31 outubro 2008

I Endorse Barack Obama

After nearly two long years of intense scrutiny, debate, and gossip, I believe the best candidate for the presidency of the White House is Barack Obama. In this last week, I was particularly struck by his candor and serenity; after all that others have come up with in the last 4 months to smear Barack Obama, it is trully amazing to see him laid back at interviews and at public gatherings, speaking calmly about the future of this country and of the world, and laying out his plan. And after several months, he has come back to his initial message of unity, bipartisanship and "yes, we can!": again, very inspirational! After all I have seen, I believe Obama, if elected, will be a great president.
.
To track the minute-by-minute polls, click here: 5 30 8.

28 outubro 2008

Isto está complicado lá para os lados do 10-AC...

27 outubro 2008

É assim uma espécie de Frize, versão húngara

Água gaseificada húngara, com sabor a Figo.

Esta campanha tem direito a anúncio televisivo e tudo. Figo dá uns toques na bola, e depois dá um chuto, enfiando-a num caixote do lixo... Enfim, pelos vistos os húngaros gostam (aliás, eles bebem água gaseificada... e Tokaji... e Unicum...)

Alberto Terego

25 outubro 2008

Só mais uma addi(c)tion para a controvérsia mais recente aqui no VA

O LC viciado NAS eleições americanas? That is not the problem.

O problema é saber se AS PRÓPRIAS ELEIÇÕES é que vão SER VICIADAS...

Dr Matt Cunha

24 outubro 2008

Greenspan

Finalmente foi reconhecido por Greespan que os mercados não se conseguem auto-regular. A grande chatice é que foi preciso dar cabo da economia mundial para que tal fosse reconhecido.

E o mais triste é que segundo ensina a história, isto provavelmente não servirá para muito e voltará a acontecer algo parecido daqui a umas décadas. Isto assumindo que a gente sai desta com vida, é que as bolsas estão a cair a pique dia após dia. 

Tenho até pena do Greenspan, porque vai ser enxovalhado como sendo o responsável pela crise. Ele tem a sua parte de responsabilidades ao não implementar uma regulação mais forte dos mercados, mas na realidade quem causou os problemas foram outros. Dizer que ele é o único culpado é o  mesmo que dizer que a polícia é responsável pelos crimes que acontecem. 

A notícia do Público:

Greenspan: livre mercado é incapaz de se auto-regular 
24.10.2008 - 10h08
Por José Manuel Rocha
Kevin Lamarque/Reuters (arquivo)
Alan Greenspan mostra-se chocado com a dimensão da crise financeira
O antigo presidente da Reserva Federal norte-americana Alan Greenspan reconheceu ontem, numa audição no Congresso, que falhou na regulação do sistema financeiro. "Cometi um erro ao confiar que o livre mercado pode regular-se a si próprio sem a supervisão da administração", afirmou o homem que esteve 18 anos ao comando da Fed.

Alvo de críticas por parte de vários membros do comité que realiza audições sobre a situação dos mercados, Greenspan confessou-se chocado com a dimensão da crise financeira. "Há 40 anos ou mais que tinha uma evidência muito clara de que o mercado livre funcionava muito bem", reconheceu Greenspan. Admitiu, depois, o grave erro em que incorreu quando se opôs à regulação do mercado de derivados. "Presumi, erradamente, que o interesse próprio das organizações, nomeadamente dos bancos, era suficiente para que eles protegessem os seus accionistas."

Considerado por muitos como o "maestro infalível" do sistema financeiro, a voz que os mercados reverenciavam, Greenspan surgiu no Congresso com uma atitude de perfeita resignação e de distanciamento em relação às políticas que defendeu ao longo de quatro décadas. E foi confrontado com duras críticas. Por exemplo, do democrata que lidera a comissão de supervisão do Congresso. "O senhor teve a autoridade para prevenir as irresponsáveis práticas de empréstimo que conduziram ao subprime. Foi avisado para fazer alguma coisa. Agora, toda a economia está a pagar o preço", afirmou Henry Waxman.

Greenspan não evitou a questão. E reconheceu que deveria ter avançado com a regulação dos mercados onde se transaccionavam os chamados produtos tóxicos que estão na origem da actual crise - a mistura explosiva de hipotecas com títulos de dívida que eram depois vendidos a outros investidores.

O antigo presidente da Fed aproveitou a audição para dar uma visão pessoal do que será o cenário macro-económico no fututo próximo: mais desemprego, menos consumo das famílias. Greenspan diz que é necessário que o preço das casas estabilize para que se ponha termo à crise.
 

23 outubro 2008

Ouch, acho que parti o braço... ALGUÉM ME TRAZ FITA-COLA PLEASE??

A propósito do post anterior...


... parece-me que o LC não é o único que anda grudado nas eleições americanas.

Insónias ... conclusao

Comecei a divagar no Post Insonias e ... esqueci-me de mencionar um dos pontos que justificam a minha resposta nao sei A pergunta "Achas que o Obama vai ganhar?".
.
Neste momento parece que o Obama vai ganhar mas ... provavelmente nao vai. Provavelmente quem vai ganhar E o McCain. Como?? Roubando a eleicao. Tal como o Bush fez em 2000 e 2004. Em 2000 ganhou o Al Gore. Em 2004 ganhou o Kerry. Em 2000 o GOP aldrabou o resultado na Florida. Em 2004 o GOP aldrabou o resultado no Ohio. Disto parece haver poucas duvidas. O caso no Ohio E particularmente claro. Tem havido muita investigacao, tem-se descoberto muita coisa e houve pessoal que foi para a cadeia. Mas disto o corporate media nao fala pois nao lhes interessa.
.
Em locais onde ja iniciaram vote casting usando votacao electronica, ja ha acusacoes de que as maquinas trocaram um voto no Obama por um voto no McCain.
.
Por isso, pessoal, nao se espantem que dia 4 de Novembro, o eleito seja o McCain. Nao seria nem a primeira nem a segunda vez que o GOP roubaria a eleicao. Desta vez serA mais dificil pois sera preciso aldrabar em mais que um estado ... dificil mas nao impossivel.

Vai ser lindo ver daqui a uns tempos aqueles trapitos caritos na pele duma qualquer mulher sem-abrigo

22 outubro 2008

Insónias ...

On the other side of the pond, where the sun rises, parece estar tudo a torcer pelo Obama. Obama! Obama! Obama! e frequentemente perguntam-me: O Obama é fixe, é melhor que o McCain, né? Achas que ele vai ganhar?
.
A resposta curta às duas perguntas é sim. A resposta mais longa é ... não sei.
.
As semelhanças e diferenças entre o Obama e o McCain têm sido amplamente debatidas e salientadas pelos dois ao longo desta campanha. Mas apenas se conhecem bem as muitas semelhanças e as poucas diferenças entre estes dois nos assuntos que são abordados. Mas quais as semelhanças e as diferenças nos muitos assuntos que ficaram por abordar? Por vezes, fica a clara impressão que o esforço dispensado para salientar uma diferença é maior que a própria diferença. Para além da eloquência, das distracções, das meias-verdades, parece-me que naquilo que é essencial, McCain e Obama são até muito parecidos. Espero estar enganado, mas uma presidência tanto de um como de outro será provávelmente mais do mesmo. Basta olhar para a lista de acessores de um e outro: é tudo malta da velha guarda!!! Nem Obama nem McCain parecem minimamente interessados em atacar os verdadeiros problemas deste pais:
>> 1 - acabar com o financiamento das campanhas eleitorais por grandes corporações e interesses obscuros. Aqui, há que tirar o chapeu ao McCain que optou pelo financiamento público. Mas o assunto quase que não mereceu discussão. O Obama ignorou-o completamente.
>> 2 - acabar com a concentração dos média nas maõs de alguns bilionários. O Corporate media que a troco do dinheiro das grandes corporações procura subjugar o povo através de uma campanha permanente de medo e meias-verdades. Corporate media que bloqueia por completo a voz de outros candidatos à presidência. Sim, há outros candidatos! Na última sondagem que vi ontem, havia 52 de intenções para Obama e 42 de intenções para o McCain. Então e os outros 6%? Ningúem nos corporate media fala da campanha do Ralf Nader ou da Cynthia McKinney ou outros. O último debate Obama-McCain foi chamado The Last Presidential Debate 2008 quando no fim de semana seguinte houve outro debate presidencial (acho que em nova iorque) entre os outros candidatos. E neste assunto, tanto Obama como McCain, nem pio.
>> 3 - acabar com private health insurance. Não interessa a nenhum dos dois.
>> 4 - acabar com o military industrial complex Americano, que consome cerca de 50% do orçamento do governo federal (qq coisa como 0.7 triliões de $$), o que é igual ou superior que a soma dos orçamentos de defesa dos 25 paises que aparecem a seguir na lista de greatest defense expenses. Não interessa a nenhum dos dois.
>> 5 - terminar a influência imperialista dos EUA no mundo. Nem pio!
>> 6 - terminar com as guerras. Para mim, são um-a-fotocopia-do-outro. Apenas muda a eloquência, não o essencial.
>> 7 - apostar a sério na educacao deste povo. Abordado de forma muito ao de leve pelos dois.
.
Estes sao os verdadeiros problemas. The root of all evil nos estates. Mas disto, nem Obama nem McCain falam. Quase nem falam das Guerras ... . Tanto Obama como McCain como os corporate media falam apenas da economia, do valor das casas, das poupancas-reforma, da especulação na bolsa, das distracções eleitorais, das palhaçadas da Palin (do Biden ninguem fala, o que deve ser um alivio para o Obama), ... e claro, do aquecimento global e dos custos de energia e da necessidade de procurar mais petroleo e investir em fontes alternativas (again, tudo muito parecido com algumas nuances) ... agora daqueles que morrem por uma Guerra estúpida no Iraq, seja Americano seja Iraquiano, ninguem fala. Estão os filhos da nação a cair mortos no Iraq por uma Guerra inventada e está o pessoal cá todo preocupado com o próprio umbigo. E incrivel!!! Também, nem Obama nem McCain falam sobre as muitas ilegalidades da administração Bush, nem falam sobre o estado policial que aos poucos começa a ser imposto neste país, nem falam sobre a imigração ilegal.

.
Mas disto nenhum destes dois fala porque nao interessa. E assim, eu parece-me que vai ficar tudo na mesma. No inicio, o Obama parecia fantástico, porque além de eloquente e inspirador, ele abordava alguns destes assuntos. Mas mal ele arrumou a Hillary, o discurso dele mudou e ficou muito mais parecido ao do establishment.
.
Quem aborda alguns destes assuntos é o Ralf Nader e a Cynthia McKinney. Mas ningúem os ouve porque ninguem transmite aquilo que dizem. É demasiado incomodo, quem sabe, talvez a verdade possa quebrar a cegueira colectiva imposta pela classe dominante. Durante as primárias, Ron Paul (Republican) e Dennis Kucinich (Democrat) também falavam das questões essenciais mas os corporate media arranjava sempre forma de os fazer parecer um pouco taralhoucos e pouco sérios.

.

O resto são distracções.

1 - A Palin, que à quarta tentativa em descrever as funções do VP mostra ainda não conhecer o job description. Resumidamente, a Palin é um desastre!!! Ela nem parece ser capaz de memorizar os artigos da constituição referentes às funções do VP.

2 - Os comentadores da Fox (anti-Obama) a atacarem os da MSNBC (anti-McCain), e vice-versa, e a insinuar (subtilmente aos teus telespectadores) que aqueles gajos e gajas do outro canal não são de confiança e que não devem ser escutados, jamais! Assim, há quem só veja Fox ou só veja a MSNBC ...

3 - Joe, the Plumber. What non-sense!!!!!!!!! Este pessoal droga-se. Nesta linha, foi interessante ouvir pessoal dizer: "o que me preocupa no Obama são as suas ideias to redistribute the wealth", no sentido de usar os impostos para tirar aos ricos para dar aos pobres!!!!!!!! Oh criatura, eu não te ouvir dizer isso quando o Obama apoiou o $700 billion bailout, que foi uma redistribute the wealth monumental de tirar aos pobres para dar aos ricos!!!!!!

4 - etc ... voter supression tactics, Acorn, Bill Ayres, ... eu podia continuar e continuar mas estou cansado ... vou dormir!

21 outubro 2008

It ain't over 'til the fat lady sings

E pela familia faz-se tudo!!!

20 outubro 2008

Candidatos presidenciais que eram veteranos de guerra

A seguir vai uma lista dos principais candidatos das últimas eleições americanas. A bold indicam-se os candidatos que eram veteranos de guerra. Notem quem não ganhou as eleições nesses casos.

1992- Bill Clinton vs George H. Bush
1996- Bill Clinton vs Bob Dole
2000- George W. Bush vs Al Gore
2004- George W. Bush vs John Kerry

Quanto ao ano de 2000... bem, o Gore é, à sua própria maneira, um "veterano" de "guerra" e a prová-lo até tem um Nobel da Paz (e um Óscar e tudo).

E agora, o que se passará este ano?:
2008- Barack Obama vs John McCain

Dr Matt Cunha

16 outubro 2008

Barack...


...é isto em húngaro...

Alberto Terego
PS- já estou a ver os republicanos daqui a 1 ano a tentar o impeachment do Obama. Mas ontem ouvi o Trump na CNN a dizer sem papas na língua que Bush é que devia ter sido destituído, i.e., com um processo de impeachment por ter mentido na questão do Iraque...

Esta é para o Manguito ou para o Meiguito responder

Eu tenho uns problemas de canalização lá em casa... Alguém sabe quanto é que o Joe leva à hora??
Alberto Terego
PS- quando tiver um teclado decente, eu coloco as cedilhas e os acentos todos.
PPS- done.

Banco Best... the best!

O Depósito a Prazo McCain-Obama é um depósito indexado às Eleições de 2008 para a Presidência dos EUA que permite, de acordo com a previsão sobre o resultado eleitoral, investir no depósito a prazo McCain ou no depósito a prazo Obama.
A rentabilidade deste produto é variável de acordo com o resultado das eleições, sendo o seu valor indexado ao resultado do candidato escolhido.


www.bancobest.pt

É preciso ouvir as mentiras todas!

gRingo, Manguito, Maledeto e LC: O quê? Fizeste o quê, Meiguito?!!
Meiguito: Vendi os televisores todos, excepto aquele que está na sala! Isto de cada um ter televisão no quarto é pouco democrático e algo fascizoide! O LC só ouve a far-left liberal da Amy Goodman, o Maledeto apenas escuta os extremistas anti-OBama da Fox, o Manguito tem o comando encravado naqueles anti-McCain da MSNBC, o gRingo só quer ouvir os ding-dongs da Comedy Central, e eu só tenho olhos para as empty-heads da CNN. Isto não pode ser! Para formarmos uma opinião informada sobre as eleições, a economia, a guerra, etc ... temos que ter espirito aberto e prestar atenção às mentiras que cada uma destas fontes poem no ar. Daqui em diante, passamos todos a ver televisão juntos, dedicamos um tempo a cada uma das fontes e depois discutimos entre nós os diferentes assuntos.
Manguito: mas nós não temos tempo para isso! Nem queremos. Apenas queremos ouvir aqueles com quem nos identificamos, que reafirmam e reforçam as nossas próprias crenças e opiniões. Opiniões contrárias e divergentes levantam suspeitas, enquanto ideias novas causam medo. Eu quero o meu televisor de volta!
Maledeto: Eu sou a favor do plano do Meiguito, desde que seja eu a escolher os canais.
LC: Mas então, e a liberdade de escolha como fica?
gRingo: Por mim, tudo bem. Pode ser. São todos uns palhaços. Para rir, qualquer um desses "jornalistas", "analistas" e "comentadores" serve.

13 outubro 2008

The Shock Doctrine, by Naomi Klein

"Only a crisis actual or perceived produces real change." (Milton Friedman)
.
Change. Crisis. As palavras da moda. O Obama foi o primeiro a prometer change. Depois foi o McCain. E depois toda a gente começou a falar em crisis. Agora exige-se change to fight the crisis. Mas que change? Historicamente, qual a relação entre crise e mudança? O que podemos esperar?
.
Este é o assunto abordado no bestseller The Shock Doctrine: the rise of disaster capitalism, de Naomi Klein. Para os interessados, pesquisem no Youtube. Comecem por aqui. Ou aqui. Ou no DemocracyNow!.
.
Interessante e relevante no actual contexto ... maybe a little too crazy ...

12 outubro 2008

Ka-Ching

Isto da crise financeira é tudo culpa da jeitosa da Shania Twain. Vejam como ela é jeitosa e ouçam aqui como a critica que ela faz ao consumismo terá sido mal interpretado por muitos fás. Oh pessoal menos esclarecido, ela estava a fazer uma critica (e nao um apelo) ao consumismo. DAH!!!
.
Meiguito a abanar o capacete

10 outubro 2008

É meramente uma questão de genes

A questão é:

os americanos querem uma aparentada com a Lady Di ou com o Prez Roosevelt (a "Sara Paula", como diz a D. Rozete da TSF);

ou querem um aparentado ao Brad Pitt (o candidato "O´Bono", nas palavras de Tina Fey do Saturday Night Live).

Juan Hónimo

Comentário naive

Se a bolsa continuar a desvalorizar 10% por dia, daqui a 10 dias... vale zero!
Dr Matt Cunha

The next in line for a Bailout

It has been a year since the Dow Jones industrial average index reached 14 thousand points. The outcome of the speculative fever that spread throughout America (and elsewhere) since 2003. What took 4 years to gain has been lost in just 1 year. In this last year, the Dow has dropped from 14 thousand to 8 thousand 5 hundred points. A loss of almost 40%. 40%. If this does not seem too bad, then look at some companies: for instance, in the last year GM stock has decreased 88% in value. Crazy!
.
After bailing out greedy Wall Street banks and investment firms, and after bailing out soon-to-be-homeless home owners, the next in line “should” be in-the-near-future-retirees who have lost their life savings in the stock market. Right? You think? Who do you think will be the first one to propose this? Obama or McCain? I bet my money on Bush!
.
"While you're at it, why not bailout defenseless consumers that can't control their credit card debt or helpless gamblers that enrich the casinos? And what about horse race fanatics? Or porn addicts? Or drug addicts or ... you name it! After all, the government does collect substantial taxes from almost all these ... human activities. Right?"
.
Today I heard "Iceland is bankrupt". Bankrupt?! Hum ... so all that thing about becoming the country with the highest Human Development Index, an example to other countries, all that effort was yet another bad example of living-above-your-own-means? Unaffordable and probably unsustainable??? Should Iceland also get bailed out?
.
After reading what I have just written, why does it sound like I-am-kind-of-pissed-off? Am I? Should I be? Maybe I am pissed off with myself ... after all, I have no addictions, I don't live beyond what I can afford, I haven't lost my savings ... but if I had, if I had gone mad and done a whole bunch of crazy things and lived a rock star life, it wouldn't be a problem because maybe someone would bail me out! I should have lived more! ... This might be a part of the reason, I admit, but the most significant reason is responsability. What ever happened to personal responsability? You know, to be responsible for ones decisions and actions? If-I-gamble,-I-am-willing-to-take-the-wins-AND-the-losses kind of thing! Again and again, someone else is to blame. It wasn´t me! I am a victim. I just bought a house, a car, a vacation and a boat I can't afford and bought stock when the market was in a bubble and maxed out my eight credit cards and now I'm screwed. I blame the faceless businessman in Wall Street! Really? I guess I am pissed off because this lack of responsability may well end up screwing all of us. Right now, things are starting to look a little scary. Starting to look like 1929 ... and very very strangely, seems like Palin has family ties to FDRoosevelt. How wired is that! Look it up in Yahoo!: Candidate ancestry traced. Fate is not without a sense of irony ...

09 outubro 2008

Eu acho bem que autarquias paguem...

... pois este Secretário de Estado, José Magalhães, é um grande impulsionador nacional da Sociedade da Informação, viajando de cidade em cidade, de vila em vila, de autarquia em autarquia para demonstrar as vantagens da informatização da Sociedade em geral. Assim é natural que ele acabe por gastar um pouco mais em Internet que o comum dos mortais.

Só acho é mal a TSF estar a tratar o homem assim por "tu".
Autarquias confirmam notificações para pagar Internet do Magalhães
Joaquim Forma

A pergunta é algo naive, mas... perguntar não ofende

Se uma pessoa tiver Linden Dollars e quiser resgatá-los em US Dollars com base no bailout... pode fazê-lo?

Gostava de ter resposta para isso, pois tenho curiosidade em saber qual a diferença fundamental entre o dinheiro "virtual", neste caso do Second Life, e os famosos títulos de dívida tóxica do mundo real, que irão ser supostamente "comprados" ao abrigo do plano Paulson.

Alberto Terego

08 outubro 2008

o crime e a estupidez compensam

E la foi mais um debate presidencial. Aqui tao perto. Mas sem musica country e sem quasi-nada de novo. Perguntas ja perguntadas e respondidas mil vezes por dois marretas, algo pinoquios, de dedo acusador apontado. Foi interessante ver o Obama dar uma tareia no McCain quando ambos foram questionados sobre a estrategia no IRAQ. O Obama deu uma resposta genial. De resto, a unica novidade veio do McCain. O Obama concordou. Relativamente ao mortgage crisis. O McCain quer agora que o governo compre todos os maus emprestimos (para compra de casa) aos bancos e quer que o governo renegoceie e baixe o valor desses emprestimos. Incrivel! Entao, e os mercados livres?????????????????
.
Primeiro faz-se um bailout aos ladroes de Wall Street. E depois faz-se um bailout ao pessoal que comprou casa que nao podiam pagar.
.
O primeiro comentario apos debate que eu ouvi foi: "se eu sabia, tinha comprado uma casa maior!"
.
Que facilitem a vida ao pessoal que esta um pouco apertado, renegociando a taxa que pagam e o tempo de pagamento, ainda va! Agora, baixar o valor do emprestimo?????????
.
Este politicos sao uns merdas! Com eles, so ganham aqueles que sao mesmo estupidos ou aldraboes. Quem faz uma vida certinha nunca ganha nada! O crime compensa! Bora la roubar!
.
.
Relativamente ao possivel desfecho em Novembro, as sondagens dao um claro avanco ao Obama. Mas sondagens sao sondagens. Eu vou mais pelo que sinto. E claramente sinto um Obama calmo e um McCain em panico. A campanha McCain-Palin ja nao consegue argumentar com a do Obama-Biden, e quando nao ha argumentos o que resta sao acusacoes sem nexo. Dos muitos tiros no escuro, os da Palin (tadita, ela E tao ... limitada) sao os que originam maior numero de ricochetes. A "melhor" dela foi quando ela espicaCou o povo americano a irem descobrir quem E o verdadeiro Obama, esse desconhecido! Ja agora, aproveitem a pesquisa Google ou Wikipedia para conhecerem a verdadeira Palin, essa sim, uma completa desconhecida!!!!! DAHHHHHH!
.
A serio! Sera possivel A dupla fantastica McCain-Palin vencer em Novembro?????? SerA que a estrategia do medo, da insinuacao, da falta de argumentos, do mais do mesmo, da ignorancia, consegue vencer em Novembro????????
.

07 outubro 2008

Conversa sobre a bolsa...

Fortunato: Pois é, amigo. Fiz uma pequena fortuna na bolsa.
José Seramigo: A sério? Como é que conseguiste?
Fortunato: Comecei com uma grande fortuna...


Fonte: Um Excêntrico de Portugal.

FlorGrela Estampa

Etiquetas:

A Economia não é mais que um sub-capítulo da Termodinâmica

Para travar a volatilidade dos mercados, instituições sólidas como os bancos centrais continuam a injectar liquidez no sistema financeiro. E tudo a bem da estabilidade dos Estados.
Juan Hónimo

06 outubro 2008

Aposto que estes 10% o BES já não paga*

05 outubro 2008

meias verdades

Esta semana não foi fantástica. Mas não foi má de todo. Passei a semana a rebolar no chão do laboratório troubleshooting uma máquina que se recusa a trabalhar. Sem sucesso. Além dessa noia, o meu Ford LTD 1986 teve uns problemas, a tecla @ do meu portátil deixou de funcionar (o que é muito chato ...) e acabei por matar o meu aspirador (já não me chateias mais, seu sacana!!). Mas o televisor continua a funcionar e a Amy Goodman continua a transmitir o seu daily podcast, pelo que eu pude seguir as muitas distracções/trapalhadas politicas que entretêm o povo americano.
.
Depois da palhaçada inicial, os politiqueiros de Washington lá se decidiram por trabalhar um pouco. Vencida a inércia inicial, lá se fizeram os habituais discursos de aproveitamento politico e redigiu-se a lista de queijos limianos (por cá conhecidos como earmarks ou pork barrel) a incluir no Wall Street Bailout bill. Sim, queijos limianos, já que os politiqueiros de Washington só estão dispostos a votar algo a bem do país SE tiverem algo a oferecer aos seus constituents/ campaign contributors. Isto é ano de eleições! ... O 3 page plan do Paulson acabou em 400 + páginas, pelo que vai haver muita malta a comer queijo ...
.
Com tanto banco a cair em desgraça, parece que isto está tudo a ir pelo cano. Mas não. Alguns bancos menos convencionais como os Credit Unions até estão a sair-se muito bem. De uma forma simples "A credit union is a non-profit financial cooperative. We're unique in that, unlike a bank, we are mutually owned and governed by the members we serve. Loyalty not to profits but to you, the member, empowers ****** to offer benefits others can't - including fewer fees, lower loan rates, and higher savings rates." (retirado do site do Credit Union que eu uso). E como non-profit, os dividendos são devolvidos aos membros, que são precisamente as pessoas que têm conta no Credit Union. E este ano, o Credit Union que eu uso está a devolver uma quantia record de dividendos. Locais ou regionais, governadas por pessoas da terra (algumas em regime voluntário !!!), estas cooperative financial institutions têm fama de funcionarem bem (embora com algumas limitações).
.
No Democracy Now!, debateu-se essencialmente a crise financeira. De grande interesse foi a comparação do discurso de Franklin Delano Roosevelt (relativo à crise financeira dos anos trinta) com o de G. W. Bush (relativo à actual crise). Enquanto Bush faz o discurso do medo (o pessoal vai perder o emprego, os reformados as poupanças, ...), Roosevelt disse "“The Only Thing We Have to Fear Is Fear Itself.” (FDR’s First Inaugural Address"). Que diferença na abordagem! Na CNN fizeram um apanhado das declarações que Bush, Paulson e Bernanke fizeram sobre o estado da economia durante o último ano. Mês após mês (enquanto o povo via o dollar a cair, o preço da gasolina a aumentar, o desemprego a aumentar, os foreclosures a aumentar, os preços das casas a cair, ...) é chocante ver aquelas três figuras completamente a leste!!!!!!!!!!!!, sempre a afirmar que ia tudo bem. They didn´t see it coming!!!!!!!
.
Nisto tudo, com Wall Street pelas ruas da amargura, não é que descobri que há um Wall Street Alley aqui perto de casa!!! Mas que apropriado!!!!! :-)
.
E houve também debate vice-presidencial. Depois de tanta expectativa criada em volta do desempenho da Palin, ela até se saiu bem. Makes you wonder if the Katie Couric disaster was not planned by the McCain campaign to make Palin look good at the VP debate ... Seja como for, a defesa dos conservadores para a má prestação da Palin na Katie Couric é (imagine-se!!!!!!!) que as afirmações da Palin terão sido manipuladas, ie, eles (Katie Couric producers) terão alterado (via Photoshop, imagino eu ...) aquilo que a Palin teria realmente respondido à Katie Couric. Ok, eu acredito! NOT! Paciência para aturar estes dementes. Mas voltando ao debate, devo dizer que a Palin sabe como ningúem falar para o Joe and Mary comuns. What a talent! Quando a Palin não sabia responder à pergunta colocada, ela falava de outro assunto qualquer onde ela se sente segura. O Joe Biden esteve muito bem, mostra saber umas coisas e tal, mas parece um pouco distante do povo. Em comum, tanto Palin como Biden usaram e abusaram como marretas das meias verdades para fugirem às perguntas mais compremetedoras.
.
Para terminar, uma nota cultural. Ontem estreou nas salas de cinema o filme Blindness, baseado no Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago. Apropriado se pensarmos na cegueira colectiva que se apoderou do povo americano após o 11 de Setembro. Irónico se pensarmos que daqui a poucos dias este mesmo povo irá eleger o seu próximo lider. Em terra de cegos, quem tem olho é rei. Não consigo deixar de pensar ... será o próximo lider deste país uma mulher???

03 outubro 2008

O social-capitalismo no seu melhor

O plano Paulson vai avante! Camaradas, o capitalismo está salvo!!
Dr Matt Cunha

02 outubro 2008

Espectáculos Outubro 2008

Outubro é o mês da 9ª Festa do Cinema Francês e do DocLisboa.
Há já vários anos que vou ao DocLisboa. É um acontecimento importante, pela qualidade dos documentários que - felizmente - faz encher salas.
A Festa do Cinema Francês não tenho hábito de ir ver, mas já vi na programação que há um filme que quero ver no dia 10 de Outubro, no Cinema São Jorge, às 22 horas: “Paris”. Realização de Cédric Klapisch (O tipo que realizou “O Albergue Espanhol” e “As Bonecas Russas”.) Com Juliette Binoche, entre outros.

Bem… Até ao fim da semana vou tentar fazer a selecção de tudo o que quero ver, para depois tratar de comprar os respectivos bilhetes. É que o ano passado não consegui ver muitos dos documentários que me despertaram mais interesse no DocLisboa, por estarem esgotados.


José Seramigo

Etiquetas: ,