Os exageros das paixões futebolísticas em Portugal
Joaquim Forma
PS- mas afinal ele chama-se Adriaanse ou Adriaansen??
Desde 2003. Um blogue que se reveste de alegria, de viver, de sentir. Com alguma desordem, personalidades múltiplas aqui coabitam e, a brincar, a brincar, reflectem um olhar sério sobre a realidade.
Ela seguiu, foi examinar um quadro a oleo, copiado de Landseer - um focinho de cão de S. Bernardo, maciço e bonacheirão, adormecido sobre as patas.
Quasi roçando-lhe o vestido, Carlos sentia o fino perfume de verbena que ela usava sempre exageradamente: e, entre aqueles tons negros que a cobriam, a sua pele parecia mais clara, mais doce á vista, e atrahindo como um setim.
- Este é um horror, murmurou ela, voltando-se; mas disse-me o Ega que há quadros lindos no Ramalhete... Falou-me sobretudo de um Greuze e de um Rubens... É pena que se não possam vêr essas maravilhas.
Carlos lamentava também que uma existência de solteirões lhes impedisse, a ele e ao avô, de receberem senhoras. O Ramalhete estava tomando uma melancolia de mosteiro. Se assim continuassem mais alguns meses, sem que se sentisse ali um calor de vestido, um aroma de mulher, vinha a nascer a herva pelos tapetes.
- É por isso, acrescentou ele muito sério, que eu vou obrigar o avô a casar-se.
A condessa riu, os seus lindos dentes miudinhos alvejaram na sombra do véu.
- Gosto da sua alegria, disse ela.
- É uma questão de regimen. V. ex.ª não é alegre?
Ela encolheu os ombros, sem saber... Depois, batendo com a ponta do guardasol na sua botina de verniz que brilhava sobre o tapete claro, murmurou com os olhos baixos, deixando ir as palavras, num tom d'intimidade e de confidencia:
- Dizem que não, que sou triste, que tenho spleen...