30 janeiro 2004

Prémio Revelação Ribeiro da Fonte 2003 (a minha notícia...)

Resumo Biográfico de Teresa Valente Pereira

Teresa Valente Pereira nasce em 1982 em Lisboa. Inicia os estudos musicais aos 4 anos na Academia de Amadores de Música, começando o estudo do violoncelo aos 6 com o Prof. Alberto Campos. Entre os 9 e os 14 prossegue a sua aprendizagem com a Prof. Mª José Falcão na Fundação Musical dos Amigos das Crianças. Conclui o curso secundário aos 14, distinguindo-se com o Prémio Adriana de Vecchi. No mesmo ano é admitida na Academia Nacional Superior de Orquestra na classe do Prof. Paulo Gaio Lima, concluindo em Junho de 2001 a licenciatura em Instrumentista de Orquestra, especialidade de violoncelo.
Estuda actualmente na Escuela Superior de Música Reina Sofía, em Madrid, com a Prof. Natalia Shakovskaya e o professor Michal Dmochovsky. No âmbito da mesma escola, faz parte do Quarteto Albeniz de Prosegur, sob a direcçao de Rainer Schmidt do Quarteto Hagen, trabalhando esporadicamente com Walter Levin do Quarteto LaSalle.
Obtém diversos prémios e distinções entre os quais: Concurso Juventude Musical Portuguesa - 1º Prémio (1992 e 1995) ; Concurso “Júlio Cardona” – 2º Prémio e Prémio de “Melhor Interpretação da Peça Obrigatória” (1997) e 2º Prémio e “Prémio do Público” (2003); Prémio Jovens Músicos RDP 1998 – 1º Prémio Nível Médio (permitindo-lhe participar no European Music for Youth Prize, Oslo), Prémio Jovens Músicos RDP 2000 - 1º Prémio Nível Superior, Concurso de Interpretação do Estoril – 1º Prémio (2002).
Participa em várias masterclass com Miguel Rocha, Márcio Carneiro, Jeroen Reuling, Radu Aldulescu , Xavier Gagnepain, Steve Doane e Natalia Gutman. É convidada a participar no Encuentro de Musica y Academia (Santander-2002), onde trabalha com Davis Geringas, entre outros.
Desenvolve uma actividade diversificada, tanto como música de orquestra, de câmara ou solista, apresentando-se em concerto com diversas formaçoes:
É por dois anos (1995 e 1997) primeiro violoncelo da Orquestra Portuguesa das Escolas de Música, à frente da qual toca como solista o 1º andamento do Concerto de Haydn em Dó M.
É, em 1999 e 2000, membro integrante da European Union Youth Orchestra, trabalhando com David Strange, Lutz Kolher, Sir Colin Davis e Vladimir Askenazy.
Colabora frequentemente com a Orquestra Gulbenkian.
Realiza vários recitais com programas distintos, tocando em salas como o Pequeno Auditório do CCB, Palácio Foz, Palazzo Geremia (Trento), Auditorio Nacional (Madrid), Ateneo Musical (Santander), Auditório Municipal (Póvoa do Varzim), entre outras, com os pianistas Bruno Belthoise, Paulo César Oliveira, Ofelia Montalbán, Miguelangel Ortega e Elsa Marques Silva.
A convite da associação “Les Nouveaux Talents” apresenta-se em duo com o guitarrista Paulo Valente Pereira, na região parisiense, em 1998.

Participa no Festival do Estoril (2003), tocando o Concerto em Ré M de Haydn com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Apresenta-se no Festival da Póvoa do Varzim (2003) em recital com a pianista Elsa Marques Silva.

Toca como solista com várias orquestras, entre elas a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, a Orquestra da Escuela Superior de Musica Reina Sofia e a Orquestra Académica Metropolitana, das quais se destacam a interpretaçao do concerto de Schumman com a Orquestra Gulbenkian e as “Variaçoes sobre um tema Rocócó” de Tchaikovsky e o Triplo Concerto de Beethoven com a Orquestra da Escuela Superior de Musica Reina Sofia.
Em 2002, grava o seu primeiro cd com o pianista Bruno Belthoise, com quem trabalha regularmente em vários projectos, interpretando a Sonata para violoncelo e piano de Armando José Fernandes, em primeira gravação mundial.
Com o Quarteto Albeniz de Prosegur, do qual é membro, grava em 2003 um cd com o Quarteto n 3 de Brahms e o Quinteto com piano de Schumann.
Em protocolo com a RDP, grava com o pianista Alexei Eremine, a Sonata n 1 de Brahms e a Sonata de Prokofiev.
É desde 1997 bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e desde 2001 da Fundación Isaac Albéniz.