20 janeiro 2004

Mudar é aprender

‘Mudar é aprender, e aprender é mudar’. Mudar é captar algo de novo, é esquecer o que funcionou, é reformular o background para obter uma nova percepção das coisas. Ora isto, mais não é do que aprender. E aprender é pegar em know-how (conhecimento internalizado) para acomodar novos esquemas. No contexto organizacional, mudar significa percorrer continuamente a espiral do conhecimento, ou seja; (1) transformar o conhecimento tácito individual (know how) em conhecimento tácito da organização, através de acções de socialização para partilha de experiências; (2) externalizar este conhecimento tácito (elaboração de regras escritas, metáforas, etc.) ; (3) combinar o (novo) conhecimento explícito com mais know that, p. ex. categorizando-o ou hierarquizando-o; e, finalmente, (4) internalizar o conhecimento (novamente ao nível do indivíduo), para que um novo know how seja possível - o que implica que o ciclo se reinicia e a mudança ocorre.

Fonte: O meu take-home exam, elaborado no âmbito da cadeira de Gestão da Mudança do MBA da Universidade Católica Portuguesa (Prof. Doutor Fernando Ilharco)