29 setembro 2006

Idéia brilhante! Deixa-me escrever já o post antes de ir registar a patente

Quando os personagens Vistalegre se juntam ao almoço, a inspiração e criatividade aumenta em flecha. O Professor Çakana Manguito disse que haviam pessoas lá na Guiné que achavam que o comentador do Telejornal estava a falar pessoalmente para elas. E vai daí Juan Hónimo decide apresentar a sua idéia genial do dia, que neste caso certamente lhe dará fama, dinheiro, glória e satisfação pessoal:

a introdução dum chip nos aparelhos de televisão que contenha informação pessoal acerca do telespectador: nome, profissão, nome do animal de estimação, clube da sua preferência, etc.

Cada uma dessas informações corresponde assim a um campo numa base de dados. O apresentador do telejornal, por sua vez transmite a informação de uma maneira em que os variados campos da base de dados possam ser activados. Por exemplo, o notíciário começaria assim para o Juan Hónimo:

- Boa noite, [sr. Juan], vamos agora passar aos destaques deste telejornal:
* Evasão fiscal: governo anuncia novas medidas para combater a fuga ao pagamento do IRS, [o que não o afecta, pois faz retenção obrigatória na fonte].
* Liga dos Campeões: Benfica perde [injustamente] com Manchester United; Porto foi [cilindrado] pelo Arsenal.

Entre parênteses estaria uma "etiqueta vocal". O apresentador leria as notícias de uma maneira em que, chegando a certas palavras -que correspondem aos tais itens da base de dados- o que é mencionado no receptor é a informação referente ao telespectador. Por exemplo, as mesmas notícias na casa do Professor Çakana Manguito seriam ouvidas assim:

- Boa noite, [sr. Çakana], vamos agora passar aos destaques deste telejornal:
* Evasão fiscal: governo anuncia novas medidas para combater a fuga ao pagamento do IRS, [o que o vai obrigar a passar recibo por cada consulta que der].
* Liga dos Campeões: Benfica perde [merecidamente] com Manchester United; Porto foi [batido, com muito azar à mistura,] pelo Arsenal.

Joaquim Forma

Chimera (Monte Olympos) - Turquia


Nestes últimos dias estive numa conferência na Turquia, onde visitei o monte Olympos e em particular uma zona chamada Chimera. Os turcos dizem que este é o verdadeiro monte dos Deuses ao invés do monte Olimpo na Grécia... Chimera é uma zona no monte Olympos onde ocorre um fenómeno extraordinário, que é a existência de pequenos fogos que saem de fendas em rochas. Conta a lenda que um monstro chamado Chimera que expelia fogo e vivia na montanha, foi derrotado por um herói (Bellerophon) montado num Pégaso. Quando Bellerophon ia para espetar a sua lança (com uma ponta feita em chumbo) na boca do monstro, este cuspiu fogo. Como consequência, a ponta da lança de Bellerophon derreteu e o chumbo fundido caiu na boca do monstro provocando a sua morte por envenenamento! Segundo as pessoas desta região, o espírito do mostro vive dentro da montanha e é o responsável pelo fogo que sai da rocha. Abaixo encontra-se uma foto que tirei em Chimera. Podem ver mais acerca deste assunto em http://www.olymposturkmentreehouses.com/olympos/olympos.htm.
Darth Ácão

28 setembro 2006

Teatro

The air is full of our cries. (He listens.) But habit is a great deadener.

Samuel Beckett in Waiting for Godot and The Beginning of the End

26 setembro 2006

News indigestion

A tão aguardade visita do Professor Çakana Manguito, bem como os toques na bola que 2 clubes portugueses vão dar hoje com os britânicos (bitoques, portanto), justificam plenamente um news indigestion com um certo pendor desportivo (com umas nuances bélicas), na sequência aliás dos (fartamente!) comentados posts anteriores.

O treinador dos argentinos do Olímpia San Juan acusou o FC Porto de ser beneficiado no hóquei em patins
Mas que calúnia!!! O FCP beneficiado pelas arbitragens??

PJ investiga roubo de uma arma na esquadra
Sem comentários.

O pontapé-canhão da Briosa: «No Brasil já fazia muitos golos de falta»
Lá estão eles com a linguagem belicista ao serviço do futebol. Mas de facto vi uma repetição do golo que ele marcou este fim-de-semana e posso confirmar que o pontapé dele não é nada meiguito...

Joaquim Forma

25 setembro 2006

Lá diz o povo...

Quando o rei Juan Carlos vier a Portugal...

... já sabemos o que vai oferecer a Cavaco Silva: um Seat Ibiza. Ou talvez uma lata de Cola-Cao.
Juan Hónimo

Se Portugal ganhar este campeonato do Mundo de futebol...

... não sei se hei de rir se hei de chorar. E parece que neste caso eles são mesmo favoritos. Basta ver a cabazada (10-1) que deram à Suécia (mas lá o campo de recrutamento na Suécia é obviamente menor). Só há aqui um problema: aparentemente os portugueses não gostaram das acomodações postas à disposição e vai daí avançaram para o aluguer de quartos... Será que assim não podem ser desclassificados??...
Juan Hónimo

PS- Obrigado Google news pela abundância de notícias interessantes, especialmente de futebol, o que é particularmente importante (dá para "ir treinando"), atendendo à iminente visita do famoso mentor futebolístico, Professor Çakana Manguito, que viaja para o Continente Europeu numa altura em que... duas equipas portuguesas defrontam à mesma hora duas equipas inglesas para a Liga dos Campeões... Coincidência??? Não, com o Professor ÇM não há coincidências.
Joaquim Forma

PPS- Não interpretem mal o Juan Hónimo quando escreve o que escreve acima; ele é um brincalhão e todos nós aqui no Vistalegre já sabemos a forma e o conteúdo das chalaças que ele costuma escrever. Eu e ele estamos de acordo, aliás, no seguinte: estas iniciativas são louváveis e como é óbvio alertam para o drama humano que é existirem pessoas que não têm as condições mínimas de vida. O que seria importante era dar uma atenção que transcendesse o lado lúdico do evento, no sentido de ajudar os envolvidos de forma permanente. Uma das notícias destaca esse aspecto e se assim fôr, "keep up the good work". Mas sem esquecer todos os outros sem-abrigo que não foram seleccionados, bem como os que não jogam à bola.
Alberto Terego

22 setembro 2006

Ideia peregrina

Meiguito: Tio gRingo, garrafas de Jacques Daniels e um saco termico??? Tu nao podes levar liquidos contigo no aviao!
gRingo: Nao digas nada ao Cakana ... e quais liquidos??? Eu vou congelar o Jacques Daniels!!!!
Meiguito: Pois ... e depois vais ter uma ribeira quando isso comecar a descongelar, DAH!!!
gRingo: DAH!!!! Vou usar gelo seco! DAH!!!

Estupidez artificial revisitada

Tive hoje uma ideia de um novo projecto (que se calhar até conseguia financiamento).
O projecto consiste em utilizar métodos da estupidez artificial para prever os indicadores económicos do ano passado utilizando os valores deste ano. Inovador não é ? E o mais giro é que provavelmente os valores estarão errados, mas serão perfeitamente justificáveis tendo em conta as teorias utilizadas.

Vou ganhar o Nobel com esta!!!

21 setembro 2006

a pequena-grande muralha do Mechico

E gRingo nao percebe estes Americains! Agora querem fazer uma vedaCao ao longo da fronteira com o Mechico. Double fence. Mas para quE?? Isto deve ser para enriquecer o amigo de alguem ... Mas gRingo tem soluCAo muito mais barata! A fronteira com o Mechico extende-se por umas 500 milhas, digo eu, e a muralha da Xina deve ter praI umas 9000 milhas em comprimentos, digo eu. Portantos, ja que o OlMart importa quase tudo da Xina (incluindo perfurmes) e vende a baixos precos, porque nao importar um pedacito de muralha da Xina e monta-la ali junto aos Mechicanos???
.
gRingo eStar com ideias de politico

Alguem tem que ficar a tomar conta da casa

Meiguito: mas Papa, o tio gRingo nao! Ele tem pulgas e cheira mal.
Cakana: mas Meiguito, o tempo comeCa a arrefecer e o gRingo ja nao pode ficar a dormir la fora com o RufRuf. Assim, ele fica mais acobranhado durante a noite e toma conta da casa enquanto nOs estamos de ferias em Tugalandia.
gRingo: o quE? eu fico ca?! Nem pensar. Eu tambem vou. E a proposito, o meu perfume do OlMart nao cheira mal e quem tem pulgas E o RufRuf!!!
RufRuf: ruf ruf!!
Cakana: ok, ja comeCou a confusao ...

Sherlock

Aqui ficam duas frases retiradas da Wikipedia ditas pelo grande Sherlock Holmes:

"There is nothing more deceptive than an obvious fact."

"Education never ends, Watson. It is a series of lessons, with the greatest for the last."

Greve do Metro em dia de chuvada

Os trabalhadores do Metro não podiam ter escolhido um dia melhor (ou pior, dependendo do ponto de vista) para fazer greve. E já os estou a imaginar, em casa, a rir-se ao pensar nos coitados dos utentes, desesperados, a andarem por Lisboa à chuva, a tentarem chegar ao emprego a horas (e a não conseguirem…).
Cheira-me que houve aqui uma mãozita da Professor Manguito, que (a pedido dos trabalhadores do Metro) terá enviado um furacão para os Açores, de modo a provocar uma chuvada valente em Lisboa no dia da greve do Metro.

José Seramargo

19 setembro 2006

Inteligência ou não eis a questão...

Pensava que trabalhava em inteligência artificial, mas afinal eu trabalho é em estupidez artificial senão JÁ TINHA POSTO ESTA PORCARIA A FUNCIONAR!!!

15 setembro 2006

Quando vi o título desta notícia TSF...

... que é "Microestruturas" pensei: o que se passa? Há algum problema com a economia, que tenha arrefecido assim tão rapidamente que isto tudo vá dar em martensite? O discurso dos políticos vai passar a ser cristalino, ou continuará amorfo?? O "grão" (que é como quem diz, o "caroço", o "taco", o "pilim") vai continuar pequeno??? Mas para meu alívio, afinal não era de Ciência de Materiais que se tratava, mas sim de uma coisita qualquer irrelevante que tem a ver com a reorganização do Estado...

Alberto Terego

PS- medidas que, diga-se de passagem, e segundo os jolnaristas da TSF serão anunciafas em breve...

Porque é que a vontade de postar...

...aumenta em flecha quando vemos que outros postaram recentemente?
Joaquim Forma

Por falar em funcionamento da Justiça: mesmo ao fim de 30 anos, a Justiça americana não desiste

Embora neste caso cheira-me que tiveram mesmo a ajuda do Professor Çakana Manguito... Senão, COMO TERIAM ADIVINHADO que o homem estava no 10-a-see??
Juan Hónimo

... ainda o Caso Mateus !!!

Uma equipa que responde pelo nome de "Lixa" ... não é de Fiúza !!

Tamos lixados!!

:-)

Vira-se a makumba contra os makumbeiros

Ora tomem lA seu invejosos!!! Tantos anos a me chatearem a cabeCa, a apontarem o dedo ao FCP, a dizerem-me que o FCP sO ganhava porque o PdC e o RT tratavam de comprar os Arbitros ... como se isso fosse algo de errado, embaraCoso, imoral ou mesmo ilegal! POIS NAO E!
.
.
Tomem lA. Assim sendo, venho aqui exigir um pedido de desculpas a todos esses invejosos que durante anos e anos andaram a gozar, a acusar e a difamar o FCP, os seus dirigentes e os seus adeptos. E ai daqueles que nAo pedirem desculpas, levam com um processo por difamaCAo em cima!!!
.
Ferrenho LC

14 setembro 2006

Barrafunda na JustiCa Portuguesa

Parece-me que o sistema de justiCa em Portugal crashou ... please re-boot the system ... Se houvesse um botao "Reset Portugal", eu seria dos primeiros a primi-lo.


.
Mas provavelmente ja nao basta fazer re-boot nem chega fazer mais um up-grade ao sistema ... O que a (in)justiCa portuguesa precisa E de um anti-virus que remova todos os parasitas que corrompem as suas muitas funCoes ... E mesmo assim nao sei se a coisa vai ao sitio ... talvez seja necessario incluir no tratamento-choque* um anti-spam para nos livramos da propaganda diaria de alguns politicos ... e porque nao tambem um anti-spyware que impeCa o estado BB de colocar os seus cidadaos sob escuta e vigia.
.
LC
.
* inclui o choque pois pode ser que chame a atenCao dos politicos que actualmente (des)governam Portugal. Choque, uma palavra que lhes E cara ...

Uns números interessantes

O livro o "Fim da Pobreza" de Jeffrey Sachs refere na pág 443 da sua primeira edição que:

"os 400 contribuintes mais ricos dos Estados Unidos tinham em 2000, um rendimento combinado que excedia os de quatro dos países da viagem tropical do sr.Bush. A diferença era assombrosa: os 57 000 milhões de dólares dos rendimentos combinados do Botsuana, Nigéria, Senegal e Uganda eram os rendimentos de 161 milhões de pessoas, com uma média de 350 dólares por pessoa e por ano, enquanto os 69 000 milhões de dólares eram o rendimento de 400 indivíduos.*"

* Ou seja 174 milhões de dólares por contribuinte

11 setembro 2006

Fundação Elipse + Golfe + Teatro Praga

Sábado foi um dia muito ao meu gosto.
Primeiro fomos a Alcoitão ver arte contemporânea no Museu da Fundação Elipse. Depois demos um pulo ao Beloura, para praticar golfe no driving range, chipping green e putting green. Passamos depois pelo Saldanha Residence, onde comemos umas massitas no Quasi Pronti e comprámos um livro da Taschen na Livraria Almedina. Por último fomos ao Hospital Miguel Bombarda, para ver a peça “Shall We Dance Shall We Dance”, do Teatro Praga.
Aproveito aqui para agradecer ao autor do blogue o_melhor_anjo a oferta dos convites para a peça, pois assim pude comprar o livro da Taschen. :-)
Relativamente ao Teatro Praga, no meu entender (ou sentir), Shall we project foi a peça mais bem conseguida das três apresentadas durante o espectáculo Shall We Dance Shall We Dance.
A peça começa com a dupla Patrícia da Silva e Nelson Guerreiro a beijarem-se longamente enquanto se ouve uma música cujo refrão não me lembro. Em seguida segue-se um texto que serve de introdução à peça que está muito bem conseguido. Os artistas falam, entre outras coisas, das múltiplas razões que levam as pessoas a ir a espectáculos (estéticas, argumentativas, razões de estilo, etc.) e ainda do que recordamos dos espectáculos. Depois entregam um texto de 4 páginas A4 ao público e pedem-nos para lê-lo (o que nem todos fazem até ao fim…). O texto é provocativo, divertido e inovador. A páginas tantas está escrito, por exemplo, o seguinte: “Queremos que fique claro que este texto não quer desbloquear tensões acumuladas nesta distribuição espacial ou instantâneas por esta contingência situacional, nem descomprimir para dissolver emoções miudinhas e contribuir para uma melhor instalação, nem aliviar o stress do dia-a-dia ou aquele que eventualmente sofreram para chegar até aqui, nem prender a atenção, nem tornar ninguém testemunha do enredo, nem demonstrar qual a motivação psicológica das nossas acções, nem querer projectar ninguém no conflito de uma ficção particular (…), nem quebrar o gelo. Talvez preparar terreno.”
Entretanto os artistas vão compondo o cenário e chegam a cantar uma cantiga, cuja letra está impressa numa das folhas A4.
Segue-se um momento de pausa em que os artistas observam o público que já acabou de ler, o que ainda continua a ler e o que já desistiu de ler.
A peça “recomeça” e os artistas falam dos seus projectos, uns para venda (linha básica e gold), outros para doação e ainda os projectos tipo “não damos nem que a vaca tussa”, que são os mais importantes e que os artistas querem muito fazer. Desta última categoria faz parte o ultra-hilariante projecto de “actor sitting”, que mais não é do que uma espécie de “baby sitting” para actores em dia de estreia.
Resumindo, foi uma noite bem passada. [Note-se que ‘passada’ assume, aqui, dois significados distintos, sendo ambos válidos.]
;-)

FlorGrela Estampa

08 setembro 2006

Esclarecimento ao post-it Imagem

A guerra é execrável em todas as suas formas.
Claro que me irão dizer: Então e em caso de auto-defesa? Esta é uma das razões mais velhas do mundo para justificar uma guerra e serve em todas as situações. Em vez de auto-defesa que tal diálogo entre povos. Agora vão-me acusar de ser um idealista o que é verdade. Como alguns leitores sabem sou investigador e acho que em tudo se pode fazer mais e melhor, basta que as pessoas se disponham a tal.
Fico na minha: A guerra é execrável em todas as suas formas.
Podem vir a seguir com o argumento de então e quando o Hitler decidiu atacar a Europa?
A resposta é que os aliados não deviam ter sobrecarregado a Alemanha com indemnizações devido à 1ª Guerra Mundial. A 2ª Guerra Mundial deveria ter sido evitada...

Voltando ao post-it Imagem é para mim irrelevante de quem era a bomba que provocou o estilhaço. Em última análise os americanos desencadearam guerras que conduziram à morte e sofrimento de milhares de pessoas e isto é errado para mim seja qual for o ponto de vista. Agora vão-me perguntar se sou a favor dos talibãs ou do Saddam. A resposta já a sabe quem me conhece, e é que não, mas não se corrige algo de mal fazendo o mal.

Se não basta o sofrimento de alguém como justificação para um post-it então não terei mais nada a esclarecer.

07 setembro 2006

3.14159265 ... adas A Americain!

por cA a malta, ou melhor as mAs linguas, dizem que os americains estAo muito impressionados com as capacidades do H-es-boa-pA em reconstruir o Lybano. E mais, essas mAs linguas dizem que eles, do H-es-boa-pA, deveriam ser sub-contractados para reconstruir nAo sO o Irak mas tambem Nova Orleans!!! Nao sO sai mais barato que a Hell-Y-burtim e a Phima, mas sAo muito, mas mesmo muito mais rApidos. No red tape. E +, pode ser que o IrAo e a Ciria metam umas massas para ajudar ... tal como fizeram no Lybano.
.

O Ministerio de Energia dos americains parece que esta numa de financiar o desenvolvimento da prOxima geraCAo de armas nukliaris (dizem que as antigas jA estAo ultrapassadas ...) e estAo A pedir propostas quanto ao novo design. "IRAO" eles, os ai-a-tolas, submeter uma proposta? Ja que parecem estar a trabalhar com grande afinco no assunto ... talvez consigam um grant para financiar o programa nukliari deles! Ou estAo os desnorte-corianus
.
Delirios dum gRingo eStar + 1 * nos cogumelos ...

Imagem

Para quem acha que a Guerra do Iraque ou no Afeganistão são justificáveis, aqui fica uma imagem de um homem atingido por um estilhaço de uma bomba em Bagdad.

Imagem retirada da edição online do
jornal Público de 7 de Sep de 2006


Deixo também uma frase do Talmude:

Aquele que salva uma vida, salva o mundo inteiro.

05 setembro 2006

Está tudo explicado: Pinto da Costa é daltónico!

Confusões com camisolas vermelhas e azuis, tentar influenciar árbitros, nomeadamente no que se refere a golos... Afinal há uma explicação simples!!

Juan Hónimo

PS- não sei se notaram, mas a figura acima foi recentemente "vandalizada"; o éca, contudo, teve a boa intenção de pôr os irmãos Dalton mais parecidos uns com os outros...

Paulão!!

O ciclista português Sérgio Paulinho ganhou hoje uma etapa da Volta à Espanha. Sérgio Paulinho, olé!!
Joaquim Forma
PS- uma referência atrasada mas merecida ao 2º lugar de Vanessa Fernandes no Campeonato do Mundo de Triatlo. Força nessa, Vanessa!!

mas porquE???

Se os anuncios com carros mostram pessoas a conduzirem;
Se os anuncios com gelados mostram pessoas a comer;
Se os anuncios com bebidas mostras pessoas a beber;
Entao porque E que os anuncios com preservativos mostram pessoas a jogarem tennis????
.
Meiguito

Conversas surreais

Se eu tivesse filhos, evitaria a todo o custo que fossem nadadores, mesmo que tivessem capacidades para ganharem medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos.
Porquê?
Ora, é muito simples… Já imaginaram o seguinte diálogo entre, por exemplo, a senhora da mercearia e eu.
- Ó Dona FlorGrela, então e o seu filho, que faz?
- O meu filho? Olhe, nada.
- Ah… mas que seca.
- Pelo contrário, não?

O Fim da Pobreza - Sugestão de leitura


José Seramigo leu e gostou. Economia bem explicada. Uma visão do mundo em termos históricos e económicos. Exemplos práticos. Soluções com números. Enfim, muito do que é preciso para perceber a 'mecânica' da pobreza e de como se pode acabar com ela.

04 setembro 2006

Também algures nos Prazeres...















Temos um kiwi cortado ao meio ou... temos duas metades de dois kiwis ?!?!

Gosto de chamar esta imagem... Pormenor Kiwi !!

Algures nos Prazeres...













... são as placas que temos !

01 setembro 2006

Era só para assinalar o meu regresso de férias...

... com a habitual calinada da TSF. Aliás, não me "Recordo" se já tinha havido uma assim tão boa... (nem os colegas de profissão respeitam...)

Juan Hónimo

Praia de Nudistas Talibãs - Cartoon


Aqui está um sketch do cartoon inspirado na descrição da ideia de cartoon do Fiambrelete, que aparece aqui mais abaixo.

Estreia a nova peCa de Gil Vicente

A pessegada da Casa Mateus
.
Uma comovente e provavelmente longa-lenga-lenga de primeira pagina onde uma incompreesnivel FIFiA da justiCa desportiva ira forCar os justos a pagarem pelos devaneios de alguns pecadores.

Casal Feliz...

Tina - Ai k dor !!!

Ike - Não Tina !! Já disse que ñ é Ike Dore !!
É Ike Turner !! Teimosa... toma !!

Tina - Ai k dor !!!

Ike - Raios parta a mulher !! Ike Turner !! Tuner !! Irra !!
Será que não aprendes !!
Não consegues decorar o meu nome... quanto mais a letra das canções !!

Mais um lar destruído, por falta de comunicação...

Cartoon

Tive uma ideia para um cartoon sobre uma praia de nudistas para Talibãs. O cartoon é composto por duas figuras, um homem e uma mulher. O homem está todo nu, ou não fosse uma praia de nudistas, mas tem as vergonhas tapadas por uma barba negra, cerrada e comprida e tem obviamente o turbante na cabeça. O turbante é obviamente à prova de água...
A mulher tem vestida uma burka para nudistas, ou seja, a burka tem um corpo nu de mulher estampado no tecido.
Vê-se também um balão a sair da mulher onde se pode ler:
"- Temos ganho bastantes direitos nos últimos anos!!!"

Inacreditável

Acreditem ou não, nove anos depois de terminar a minha licenciatura no Técnico continuo a ter sonhos em que vou ter um exame no dia seguinte e que não estudei nada.