30 março 2006

Super-Sagres

Não pode ser.. veja-se só este despique...

Já repararam no ping-pong publicitário entre a Super Bock e a Sagres? Uma lança um produto, a outra responde com uma cerveja parecida. São as "Bohemias", as "Greens", as "Abadias", as "Sem álcool" e agora a resposta à "Choppe" (associada ao Brasil) é uma cerveja Tango (associada à Argentina), ambas cervejas "fáceis de beber". Até nas publicidades elas se imitam uma à outra (por exº, aquela série de x % das pessoas, por exº, 99.8% das pessoas bebem quando estão acordadas). Parece a batalha publicitária Pepsi vs. Coca-Cola (salvaguardando as devidas proporções, claro).

Já que se fala de publicidade, aproveito para mencionar um slogan que está por aí:
Amantes da condução: assumam a relação
Simplesmente genial.
Joaquim Forma

Espectáculos CCB e Culturgest

Hoje (quinta-feira, dia 30 de Março de 2006) vamos ao ccb ver o espectáculo de dança contemporânea "Os Homens", às 21h (Plateia: 12,5€).

E amanhã (sexta-feira, 31 de Março de 2006) vamos à Culturgest ver o teatro "Orgia", às 21h30m (12€).

Juntem-se à malta, que talvez valha a pena...

ass. FlorGrela & Fiambrelete, os papa-espectáculos

28 março 2006

Não acharam suspeito...

...aquele auricular do árbitro? Depois o dito -auricular- deve ter caído assim para o lado dos olhos e foi por isso que ele não viu aquele penalty descarado do Tiago Motta.

Cá para mim o árbitro é um adepto do Liverpool, daqueles vingativos com mau perder.

Juan Hónimo

Simplex

Simplex. Quando vi o nome do novo programa de desburocratização pensei:
-Há aqui o dedinho interventor do Frei Bem Touvem!

Como xe foxe axim um programa xalvador da pátria, revextido de uma grande ximplixidade franxiscana. Mas afinal não. O nome vem dum algoritmo matemático. Sim senhor, um "algoritmo" que nestas coisas há que impressionar os nossos parceiros da "Meu corvo, macio", "Sou eu t?", "Carne e melões", e outros parceiros do plano tecnológico.

O interessante no meio disto tudo é que o nome até parece que está bem escolhido. Pelo que percebi, o algoritmo simplex é a versão sofisticada do desenrascanço: começa-se num sítio qualquer, que quando o prazo apertar lá haveremos de arranjar uma maneira -nem que seja levando uns inputs daqui e dali para corrigir a trajectória, ou por outras palavras, "damos por aí umas cabeçadas"- de nos desenrascarmos a chegar ao sítio que queremos. Bem adequado ao plano português de desburocratização.

Sim porque a desmantelamento do desnecessário desperdício, que desemboca na desburocraticidade, é um desígnio nacional, apenas ultrapassado pela Reforma Ortográfica, em particular na tentativa da eliminação das palavras grandes, bem como daquelas que desnecessariamente comecem pelo sufixo "des".

Não podia terminar sem citar uma frase merecedora de palmas, diria mesmo mais, de palmelas!, que Sócrates proferiu na cerimónia de apresentação do Simplex, uma verdadeira machadada no sistema:
Este programa visa o prestígio do Estado. Os funcionários públicos competentes e capazes sabem do que eu estou a falar.
Juan Hónimo
CDS-PP: o líder Ribeiro e Castro ou gosta muito de Asterix ou é fã do Frei!!

Identificação com Marcas

Hoje vinha no comboio a pensar com os meus botões que muitas pessoas se identificam com marcas. É frequente ver em artigos, por exemplo, da Revista Marketeer, quais as marcas com que se identificam as pessoas cuja carreira é analisada. Depois fui ao google procurar sites sobre o assunto e encontrei um artigo do qual retirei o seguinte excerto:
"Crianças podem reconhecer logomarcas aos 18 meses; antes do segundo aniversário, estão pedindo coisas pelo nome das marcas; antes mesmo de iniciar sua vida escolar, 25% delas já têm televisão no quarto, podem lembrar-se de 200 marcas e acumulam uma série sem precedentes de objetos, começando por 70 novos brinquedos por ano. As crianças de 10 anos têm em média 300 a 400 marcas e logomarcas na memória. As crianças assistem a 40 mil comerciais na televisão por ano e requisitam 3 mil produtos e serviços por ano."
Fonte: http://www.newton.freitas.nom.br/artigos.asp?cod=209

- Será verdade? Se assim for os números impressionam, não?

E depois disto pus-me a pensar, e a FlorGrela, identifica-se/gosta de alguma marca em especial. A primeira resposta foi não, não estou a ver nenhuma.
Após alguma insistência lá vieram duas marcas importantes à minha memória: FNAC e Interforma.

26 março 2006

A dar conta das verdinhas ... afinal its spring!

Que seca monumental! Estou a tentar preencher a minha declaracao de impostos … 20 e tal paginas de instrucoes! "Que fixe"! E esta de chamarem os estrangeiros de aliens … que irritante - aparentemente sou um nonresident alien. Ate parece que sou algum marciano! Isto mais parece escrito para o Meiguito! So falta mesmo um campo para inserir o n. de olhos ou de narinas!

LC passado com toda esta papelada said ...

24 março 2006

Estudo sugere que bebés já têm preferências raciais

Os bebés com três meses de idade já manifestam preferências em matéria racial, indica um estudo publicado hoje em Israel. De acordo com os investigadores, esta descoberta pode ajudar a combater o racismo e os estereótipos que o fomentam.
O responsável pela investigação, Yair Ben Haim, do Centro Adler para o Desenvolvimento Sociológico e Patológico da Criança, sustenta que nessa idade as crianças preferem ver rostos da sua própria raça.
Os investigadores chegaram a esta conclusão depois de terem colocado bebés brancos e bebés pretos, sentados ao colo das suas mães e à frente de um computador que lhes mostrava rostos de cada uma das raças durante dez segundos de cada vez.
A observação das suas reacções e do tempo que olharam para os rostos no computador levou-os a concluir que os bebés se concentraram e "preferiram" a imagem do rosto da sua própria cor.
O facto de terem determinado esta preferência prematura "pode contribuir para o conhecimento das inclinações da criança durante toda a sua vida", declarou Ben Haim ao jornal israelita "Yediot Aharonot"."
A descoberta pode ajudar a agir contra o racismo e a compreender a formação dos estereótipos que o fomentam", acrescentou.
No estudo participou um terceiro grupo de bebés, filhos de etíopes mas nascidos em Israel, e que residiam com as suas famílias num centro de acolhimento de imigrantes judeus recém-chegados, com diversas origens nacionais e raciais.
Neste caso, os bebés estudados não mostraram preferência por rostos brancos ou negros, observando-os de igual modo e durante o mesmo tempo.

Fonte: Jornal Público Online de 24/3/2006

Nota do Fiambrelete - Devo explicar que quando li o título me pareceu mais uma notícia para justificar o racismo, mas depois de ler parece-me que poderá haver algum fundo científico. Quanto a mim não há qualquer justificação para o racismo que é uma atitude bárbara, como tal deve-se ter em conta estes resultados que parecem indicar que a maneira de acabar com o racismo é através do convívio entre as raças. Este convívio parece-me extremamente salutar e enriquecedor se fôr feito de maneira natural, sendo fundamental que todos se comportem como iguais para que se eliminem complexos de superioridade e inferioridade.
Faço também a ressalva de não saber se o estudo científico foi bem conduzido ou não, há que esperar que os resultados sejam validados por várias entidades independentes.

23 março 2006

Protecção ou não eis a questão?

Quem não tremeu já de medo perante os avisos emitidos pela protecção civil àcerca de terríveis catástrofes atmosféricas que nunca chegam a acontecer?
Pois o curioso é que hoje está um temporal desgraçado com chuva e vento forte e eu que estive atento à rádio e aos jornais durante o dia de ontem e hoje de manhã não ouvi qualquer aviso de um possível temporal.
Decidi então abrir um passatempo para os nossos assíduos leitores, passatempo esse chamado "Onde está o aviso de temporal?", que consiste em os nossos leitores nos informarem se ouviram algum aviso para o temporal de hoje e quem emitiu esse aviso. O prémio é o meu eterno reconhecimento...

Educação sexual obrigatória !!!









Escolas discutem colocação de máquinas de preservativos.

( in DN Madeira, edição 23/Março/2006 )


Palavras para quê... a imagem diz tudo!!!

Quer dizer, será que os putos estão de braços no ar porque:
Fixe!! Educação Sexual!! Haauuii!!

Ou então:
Eu, Stôra... eu sei a resposta!! Eu sei!! Eu!!

Ou ainda:
Stôra, Stôra... então a história da cegonha... é tudo mentira?!

Ai estas modernices!!

;-)

Adivinha

O que têm em comum José Saramago, Jerónimo de Sousa, Guilherme de Oliveira Martins, Zita Seabra, Medeiros Ferreira, Mário Vieira de Carvalho (Sec. Estado Cultura), Jorge Vasconcelos (Presidente da ERSE-Entidade Reguladora do Sector Energético), Manuel Collares Pereira (Professor/Investigador ligado à energia solar), Florgrela & seus Pais, Fiambrelete & Frei Bentouvem?

Fácil… Todos estiveram ontem, dia 22 de Março de 2006, no Teatro Nacional de São Carlos, a desfrutar das três seguintes óperas: (1) Santa Susana (Sancta Susanna) ; (2) Erwartung; e (3) O Dissoluto Absolvido (Il Dissoluto Assolto).
O libreto desta última ópera foi escrito pelo nosso Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, e está muito bem feito. A música, as vozes e os cenários também convencem.

Resumindo, aconselho o espectáculo (o pior é o preço…). O espectáculo está em cena até 26 de Março de 2006.
Mais detalhes aqui e ali.

22 março 2006

Hoje é dia de festa !!!




Na terra dos...

e para assinalar este dia,

não poderiam faltar os...

MUITOS PARABÉNS LC !!!

Que a vida seja um acumular de felizes e doces momentos !!!


P.S. Pensei em preparar uma mousse, mas dadas as circunstâncias... vai um donut ?

Árvore, livro, filho

Planta-se uma árvore,
um começo incipiente.
Desejamos que perdure,
que se transcenda, a semente.

Um livro, no seu começo,
é promessa apalavrada
de um desejo sem preço:
ter a memória anotada.

Um filho é mais que tudo,
causa e consequência,
alguém que sendo miúdo,

engrandece a nossa essência,
porque mais que em qualquer estudo,
na criança está ciência.

Alberto Terego

21 março 2006

Poema Suspenso by José Seramigo

Contemplo a teia de aranha suspensa...
Será que a aranha suspensa pensa?
E a mosca, depois do seu voo suspenso...
Também pensa?


ass. José Seramigo


Image hosting by Photobucket
Younjoo Ham

20 março 2006

Call Center - Pequena estória

É sempre divertido andar de transportes públicos. Hoje, no comboio, ouvi contar o excerto da seguinte conversa telefónica que, presumivelmente, se passou em Lisboa com um empregado de um call center.

(…)
Cliente: Olhe que eu tenho uma caçadeira…
Empregado: O seu número de cliente, por favor.
Cliente: Eu tenho uma caçadeira… e vou aí e mato-os a todos.
Empregado (após carregar no botão de "Alta Voz"): Pode dizer-me em que posso ajudá-lo?
Cliente: Olhe que eu tenho uma caçadeira… e vou aí e mato-os a todos.
Empregado: Preciso que me dê o seu número de cliente, por favor.
(…)

Segunda-feira by FlorGrela Excêntrica

Image hosting by Photobucket

Eu sei que o quadro de Corrado Zeni não se chama assim, mas para mim, o seu título é:
"Segunda-feira".

17 março 2006

Dedo na Frida

Já fui visitar a exposição sobre Frida Khalo no CCB e devo dizer que foi uma grande desilução (apesar de já ter sido avisado por outros membros do blog). E acho um roubo o preço do Bilhete!
Não percebo o sucesso da exposição ! Há uma muito melhor no Museu de Arte Moderna de Sintra, mais barata, e ninguém fala dela !

PC

16 março 2006

Relatividade e poesia

Unir letras separadas,
em busca de Harmonia,
com palavras ponderadas
é próprio da Poesia.

Bela Relatividade!
Diz a Geral Teoria
que a atracção da Gravidade
é tão só Geometria.

Mais paralelos, diria,
podem ser encontrados,
a métrica, a simetria.

E ouvirmos, deleitados,
das esferas, sinfonia:
versos matematizados.

Alberto Terego

Espaço-tempo

O que é a realidade?
Existirá realmente?
Será antes, na verdade,
uma ilusão existente?

O que é o tempo, então?
Flui mesmo pelos entes?
Ou é uma sucessão
infinita de presentes?

Faz sentido perguntar
aspectos desta temática?
Bem fácil é questionar!

Mais difícil é, na prática,
para tal filosofar,
obter resposta automática.

Alberto Terego

Inveja


Eu sei que o quadro não se chama assim, mas para mim, o seu título é:
"Quem me dera ser azul".

Parenthetical thoughts

Por vezes acontece (com alguma frequência, aliás) que, ao escrever sobre um assunto (de maior ou menor interesse -o que alías depende da disposição do leitor (e não só, até da sua cultura -neste caso cultura geral ou específica) e da forma como o assunto foi (d)escrito), o agente comunicador acaba por se ver na necessidade de introduzir (infelizmente, por vezes de forma perfeitamente desnecessária -ou até inútil- à clarificação das idéias, e aliás frequentemente o efeito é perniciosamente o oposto, por levar a atenção do leitor a se desfocar do fio principal de argumentação, levando-o a uma sensação de desconforto, estilo "estou perdido, onde é que está o fio da meada") pensamentos intermédios na forma de parêntesis -mas nem sempre, pois pode ser por via de um ou dois "travessões" (que deviam ser longos, mas estes teclados não ajudam e daí os hífens)- que ajudam por sua vez a que a transmissão da mensagem seja feita de forma simples e clara.
Juan Hónimo

15 março 2006

Vou aproveitar o Jet-Lag para fazer qq coisa de jeito ...


Sendo dia quinje de Março, cumpre-nos anunciar e desejar
.
MUITOS PARABENS
.
à nossa estimada Mother Goose.
Que continue por muitos e bons anos a postar no Vistalegre e a fazer mousses.
.
Beijos e abracos de
LC, Meiguito, Çakana, gRingo, RufRuf, Maledêto

14 março 2006

Jogo da Guilhotina by FlorGrela Excêntrica

Como está na moda o concurso “A Herança”, e mais especificamente o “jogo da guilhotina”, aqui vos deixo 5 palavras que estão todas associadas a uma outra (comum a todas).

Boca
Folha
Pilha
Ama
Pele


Qual é a palavra relacionada com estas cinco palavras?

Prometo um chocolatito ao mais rápido a responder. (Vá lá Fiambrelete, põe os neurónios a trabalhar, pois assim ser-me-á mais fácil distribuir o chocolate…)

Created by FlorGrela Excentricidades, SA

Luís Athouguia expõe no Museu da Água (16 Março-8 Abril 2006)



Para os que gostam de pintura, FlorGrela Seramiga sugere a exposição do pintor contemporâneo Luís Athouguia, no Museu da Água – Estação Elevatória a Vapor de Barbadinhos, em Lisboa (Perto da Estação de Santa Apolónia).
A exposição “Figuração Onírica” está patente de 16 de Março a 8 de Abril, e se tudo correr bem Fiambrelete e FlorGrela vão à inauguração. Só espero que não lhes dê para comprar mais nenhum quadro do Athouguia, pois lá em casa já estão quatro: “Janela Vulcânica”, “O Falso Peregrino” (os dois a pastel) e ainda dois desenhos abstractos (tendo um deles sido oferecido pelo pintor, ao ver que gostávamos de dois desenhos, mas não conseguíamos decidir qual deles levar!)

13 março 2006

Será que o Professor Çakana Manguito ou o seu filho Meiguito nos podem agora dar algumas dicas...

...de locais de Marte a "visitar"?
Juan Hónimo

10 março 2006

É só para clarificar que aquele poste mais abaixo não é do Professor Çakana Manguito...

...pois eu já tinha dito quem eram os senhores que se seguem!!
Juan Hónimo
PS- eles têm Ronaldinho e Deco, mas nós temos Beto e Petit!!!! E isto não é uma ameaça!! :-)

Aiiii!!!

Depoix de Cavaco tomar poxxe xó poxxo dixer:

Ai, valha-nox Deux... :-(

E o que xerá que o xenhor Prexidente queria dixer com "Estabilidade dinâmica"?

Axx: Frei Dexgoxtoxo

Não é que a Professora de Educação Musical do Ivan Hónimo queria que ele fizesse uma pesquisa sobre um instrumento típico da Madeira?

Felizmente que há o Google. Liguem o som do computador e recordem e/ou matem saudades.
Só uns esclarecimentos:
A Madeira é um ("um" ou "o"?) jardim e é filha de Portugal (mas pensei que a Madeira era Portugal...)
Juan Hónimo

09 março 2006

Só mais uma posta acerca do SLB...

...e esta bem saborosa.
Juan Hónimo

BBC

Estava eu a passar canais para apanhar alguma referência ao Liverpool-Benfica (não assisti ao jogo pela televisão, por muito incrível e estranho que possa parecer a alguns membros Vistalegre...) quando dou por mim no BBC World a ver uma entrevista com o Roger Penrose, simplesmente um dos maiores cientistas vivos. A BBC de facto entrevista não só políticos, artistas, mas também cientistas. E o jornalista (da "série" Hardtalk, aliás excepcional) colocou questões inteligentes e ao mesmo tempo, centradas no ponto de vista de um leigo. Admirável. Fui ao Google e... encontrei a entrevista online!! Vale realmente a pena ver e ouvir. Obrigado BBC, por -a partir de Inglaterra- nos dares tantas alegrias e saberes.
Alberto Terego
PS- Penrose tem estado a trabalhar em teorias alternativas ao Big Bang "habitual". Como se o universo fosse uma sucessão de Big Bangs (mas não se trata do universo pulsante). Um Big Bang dá origem a um universo cada vez mais difuso em que o tempo deixa de ter significado, dando "origem", "depois" (se é que essas 2 palavras fazem sentido neste contexto) a um novo Big Bang, etc.

Algo que o intriga é a baixissima probabilidade de ocorrência do estado altamente organisado do Universo pós-Big Bang. Mas ele não envereda por ver nisso a intervenção divina. Aliás resiste a essa interpretação e coloca-se à margem de qualquer interpretação religiosa. Mas admite como aceitável uma interpretação que coloque "Deus" nesse cenário.

Curiosamente, algo que o interessa bastante são os aspectos da inteligência artificial, e do papel da consciência. Ele acha que a Física está incompleta, em particular a Mecânica Quântica, que de forma tão interessante introduz o papel da consciência do observador. Ora ele acha que essa consciência tem uma base física, ainda inexplorada. Essa tal consciência transcende, por exemplo, um computador, que está limitado a resolver "problemas computáveis" (no contexto por exº dos trabalhos de Turing). Mas a consciência (por exº humana, mas ele não a restringiu aos homo sapiens, por exº falou de cães e baleias) consegue pelo menos abordar esses problemas (por exº, formular algo como os Teoremas de Godel), pelo que ela deve conter algo extra, que ainda não foi suficientemente explorado pela Física (embora tal estudo ele ache que teria de ter consequências óbvias por exº em Biologia).

Se tiverem tempo, vejam e ouçam o link (em Real Media) que vale a pena.

Nós por cá...

( in DN Madeira, edição 09/MArço/2006 )

TECTO DE CAPELA CAI DURANTE VELÓRIO

Parte do tecto da capela do cemitério de Santa Cruz, localizada a sul do Aeroporto Internacional da Madeira, ruiu ontem no preciso momento em que cerca de duas dezenas de pessoas velavam o corpo de um familiar falecido. ( se ele não tem falecido, nada disto tinha acontecido )
Felizmente, os bocados de estuque que caíram ao solo em pleno velório não provocaram nada mais do que uma nuvem de pó, já que aterraram numa zona onde não se encontravam quaisquer pessoas. ( aterraram é uma boa palavra, tendo em conta que a capela encontra-se junto ao aeroporto )
Contudo, o impacto dos fragmentos de cal e cimento no solo de madeira provocou um estrondo que serviu para pregar um valente susto nas pessoas que velavam o familiar desaparecido em silêncio. ( o familiar desapareceu em silêncio?? Mas isso faz-se?? Terá sido o estrondo suficiente para acordar o morto?? )
Quando o DIÁRIO chegou ao local, uma viatura da agência funerária estava a transportar o caixão para a Capela de Santo Amaro, serviço de transladação que foi pedido pelos familiares do defunto por não confiarem na estabilidade do tecto, dado que algumas pessoas tinham sentido a queda de fragmentos minúsculos sobre os ombros e cabeça momentos antes do referido desabamento parcial do recto. ( o DN em cima do acontecimento... valentes! )
O DIÁRIO constatou no local que parte do estuque foi varrido e deixado à porta da capela e que a fachada do edifício apresenta fissuras com vários metros de cumprimento e já com alguns centímetros de largura. ( pelo menos, não varreram o estuque para debaixo do tapete. E quanto às fissuras... vários metros de cumprimento... até parece que estamos a falar da Sé do Funchal )

Com todo o devido respeito, mas este Caso do Dia deixa muito a desejar...

Melhores comprimentos,

Mg

Ai o Moirinho!!! Porque nao ganha o Moirinho???

Moirinho: Oh Prof. Çakana, isto assim nao pode ser! Eu, o melhor treinador de futebol do Mundo e arredores, nao posso estar 2 anos consecutivos sem ganhar uma competicao europeia!!! Cheira-me que aqui ha dedinho seu ...
Çakana: Caro Moirinho, acho que E mais "falta de um dedinho meu" ... se quiseres voltar a ser campeao europeu, E facil, basta voltares ao clube do meu coracao!
Moirinho: Vou ver se o Abra-os-cordoes-A-bolsa-itch compra o FeCePe ... atE porque era maneira de nos vermos livres do PdC!
Çakana: Boa! E eu ate ja sei quem E o substituto perfeito!
Moirinho: Quem???!!
Çakana: Eu! Pois claro! Çakana Manguito, Presidente do glorioso FeCePe! Lindo!
.
Meiguito keeping u posted

08 março 2006

O que vale é que há a função "Edit" no blogger pois assim deixo isto já escrito agora e mais logo é só aplicar tinta correctora a uma das frases

Para o ano há mais...

Agora que venha o Barcelona!!!!!

Juan Hónimo

PS- eu sempre disse que o Benfica iria passar a eliminatória!!!!!

Há aqui uma coisa que não percebo

DIA DA MULHER PS entrega projecto-lei para impor paridade
No Dia Internacional da Mulher o PS entrega, na Assembleia da República, um projecto-lei que pretende obrigar os partidos a incluírem nas listas eleitorais pelo menos um terço de candidatos de ambos os sexos.

Quer isto dizer que pelo menos 33.33% dos candidatos têm de "ter os dois sexos"? Mas isto não será algo "difícil de implementar", ser homem e mulher ao mesmo tempo?? Ou se calhar o que se quer dizer é que de todos os candidatos tem de ser assegurado que 1/3 deles provém de ambos os sexos, quanto aos restantes 2/3 não é preciso verificar, podem até ser marcianos (Meiguito, esta é para ti).

Aaah, mas afinal o que o/a jornalista deve querer dizer é: "pelo menos um terço de candidatos de cada sexo". Estava a ter dificuldade de entender.

Joaquim Forma

Hoje apetece-me perguntar...

Se existe www.wikipedia.org... para quando www.kiwipedia.org ???

07 março 2006

Antevisão do Liverpool-Benfica

Vai este seri ano (desculpem-me o alentejanismo) de campeão europeu lá para os lados da Luz? A esperança existe, mas será muito difícil, o sofrimento sem dúvida que terá de ser muito, a começar já com o jogo em Liverpool. Para o fiel (ou será constante?) adepto, que se contorce com tanto sofrimento, as costas é que pagam, quase que ao ponto de ficar partidas. Ele bem tenta sacudir a água do capote, mas a colisão com as fortes emoções é inevitável. Esperemos que esse jogo deixe boas memórias, sem razão de queixa. Basta um empate neste jogo, just one point in this match.

Se passar a eliminatória, o Benfica talvez defronte a seguir o Bayern, de Munique. Que assim seja, mas para isso têm que amanhã ter uma boa noite e também boa sorte.

Juan Hónimo

06 março 2006

Flabbergasted

Fui surpreendido ontem durante na minha romaria trimestral ao Centro Cultural de Belém para ver as exposições temporárias, uma vez que a fila para ver a exposição de quadros de Frida Kahlo chegava às portas do centro de exposições, parecendo que os portugueses tinham finalmente aderido à arte. Mas parece-me que tal adesão à arte é apenas temporária uma vez que contrariamente ao que eu fiz, que foi não esperar na referida fila e comprar o passe para todas as exposições que era apenas dois euros mais caro que o bilhete para ver a Frida Kahlo, as outras pessoas esperaram horas na fila para comprar bilhete para ver apenas a Frida. Pergunto-me no entanto qual a razão de tão grande adesão, será o filme que esteve em exibição há alguns anos sobre a vida da pintora, ou será a morbidez da história da pintora que atrai tanto as pessoas? Não sei a resposta, o que eu sei é que a exposição é bastante pequena e se vê em cerca de 20 minutos o que é no mínimo desapontante, ou como diria um amigo meu "As exposições em Portugal não são uma perda de tempo", o que é verdade uma vez que não estamos quase tempo nenhum a vê-las.

Hollywood

Estou agradavelmente surpreendido com a vitória do filme "Colisão" como melhor filme do ano. Este era para mim sem qualquer dúvida o melhor filme dos que estavam a concurso e que eu já vi. Devo também expressar a minha surpresa pelo bom momento criativo que os estúdios de Hollywood atravessam, ao editar uma considerável sequência de bons filmes, tais como o "Segredo de Brokeback mountain", "Capote" com um desempenho verdadeiramente fascinante de Hoffman, ou ainda um dos meus filmes favoritos o "Fiel jardineiro". Quanto a "Munique" e a "Syriana" não vi pelo que não comento. "Memórias de uma Gueixa" não merece a pena ser visto dado a história ser tão lamechas e estar repleto de lugares comuns. "Good night and good luck" é mais um documentário do que um filme, e apesar de a temática de luta pela liberdade me ser bastante cara, devo dizer que o filme fica bastante aquém das minhas expectativas.

02 março 2006

O País dos Filmes…


FlorGrela e Fiambrelete estão no cinema, a ver o “Brokeback Mountain”.
FlorGrela repara, pela enésima vez que a lua, quando aparece é sempre cheia. Não há quartos minguantes, quartos crescentes ou luas novas. Nada, nos filmes só existe lua cheia.
FlorGrela comenta o facto com o Fiambrelete que lhe responde:
- Sabes, Florgrela, no “país dos filmes” a lua é sempre cheia…
- No país dos filmes… pois é… deve ser isso.

anúncio de carrinha Voyager

Há um anúncio na rádio super-irritante, duma carrinha que transporta uns miúdos que estão no banco de trás a ver um filme no DVD com que a van ven, perdão, vem incorporada:
- Filhos olhem para o Cristo-Rei (bimbos, nunca tinham vindo a Lisboa).
- Olha pai, os cowboys!
- Quais cowboys?
- Olha os índios...
- Indios?? Onde?!...
- Nos cavalos...

Alguém explica a estes publicitários que já não há filmes de "índios e cowboys" apenas de "cowboys"?? E que nenhum miúdo de hoje quer ver um desses filmes já descorados dos anos 50??
Juan Hónimo
PS- Ah, esta é imperdoável!! Aposto como pensaram que o link relativo a filmes apenas de cowboys era de um certo filme...
PS2- Afinal não era esse? Ah, isto vai dar vontade de rir, até partir as costas...

Abismos, falhas, fendas e lacunas

Garcia Leandro considera que houve um «enorme abismo» entre os discursos de Sampaio sobre as Forças Armadas e a realidade.
Vinda da boca de um general, esta afirmação é uma autêntica bomba... Será que em 10 anos de presidência já alguém tinha notado algum desfasamento entre os discursos de Sampaio e a realidade??...

A propósito do plano de emergência de sismos:
António Costa realçou igualmente que com este plano de emergência para a capital será preenchida «uma lacuna muito importante»
pergunto-me (ou questiono-me) eu: lacuna ou falha?


A propósito das evacuações na Calheta:
espero que o polvo gigante não tenha nada a ver com isto...

Joaquim Forma

Sickbay

É verdade, Baía esteve doente, mas podemos estar todos descansados, pois não é gripe.
Joaquim Forma