26 dezembro 2008

Natal e Ano Novo - Apesar de Tudo

Gosto do Natal, apesar de tudo.
Apesar de tudo?
Sim, apesar das disparidades económicas que sabemos existir no mundo. E também apesar das disparidades de formas como cada qual encara ou vive o Natal. E apesar de algumas meias ou paninhos de loiça…Até mesmo quando não estou com a saúde a 100%, como foi o caso de este ano, em que não toquei em nenhum doce nem em nenhum frito de Natal!

Gosto do fim de ano, (igualmente) apesar de tudo.
Apesar de tudo, outra vez!?
Sim, apesar de ter sido num 1º dia de Janeiro (distante) que o meu Avô morreu, o que traz sempre alguma carga ao dia.
[Penso, que talvez isto até faça algum sentido… O meu Avô foi tão importante na minha vida, que faz sentido que tenha morrido num dia considerado importante.]
Bem, mas não nos deviemos.
Gosto do fim de ano, pois gosto de fazer balanços.
Gosto de pensar nos espectáculos que vi, no que fiz, no que correu bem e, por contraste, no que correu mal, no que comprei, no que recebi, no que evolui {hehehe: aqui estamos no modo “insert tanga”}.

Folheei no final do almoço o suplemento do Jornal Público- o ípsilon, que esta semana tem umas quantas páginas dedicadas aos livros, concertos, músicas, filmes, etc., que tiveram impacto em 2008 (enfim, digamos que é uma espécie de “best of 2008”).

Este folhear serviu de trigger para a minha Revista Cinéfila do Ano 2008.
Ficam aqui os seis filmes que gostaria de destacar – não sendo rígida a ordem de preferência.

GOMORRA

ESTE PAÍS NÃO É PARA VELHOS

A TURMA

O SEGREDO DE UM CUSCUZ

AMOROSCUROCASINEGRO (este filme é de 2006, mas só o vimos em 2008, num ciclo de cinema espanhol que houve no Cinema S. Jorge)

JOGO DE CENA (este filme brasileiro foi visto no Doc Lisboa 2008)


Quanto à da Dança Contemporânea, há a destacar para já os seguintes espectáculos e coreógrafos… ou seja os que vêm imediatamente à memória. Mas há bastantes mais… é só procurar um pouco mais no blogue {mas por ora não tenho tempo}

SCOPE de Rui Horta

RANDOM de Rui Lopes Graça

FlorGrela Estampa em balanços

Etiquetas:

21 dezembro 2008

Santa' s Pick-up... running late!

DARN !!!

Com ganhos anuais de 10% e desde que os dividendos tenham sido pagos em dinheiro

Acho que nem todos os investidores que entregaram poupanças ao Madoff, o "D. Branca" americano, perderam dinheiro. Estou-me a referir obviamente àqueles que investiram há 10 anos ou mais...
Dr Matt Cunha

20 dezembro 2008

... muita mousse!


A família Meiguito de regresso a Portugal

Meiguito: Pai, agora que estou de regresso a Portugal, quero logo comer um pastel de nata!! Com canela. Estou farto dos corn dogs do 10AC...

Ruf-Ruf: Ruf ruf

Meiguito: não, não estava a falar de ti.

Manguito: parece que amanhã vamos a um "restaurante penal"... será nalguma prisão??...

Meiguito: paizinho, estás-te a passar, é um restaurante do Nepal. E até já sei o nome da cozinheira: Linda Perna. E vamos ficar cheios, ie, stouffed.

Manguito: filho, estás-te a passar. Para já não é "Linda"! É Ana. E não é "perna", mas Purna. E espero que não fiquemos assim tão cheios, que a comida oriental pode ser indigesta para quem não está habituado.

Meiguito: desculpa paizinho pelas confusões. É que ainda não me conformei com o facto de deixar de ir ver a minha querida Linda Stouffer de meia em meia-hora nas CNN Headline News.

19 dezembro 2008

A MAIS DRAMÁTICA DAS SONDAGENS

Aqui ficam umas palavras do Ferreira Fernandes, com as quais concordo plenamente:

O inquérito a professores foi feito a 1100 pessoas, um "universo", como se diz na linguagem das sondagens, que torna as conclusões credíveis. O inquérito foi organizado por uma entidade ligada à Federação Nacional dos Sindicatos da Educação que não deve regozijar-se com as conclusões, logo dando ainda maior credibilidade. E o que diz o inquérito? Que 75% mudavam de profissão se pudessem. Que 81%, se pudessem, pediam a aposentação. Que 26% voltariam a escolher a profissão de professores. Do inquérito - uma das mais dramáticas sondagens que já li sobre meu país - eu gostaria muito de acreditar, apesar dos considerandos, que ele é falso. Que três em quatro professores o sejam porque não se podem safar disso, é dramático. Que mais de quatro em cinco professores partiria já para a reforma, é dramático (considerando, o que não me parece abuso, que 81% dos professores não estão na véspera do seu 65.º aniversário). Não sei se é culpa do país, não sei se é culpa dos professores. Sei é que são conclusões desesperantes. E, já que estamos no fim da linha, só me apetece dizer: olá, 26% dos professores! Só vocês me interessam. 

Ferreira Fernandes, in "Diário de Notícias" de 19 de Dezembro de 2008

18 dezembro 2008

Mas... eles não são supostos não terem "marca"?? E os custos de marketing e publicidade não vão acabar por encarecer o produto??

Alguém me explica a invasão recente de publicidade a "marcas" de medicamentos "genéricos"??
Dr Matt Cunha

17 dezembro 2008

Sempre que a vejo ...

... vem-me um sorriso aos labios. :-) Tao Linda. E la vou eu A net procurar novidades sobre a minha adorada Cinnamon Linda Stouffer. Desta vez vejam o que descobri:
.
- Numa pesquisa no Google, fui ter a este site: www.chickipedia.com ... o nome diz tudo! E muito conveniente para rapazes livres e desimpedidos como eu. E neste site, na pagina http://www.chickipedia.com/linda-stouffer/, descobri mais alguns factos sobre ela. Para alEm das medidas da menina :-) , descobri a origem do primeiro nome: segundo folclore familiar, os paizinhos da Linda terao ido buscar Cinnamon A personagem Cinnamon Carter da Mission: Impossible (1966-1969).
.
Pode ter havido outra fonte de inspiracao: a cancao Cinnamon Girl de Neil Young (1969).
.
... nascida em 1970.
.
Meiguito

16 dezembro 2008

Musica dedicada à equipa vistalegre...

... que às vezes está em baixo.


Discover Sweetbox!


... mas que também gosta de uma ou duas boas estórias...


Discover Brandi Carlile!

...mesmo que algumas sejam impossíveis.

Discover Peter Von Poehl!

... E é ainda dedicada a todos os que gostam de uma boa música (ou de caçar automóveis?), ao bom espírito da Anatomia de Grey.


Discover Snow Patrol!

Etiquetas:

15 dezembro 2008

Tamanho 45, biqueira larga, com tacão

Barack: Mas que barraca, George.

Bush: Mas... foi uma embushcada, Obama!

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=1059265


Bush: oh my, com tantos Bay Louts... nós precisamos mesmo é de Bay Watches, ou seja, que alguém nos vigie, para não fazermos figuras de patos (duck) para nos desviarmos dos sapatos.

Meiguito: Baywatch??? Siiiiiiiiiim, finalmente uma medida de George W. Bush que eu apoio!!!

Size 10

Barack: Mister President, any last thoughts on Iraq?
Bush: Mister President-elect, when in Iraq, give media briefings at a local Mosque.

Never ending story...

- Is your money safe?
- Are you MAD?? OFF course it´s safe!!

Juan Hónimo

PS- ué, como indjica o próprio nome, um corretor não deveria fazer o que é correto?

Questões da vida...eis a questão!!!

Tenho andado um bocado em baixo.
Quando penso no melhor que tenho feito, penso que é muito pouco, e que é preciso fazer muito mais. 
Em geral, tenho a mesma impressão para quase tudo o que é feito neste país.
Nós, os portugueses, temos a mania que somos geniais, quando na esmagadora maioria das vezes não somos mais que medianamente bons. Temos egos gigantes, que passam a vida a colidir, e não temos uma capacidade de realização  equivalente ao ego que temos.
Falta-nos humildade, a de aceitar que erramos frequentemente e a de aceitar as opiniões dos outros, mesmo a opinião das pessoas que detestamos.
Esta vida é uma chatice, o que aprendemos não conseguimos passar aos outros, falamos falamos e não nos entendemos.
O mais interessante é que me vou apercebendo melhor da importância do perdão. Há coisas que não conseguimos aceitar, nem mudar, por isso só nos resta aprender a perdoá-las. E se perdoamos com relativa facilidade as pessoas de quem gostamos, o verdadeiro caminho da felicidade passa por conseguirmos perdoar as pessoas de quem não gostamos.
É essa actualmente a minha luta interna, e acreditem que é difícil.

Ass: Não sei se foi o Fiambrelete ou o Frei Bentouvem quem escreveu isto.

11 dezembro 2008

Anda aqui dedinho do Prof. ÇM...

Surdos ou Burros?

Ontem, em dois telejornais da Sic Notícias [com pivots diferentes] tivemos a seguinte situação.

Na peça jornalística vemos uma entrevista ao Ministro das Finanças...
- Sim, o défice pode chegar aos 3%. - Responde o Ministro Teixeira dos Santos.
E o Jornalista da Sic Notícias conclui:
- Segundo o Ministro Teixeira dos Santos o défice pode ultrapassar os 3%.

Como disse!!!!!!????
Chegar aos 3% = Ultrapassar os 3%?

Será um problema de português ou de surdez?
Ou será melhor encaminhar estes jornalistas para a psiquiatria?

Enfim, talvez em cada jornalista haja um medium...

José Seramargo

p.s. - E o pior é que a mensagem errada passou por várias vezes em rodapé ao longo de todo o noticiário!

Etiquetas: , , ,

10 dezembro 2008

Sobre o post anterior

A melodia é realmente a mesma. No entanto, parece-me que a música dos Coldplay tem um som completamente diferente da música do Joe Satriani. Em primeiro lugar devido ao acrescentar de uma letra e em segundo lugar devido ao uso da guitarra eléctrica por parte de satriani.
Há aqui um problema de plágio e de copyright. A verdade é que actualmente se pratica o sampling, que não é mais do que usar segmentos de músicas de outros artistas. Quanto ao copyright, eu oponho-me cada vez mais ao seu uso, pois parece-me que impede o desenvolvimento de coisas novas a partir das antigas. Quanto a mim os Coldplay inspiraram-se na música do Satriani, e creio que tiveram um esforço meritório para a alterar. O problema fica completamente resolvido, no meu entender, caso os Coldplay tenham referido em algum lado a inspiração na música do Satriani. Gostaria também de referir que existem várias músicas pop, de que gosto imenso, e que têm por base uma música clássica do tempo da outra senhora. Termino com um grito de apelo ao fim dos copyrights e das patentes e um viva à Open Source.

Fiambrelete & Quinta Anilha

09 dezembro 2008

Viva la copia

It´s kind of a cold replay...

05 dezembro 2008

The Friends of Mr. Cairo

Eu gosto muito desta canção. E o respectivo clip amador do You Tube é absolutamente genial (apesar da qualidade do som não ser a melhor). Traz de volta lembranças das noites de cinema da RTP2 (ou das tardes de cinema de sábado da RTP1...).

Alberto Terego

PS- "A Relíquia Macabra", i.e., "The Maltese Falcon" é um filme altamente recomendado. O detective de sobretudo. A mulher fatal. O mistério. A futilidade. A ganância. Está tudo lá. Mesmo a preto e branco. Aliás, é o primeiro "film noir".

Esto és muy exquisito!! (el titulo tiene alguna subtilieza)

Hoje fui lanchar e paguei com uma nota de 5 € e, entre outros trocados, recebi 3 monedas de 1 €, TODAS com a efígie del rey Juan Carlos...

Hoy de manhã vejo um autocarro com a publicidade "Sorria, está em Espanha"...

Até o teclado parece que no quiere colaborar. Isto tudo és muy exquisito...

Juan Hónimo

03 dezembro 2008

A irritante moda

Quem me conhece, sabe que não sou uma pessoa que vá muito às lojas para comprar roupa, sapatos ou acessórios.
Mesmo quando (acho que) preciso de comprar algo, é frequente ir adiando a ida às compras.
Quando finalmente tento ir a esta ou aquela loja, o mais frequente é voltar de mãos a abanar.
Daí que cada vez me apeteça menos ir às compras...
Hoje fiz mais uma tentativa. Entrei em duas sapatarias, olhei, olhei, e até me forcei a experimentar umas botas que me pareceram possíveis de serem compradas. Mas depois comparei as botas que tinha calçadas com as que ía comprar e desisti. [As que tenho são muito mais giras, mesmo não estando já muito novas.] Enfim, é verdade que não gosto muito de botas em bico, mas também não gosto das que (supostamente) este ano estão na moda, que são demasiado redondas para o meu gosto.
Botas arredondadas é o que se usa - disse-me a senhora da loja - e para o ano ainda podem ser mais arredondadas - rematou...
A moda vai-me aos nervos! Mas por que razão todas as lojas vendem o mesmo? Onde estão a diferenciação, a personalização, o foco no cliente, tão falados no MBA?
Será que somos, de facto, meros carneiros, que adoramos botas em bico no ano n-1, botas arredondadas no ano n, e botas assim-assim no ano n+1?
Acho que, da próxima vez que encontrar o modelo de botas que gosto mesmo, compro 10 pares, para durante mais de uma década não ter que me preocupar mais com isto...
Só de pensar que quero/devo(?) comprar um casaco comprido, tremo. O que estará na moda este ano? O que será que me vão querer impingir? Será que acertei no ano dos casacos como eu gosto? Faço figas para que sim.

FlorGrela Estampa

Etiquetas:

01 dezembro 2008

Pinheiro manso e nostalgia

Foi-se o pinheiro (manso) da minha infância - soube ontem.
Os meus Pais deram-me a notícia animados. Não me foi pedida a opinião e, mesmo que fosse, provavelmente nada mudaria. Havia, de facto, muitas razões para cortar o pinheiro... estava demasiado perto da casa, já estava demasiado alto, deitava muita caruma - sobretudo para cima do tenhado -, as raízes estavam a dar cabo de outras plantas, etc..
Enfim, tudo isto é verdade, mas para mim o pinheiro só me traz boas recordações e estou triste por saber que desapareceu.
Passei horas a gozar o pinheiro da casa de fim-de-semana e férias dos meus Avós (e minha, na altura!)... a brincar junto ao pinheiro, a andar de bicicleta à volta dele, a subir ao pinheiro (bem, na realidade, eu não conseguia subir até lá acima - só até metade -, mas fascinava-me ver os meus primos mais velhos a subirem até ao topo), e ainda a partir (e a comer) pinhões, a andar de baloiço...
Andei horas de baloiço, sozinha ou com os meus primos. Ora no baloiço azul bébé, que era direito, ora no vermelho, que era redondo, o que nos permitia ficarmos tontos de tanto andar à volta. Também houve uma altura em que foi colocada uma escada de corda no pinheiro (uma escada feita por um tio meu), que nós subíamos e descíamos frequentemente durante as nossas brincadeiras.
Creio, também, que o primeiro dinheiro que ganhei fico a dever ao pinheiro e aos seus pinhões... Nas férias do Verão, os meus primos e eu partíamos os pinhões e vendíamos frasquinhos aos meus Tios, Pais ou Avós. Mais tarde comíamos os bolos com os pinhões que partíamos, o que era sempre divertido.
Para além disso, acho que o pinheiro ainda era novo demais para ser abatido. Tinha menos de 50 anos...
Mas agora já está... e não há UNDO.
Que dirão o casal de pica-paus que gostavam de o visitar?

Por ironia, ontem à noite (poucas horas depois desta notícia) estive a tratar de outro pinheiro, o de Natal, o que me deixou um tanto nostálgica. A casa dos meus Avós já não tem Avós... e também já não tem Pinheiro. E eu tenho saudades. Saudades de ver o meu Avô a varrer a caruma do Pinheiro, pela manhã, e ao final do dia, se preciso fosse. Saudades de ver a minha Avó sentada à sombra do Pinheiro a fazer crochet ou a arranjar um vaso com flores. Saudades das férias de Natal, em que passava horas a fazer um puzzle (de mais de 50o peças) e em que de vez em quando olhava para as pinhas e troncos deste Pinheiro a arder na lareira.
O Pinheiro foi abatido a 22 de Novembro de 2008 - ainda não vi, mas também não estou com muita vontade - e, por ora há muita lenha... mas até quando? Dois anos? Três?

UNDO, UNDO, onde está a tecla do UNDO?

FlorGrela-Nostálgica

Etiquetas: