do Vistalegre decidir avançar, aqui ficam algumas sugestões para a nova sigla do CDS:
  • Pepe Caramelo: CDS-Pepe, obviamente;
  • Frei Ben Touven: XDEX-BT, BT de Brigada Teológica;
  • Professor Çakana Manguito: ÇDS-G, G de guito, claro;
  • Fiambrelete: Impossível, pois aparentemente é um comunista de esquerda. Se fosse um comunista de direita, estilo Freitas do Amaral, ainda tinha alguma hipótese...
  • Mother Goose: CDS-M, em que M tanto pode ser de Madeira como de Mousse;
  • Florgrela Estampa: CDS-FE, i.e., o partido assim teria uma fé que não se continuaria a estampar nos resultados eleitorais;
  • Çakana Meiguito: CDS-#&kjpdjiofugfhdlçkurekfde/(&/&%, "não, não, Meiguito, deixa-te disso!, que ainda não tens idade para essas coisas!!"
  • Maledêto Moçolino: Impossível, pois ele "nunca se juntaria a um partido de extrema esquerda";
  • gRingo eStar: "Eu quero Q vó C D S pra ge arrumar S seu carro".

PP-Papá e as lágrimas de alegria!!!

As lágrimas vertidas por Tortas ao abandonar a presidência do PaPá, foram de alegria e a prova foi ontem não ter comparecido à assinatura da compra das Oficinas Gerais de Material Antiquado (OGMA) pelos Brazucas.
Explico melhor, não estaria, o quase ex, em parte incerta a negociar um contrato de emprego com uns certos senhores da Lockheide Martinho, que é a paga por ter sido escolhida como substituta dos velhinhos C130 uma aeronave da empresa americana. O mais engraçado é que para este negócio se realizar foi necessário rescindir um contrato para desenvolvimento e construção de um substituto do C130 por um consórcio europeu do qual Portugal fazia parte. Por estas e outras é que o PaPá está tão preocupado com os anti-americanismos de certos ministros.

A Çakana da verdade 2º o Prof. Manguito

(...)
Zé Trocas: Caro Prof. Manguito, mas que grande alhada em que me fui meter. A çakana da seca está a dar cabo de Portugal e a pôr os portugueses com os cabelos em pé, não só devido à electricidade estática mas também com a perspectiva de não haver água sequer para regar os campo de golfe. Depois há ainda a co-incineração, que ninguem quer junto à sua porta. O que fazer, Prof.?
.
Çakana: Caro Eng. Trocas, eu proponho uma solução conjunta. Faça a co-incineração dos residuos industriais altamente tóxicos juntamente com água em pó, tá ver ??? Não só ajuda a diluir os efeitos secundários dos produtos tóxicos mas estará a lançar na atmosfera grandes quantidades de H20 gasoso que depois de condensar (com o frio que está, não há outra hipotese) irá produzir chuva. Assim, já ninguem contesta a co-incineração e resolvem-se os problemas de falta de água. O que acha???
.
Zé Trocas: E onde posso arranjar água em pó??
.

INDEKX - Newspapers and Magazines

A empresa FlorGrela Consulting tem o prazer de disponibilizar, aqui no vistalegre, um link muito útil para os cidadãos que gostam de estar a par do que acontece por esse mundo fora...

Ao clicar no link surgirá um mapa do mundo com várias bandeiras.
Se clicar sobre a bandeira do país que desejar, aparecerão os jornais desse país.
Depois é só clicar no jornal de sua predilecção e abrirá a edição actualizada de cada um.
São 29 Países ao redor do mundo.
http://www.indekx.com

Enjoy!

09 março 2005

Alto comissário

De acordo com a TSF, parece que Kofi Annan vai continuar a tentar que António Vitorino ou António Guterres seja o Alto-Comissário da ONU para os refugiados.
Kofi Annan procura Alto Comissário português
O próximo Alto-comissário da ONU para os refugiados pode ser um português. Segundo os jornais «Público» e «Diário de Notícias», Kofi Annan quer um português no Alto Comissariado para os Refugiados. Depois da recusa de Vitorino a escolha pode agora recair sobre António Guterres.
Porque é que tem de ser um português?? Porque os portugueses já não têm onde caír mortos???

Quanto à recusa de Vitorino: é de mau gosto, de baixo nível até, oferecerem-lhe esse lugar, de alto comissário. Não percebem porque ele se recusa?? Comissário da Justiça da UE ainda vá que não vá, pode-se dizer que esteve à altura do cargo, mas alto comissário da ONU... porque não o John Kerry, que também está desempregado e deve ter bem mais de 2 metros?

Pode ser que Vitorino e Guterres, contudo, cobiçem o lugar de Secretário-Geral da ONU. Eles, quem sabe, talvez venham a rondar quais aButros em redor do lugar que será deixado vago por Kofi Anão, sendo que Vitorino aqui talvez tenha alguma vantagem.

A propósito, é tão fácil acabar por escrever mal o nome do Secretário-Geral da ONU... Da mesma notícia da TSF:
A possibilidade de ver um português na ONU não termina, todavia, em Vitorino ou Guterres. De acordo com o jornal, Koffin Annan quer ver António Monteiro no lugar de sub-secretário-geral das Nações Unidas, com a responsabilidade dos assuntos políticos.
É de morrer a rir; é de caixão à cova. Entretanto, pode haver aqui outra gralha: será mesmo António Monteiro, ou o jornalista queria escrever "Manuel Monteiro"?

Caneta ou esferográfica?!

" As esferográficas da Loja do Cidadão - Funchal ostentam o símbolo do partido do poder na Madeira.
Para alguns, assim se prova que os partidos usam parte das suas receitas a favor dos cidadãos, sejam eles de que partido forem. Para outros, esta é outra das matérias que mereciam intervenção suprema. Para muitos, o que interessa é que a caneta escreva. "
in DN Madeira

De que cor será a tinta?!

08 março 2005

A TSF escuta-nos

Após o nosso LC (qual non-persona do Vistalegre, mas a quem estamos sempre gratos pelas suas intervenções) ter apontado a contradição das declarações de Guilherme Silva (curiosamente, é da Madeira e é um sr. Silva), a TSF confronta o porta-voz do PSD com essas mesmas declarações.
Telmo Faria lamentou, contudo, que o novo Governo socialista não tenha descolado da «imagem guterrista do passado», já que no executivo apresentado sexta-feira pelo primeiro-ministro indigitado, José Sócrates, «abundam ex-ministros e ex-secretários de Estado» do anterior Governo de António Guterres.

Questionado sobre se estas declarações não representam uma contradição com as críticas feitas pelo líder parlamentar do PSD, Guilherme Silva, que sexta-feira lamentou a ausência de «pesos pesados» do PS no novo executivo, Telmo Faria disse que não se trata de afirmações contrárias.
Eles ouvem-nos. E já agora: nesse mesmo artigo o porta-voz do PSD diz que "o executivo socialista deve ter agora o seu «período de estado de graça»". Não esclareceu contudo se usou o termo graça no sentido de "piada", ou se pelo contrário se estava a referir à anterior Ministra da Ciência e do Ensino Superior.

Sobre o nome do CDS

Têm havido aqui no Vistalegre algumas especulações sobre o nome do CDS. Para além dessas propostas, alguém sugeriu CDS-MaMã (em vez de PaPá); outrem ainda propôs CDS-Mama, aludindo à famosa figura da política como uma porca lactante, com os seus bacorinho ávidos à sua volta.

Mas talvez nada disso seja necessário: se fôr avante -salvo seja!- a eventual expulsão de Pacheco Pereira, com o habitual transitar de políticos de um partido para outro e com a possível ausência durante algum tempo de alguém que vá avante -salvo seja!- para líder do CDS, talvez ainda acabe por acontecer que o CDS se mantenha CDS-PP.

Filho pródigo a casa torna

(ano 2015)
.
Já se passaram 10 anos desde que Paulo Portas abandonou a Liderança do CDS-PP. Em 10 anos não foi possivel chegar a um concenso sobre quem será o Sr. que se segue. Paulo Portas filiou-se no PND e destronou Manuel Monteiro da liderança, Telmo Correira reformou-se, Lobo Xavier retirou-se da politica, Maria José Nogueira Pinto fugiu para parte incerta, e Nobre Guedes passou a realizar telenovelas mexicanas.
.
Entretanto, Freitas do Amaral continuou o seu périplo pela esquerda, primeiro como ministro do governo socialista de José Sócrates, depois como conselheiro politico do comunista Jerónimo Martins e finalmente como candidato presidencial pelo Bloco de Esquerda. Seguindo a máxima de que os extremos se tocam, Freitas do Amaral decidiu agora voltar às origens para defender de novo os ideais de (extrema) direita, filiando-se de novo no CDS-PP.
.
Chocado com tal reviravolta, o PS decidiu devolver a fotografia que há 10 atrás recebeu do CDS-PP. Finalmente, parece que o CDS-PP terá de novo um líder.
.
E o partido de centro-direita passará a chamar-se CDS-PaPá.
.
LC

A Çakana da verdade segundo o Prof. Manguito

Porque é que o CDS-PiPi enviou uma fotografia de Freiras d'Amarelo para o PêeS?
.
Esta é a pergunta que "anda" na boca de toda a gente!É jornais, televisão, rádio e blogs.É ao pequeno-almoço, ao almoço, ao lanche e ao jantar.É na conversa do comboio, do metro, do autocarro.É com o arrumador, o policia e o assaltante.É com as crianças no infantário e com os velhotes do lar.É no café com os amigos e na tasca com os bêbados.É com o Sôr Frei na confissão e com a boa da amante na cama.Todos falam, todos dão palpites, e alguns até fazem apostas.
.
A verdade verdadinha é que tal fotografia foi solicitada pelo próprio PêeS!Pois claro! Para o governo tomar posse, cada ministro tem que ter um cartão de identificação, tipo cartão jovem. Só com este cartão é que os Srs Ministros podem ir almoçar/jantar nas cantinas e lanchar nos refeitórios do governo,podem solicitar passes sociais, pagar bilhetes de cinema, bailado, teatro, futebol, etc ....com desconto, ter descontos nos hipermercados e nas gasolineiras, etc .....
.
O CDS-PiPi só para chatear (mau perder) é que enviou uma foto que mais parece um poster, em vez de enviar uma foto tipo passe.
.
Este episódio revela outro facto curioso: para governar, o PêeS recorre sempre a alguem com ligações ao CDS-PiPi. No tempo do Toneca Guterres, foi o Daniel Limiano. Agora com Zé Clone Trocas, é o Freiras d'Amarelo.
Digam o que quiserem mas aqui há gato!!!! Ou Makumba!!!
.
Prof. Çakana Manguito

Dia da Mulher - Não me ofereçam flores

Hoje não quero que me ofereçam flores
(Aliás nem hoje, nem amanhã, nem depois)
Quero antes ir ao teatro contigo
(hoje e sempre)
Quero antes que, na hora de decidir,
me seja dada um oportunidade de mostrar o que valho
Quero ainda saber que me consideras igual
com defeitos e qualidades como todos os homens
Não me ofereças flores
Vem comigo dançar, vem comigo falar
pergunta-me o que gosto e o que quero
como vejo o Mundo e o que podemos fazer juntos

Hoje não me ofereçam flores!
Gosto de as ver nos campos a florir
Mas se forem chocolates sei que não vou resistir :-)
(Nem hoje, nem nunca)

Image hosted by Photobucket.com

07 março 2005

Falta de memória ou ...... falta de seriedade

Depois de anunciado o próximo elenco governativo, vieram as reacções (criticas) dos partidos (derrotados) da oposição. Do meu ponto de vista, as reacções mais curiosas vieram de Guilherme Silva (PSD) e de Bernardino Soares (PCP-CDU).
.
Para Guilherme Silva, este governo é composto por elementos de segunda linha, faltando-lhe o peso politico dos notáveis do Partido Socialista. Esta observação só pode resultar ou de uma súbita amnésia ou então de falta de seriedade politica e intelectual. Será que Guilherme Silva não viu os cartazes do PSD onde era sugerido que os tais notáveis - a chamada tralha guterrista - estava para voltar ao activo? Se calhar há uma outra explicação: esta observação de Guilherme Silva poderá ser encarada como uma auto-critica, dirigida ao PSD: para além da incapacidade de prever a tareia eleitoral que iriam sofrer, os "geniais videntes" de campanha utilizados pelo PSD não foram capazes de adivinhar a equipa de José Sócrates. Ó Guilherme, tu tem cuidado porque (com criticas destas) tu ainda és silenciado ou expulso do partido!!!!
.
Já para Bernardino Soares, este governo irá (infelizmente) prosseguir, numa linha de continuidade, com algumas das politicas do governo anterior. É claro que o melhor seria recomeçar tudo do zero e deitar fora tudo aquilo que foi feito anteriormente, obviamente!!!! Tal como acontece com a politica de ensino, que muda sempre que o titular da pasta é substituido. E com os "excelentes" resultados que estão à vista de todos.
.
LC

Devolução de fotos

Para além do caso de Freitas do Amaral, fontes bem informadas asseguram que o CDS-PP quer também enviar a foto de Manuel Monteiro, neste caso para a sede do PND; no entanto têm havido algumas dificuldades em encontrar na lista telefónica a morada do PND, se é que existe uma. (Se existir, está na Telelista, claro). Mesmo que o endereço seja encontrado, alguns Populares objectaram ao envio desta foto em particular, pois duvidam que exista alguém na sede do PND para assinar o talão do aviso de recepção.

PS- PS: quando se devolvem as fotos, existe o direito de ser reembolsado, com direito a um rolo novo!

04 março 2005

Manuela Ferreira Leite não avançou

De acordo com uma notícia da TSF:
a ex-ministra das Finanças considera que uma candidatura sua iria o espaço da candidatura de Marques Mendes, com consequências imprevisíveis e indesejáveis, pelo que decidiu não entrar na "corrida".
Ora, isto já tinha sido indicado ontem pelo Vistalegre! Senão, releiam melhor o post:
Venho por este meio dar o meu elogio público a Manuela Ferreira Leite. Estava hoje numa enorme fila de sociais-democratas deprimidos e achei que era necessário mudar de faixa. Manifestei a minha intenção e uma senhora que estava ali bem colocada simpáticamente não avançou, deixando-me passar; nesse instante constatei que a autora dessa cortesia política era nem mais nem menos que Manuela Ferreira Leite, um exemplo então a seguir por todos os utentes da rede laranja.

O melhor amigo... do Bush!!

" Cães do exército norte-americano utilizados em operações no Afeganistão vão passar a estar protegidos por coletes à prova de bala, anunciou um organismo ligado ao Pentágono.
O Serviço de Informações das Forças Americanas - uma agência de notícias oficial do Pentágono - disse que até agora os cães utilizados no Afeganistão estavam equipados com coletes que os protegiam apenas contra ataques com armas brancas.
Os cães pertencem a uma companhia da polícia militar baseada nas bases aéreas de Bagram e Kandahar e são usados em missões de detecção de armas e fugitivos. "

É o que dá ter um Presidente tão amigo dos animais. Que o digam... Barney e Spot!!
Woof! Woof!

Frei extá felix!!!

Devo dixer que a minha propoxta da xemana paxxada, de haver quinxe minutox dedicadox à Igreja nox telejornaix rexultou melhor do que eu próprio podia experar. Além dos parcox quinxe minutos por mim pedidox, já houve um programa completo xobre o Xanto Padre e ontem a Xudite de Xaxa lá entrevixtou o meu amigo o "Bixpo Inclemente do Arrox e do Xadrex ". Parexe que ter mexido ox cordelinhox dentro da Opux Frei xurtiu bonx rexultadox. Devo dixer que me imprexionei com a devoxão da Xudite perante ox axxuntos da igrexa, recomendava-lhe no entanto que nax entrevixtax não uxa-xe decotex tão indulgentex.

Axx. Frei BenTouvem

03 março 2005

Vistalegre: A sociedade secreta da moda.

(.... conversa de café.... ali para os lados dos pastéis de Belém........ final de Fevereiro de 2005)
Compaio: ó Trocas, tu pertences a alguma sociedade secreta? Tipo Maçonaria, Opus Day, Opus Gay .......
Trocas: Não!!?? Mas porquê?!
Compaio: É pá, acho mal. Tu tens que está por dentro de todas as jogadas que se passam neste país. E olha que os jogos de bastidores não são de desprezar. Até porque não vais ser PM a vida toda e algum dia vais precisar de amigos para conseguires uma reforma decente.
Trocas: Ok, 'tou a ver. E qual dessas sociedades é que o Sr. Presidente Compaio recomenda?
Compaio: Nenhuma das anteriores!!! Essas são do século passado. Ultrapassadas. Segundo o meu assessor, o Dr. Matt Cunha, a sociedade secreta do momento é o Vistalegre, composto por gente sempre a par de tudo aquilo que se passa neste país. Gente das mais variadas artes e profissões, desde consultores, jornalistas, videntes, cozinheiros, assessores, arrumadores, atletas, quasi-cientistas, sobredotados, etc ...... muito mais abragente que as provincias gerais e as velhas fronteiras promovidas pelo PS. Vai lá ter com a Drª. FlorGrela Estampa que ela trata de te inscrever nessa sociedade. E pede logo todos os números da publicação aperiodica Revista Inacreditable para te actualizares rapidamente. Olha que o mundo não pára. E já agora, vê se compras os CD's dos Phantom Vision, que essas músicas do Gladiador não estão com nada.
LC

Herrar é Umano!

"Para quê repetir os erros antigos, quando há tantos erros novos a cometer?"
Bertrand Russel

Eleitos por cerca de 9100 portugueses

Conforme notícia da TSF:
"Segundo dados do STAPE, nestas eleições legislativas votaram 36.388 emigrantes num total de 148.159 eleitores aptos a votar."
Ou seja, cada um desses deputados é eleito por cerca de 9100 pessoas, em média.

PS- alguns jornalistas continuam com a irritante aversão aos números. Da mesma notícia:
Segundo os dados do Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral (STAPE), a abstenção média nos dois círculos da emigração situou-se nos 76 por cento.

A abstenção foi maior no círculo Fora da Europa, onde votaram apenas 81,7 por cento dos 72.395 eleitores inscritos. Este número representa um acréscimo face às legislativas de 2002, ao contrário do que sucedeu na Europa, onde votaram 69,5 por cento dos 75.764 inscritos.
Isto não é uma mera gralha, pois a frase "onde votaram apenas 81,7%" foi construída a pensar nos votantes, enquanto que o dado disponível era dos abstencionistas (81.7%). Mas..., era só fazer as contas! Ficamos obviamente muito confusos com a frase seguinte "Este número representa um acréscimo": qual número?

Manuela Ferreira Leite não avançou

Venho por este meio dar o meu elogio público a Manuela Ferreira Leite. Estava hoje numa enorme fila de trânsito e tornou-se necessário mudar de faixa. Manifestei a minha intenção e a condutora simpáticamente não avançou, deixando-me passar; nesse instante constatei que a autora dessa cortesia automobilística era nem mais nem menos que Manuela Ferreira Leite, um exemplo então a seguir por todos os utentes da rede viária.

02 março 2005

Denúncia

Caro Professor,
venho fazer uma denúncia. Não é que eu ouvi a Sara Maga referir-se a si como "Çakana Monguito"??? O que fazer? Esta juventude está perdida.

Aqueximento Global???

A prova de que Deux exixte e é omnipotente, é que mexmo com aqueximento global está frio com'ó caraxas.

Ass. Frei BenTouvem

01 março 2005

Três tristes tigres.

Triplice.

Assim juntos, o povo devoto estremece com o triplo da emoção.

Há quem os conheça pelos três grandes!
Para outros são o trio da frente!
Há quem os identifique como a tríade que faz rodar um negócio de milhões!
Para outros são apenas uma tribo de mal-feitores!
Há quem veja neles um triângulo de amores e odios!
Para outros são como um tripé que suporta tudo o resto!
Há quem aposte tudo nesta trindade!
Para outros este terno não vale nada!
Há quem só fale deste trinómio!
Para outros apenas servem de trinca para a lingua!

A noite anterior / A esfericidade do cubo / A geratriz do bem

.
LC (moderador): Meus senhores, o que dizer desta vaga de frio?
.
Maledêto Moçolino (Fascista): já se estava à espera. A derrota da direita e a maioria absoluta dos comunistas caiu-me em cima como um balde de água fria.
.
Çakana Manguito (Professor Vidente): sim, concordo com o Ex.mo Sr. Fascista. Efectivamente esta vaga de frio era de esperar. Está tudo nos astros. Tempo quente lá para o verão, é o que eu prevejo.
.
gRingo eStar (Arrumador): brrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!! frio na europa toda. Por exemplo, inglaterra gelou com o anuncio de casamento de Carlos e Camila, frança gelou com visita de emBuste, italia gelou com doença subita de papa, espanha gelou com queda de neve, portugal gelou sabe-se lá porquê, brrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!
.
LC (m): E o que dizer da presente conjuntura?
.
MM (F): já se sabe que é culpa do governo anterior ao governo anterior ao governo anterior, que há 3 anos atrás deixou o país no pantano. É o que é! E agora esses comunistas voltaram e vão enterrar o país ainda mais.
.
ÇM (PV): não concordo com o Ex.mo Sr. Fascista. Efectivamente, a conjuntura actual resultou da falta de jeito do governo de direita para estas coisas da governação. Eu prevejo uma conjuntura mais favorável lá para o verão.
.
ge (A): conjuntura muito má. È gRingo ainda não ter CD gravado, o Cavaco não avança, FCPorto não estar a ganhar, o preço das francezinha subir, o tempo estar frio como o caraças e eu ter meias rotas e não ter dinheiro para comprar novas. O outro pessoal "com" $$ obrigado a andar de transporte público e gRingo estar com pouco trabalho.
.

A volta do Manguito

É gRingo não estar aki para anunciar regresso do fabuloso Prof. Çakana Manguito aos post do Vistalegre. Ainda não é desta que o Prof. vai pôr as conversa em dia. A volta do Manguito refere-se a outra coisa. Então não é que o mundo da salsa (dança popular criada em Nova Iork, que nada tem a ver com a familia dos coentro) decidiu homenagear o amigo Prof. Çakana, dedicando-lhe um dos mais populares passos da salsa, conhecido habitualmente pelo titulo de volta pivô 72 com penteado da senhora. A meio deste passo e após uma complicada rotação da senhora, esta fica voltada para o homem que sustenta seus braços exactamente na posição habitual do manguito. Assim, de hoje em diante, este passo passa a ser conhecido pela volta do Manguito.
.
gRingo eStar
.
PS: A Mother Goose já se manifestou contra esta homenagem, por considerar que a volta do Manguito representa um gesto menos próprio e deveras indelicado para com as senhoras.

Sobre a composição da equipa do Vistalegre

Carta aberta à Administradora

Cara Florgrela,
Gostaria de dar algumas sugestões relacionadas com a actualização que a bom tempo efectivou no cabeçalho do nosso Vistalegre.

Começando pelo inefável, pelo inenarrável, pelo indescritível Çakana Manguito, não era necessário dizer que é Professor. É EVidente!

Quanto a mim próprio, obrigado por reconhecer os meus dotes trocadilhísticos, no entanto vejo-me a mim próprio (tirando de manhã, quando me barbeio) como comentarista. Aliás, aproveito para informar a audiência do Vistalegre, que poderia ver no meu nome algum resquício castelhano, que não sou espanhol, mas sim luso-venezuelano. Assim, deve-me etiquetar, p.f., "comentarista luso-venezuelano".

Quanto ao Dr. Matt Cunha, posso dizer que ele se insurgiu violentamente contra a forma como está descrito. É que, pelo uso, a palavra "Dr." passou a ser parte do seu nome. Até a avó, que dantes o tratava por "netinho Mattinho", agora só está autorizada a tratar-lhe pelo 1º nome, i.e., "Dr." Quanto à ocupação: ELE É ACESSOR!!. Portanto a etiqueta devia ser "Dr. Matt Cunha (acessor luso-americano)".

Outro que não gostou da "etiquette" foi o Eddou. Ele preferia ser descrito como "moralista luso-francês".

Quanto ao Joaquim Forma, em boa linguagem jornalística, deverá ser etiquetado "jornalista luso-português".

Com os meus melhores cumprimentos,
Juan Hónimo.

Fait-divers pós (atchim) f(uteb)oleiros

- Em mais uma deslocação ao sempre difícil Estádio do Dragão, a equipa lá consegui um empatezinho, um pontinho. Não é mesmo nada fácil jogar naquele ambiente e conseguir ganhar. Aliás, já lá não consegue ganhar há muito tempo. Estou-me a referir ao FCP, claro. O meu amigo Joaquim Forma afirma que fontes bem-informadas admitem que começa a ganhar forma o novo PDA: Partido para o Desenterramento das Antas.

- Curioso como, em termos de golos marcados, há uma semelhança entre o jogo de ontem e o jogo SLB-FCP da 1ª volta, com a diferença óbvia que, ao passo que o marcador de serviço do FCP foi o mesmo (MãeCarthy, perdão, PaiCarthy), no Benfica houve uma variação: na Luz marcou o Petit e no Dragão, o Geovanni.

- Que jornada estranha! O Niculae não só jogou mas também marcou(*). Será que foi o Professor ÇM que deu uma ajudinha na recuperação??

(*) Votos sinceros de recuperação total, que nestas coisas de futebol estar lesionado significa passar por sofrimento físico e psicológico.

- "Les trois grands" (como diria o Eddou) lá estão empatadinhos, com Braga e Boavista a 2 pontos. "Those three always manage to stay together", como diria o Dr. Matt Cunha. Vamos lá a ver se próxima jornada esses 2 clubes-B não ganham! É que se ao mesmo tempo os 3 grandes empatam, lá ficam os 5 juntinhos. Mas que forrobodó! Pelo menos seria algo nunca visto, algo orginal (espero Ben que o Frei não leia este Poxte...)

- O Simão pôs-se a brincar com a bola, só para levar com um cartão amarelo e não jogar o próximo jogo. ESPERTO! Já perdeu uma vez com o Beira-Mar na Luz!, não quer passar por nova vergonha...

Mudemos de assunto, antes que o Fiambrelete Antibola se insurja. Falemos de Economia:

- Então não é que o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, 24 horas e TSF foram comprados pela Olivedesportos?

Horror!!!

Doidivanas...

Frei BenTouvem

Jesus!!!

Parece que Jesus passou a vida a pregar na Galileia, o que é óbvio uma vez que ele era carpinteiro como S. José.