20 janeiro 2004

A triologia dos 3 Ps - propósitos, processos e pessoas

Esta triologia significa que para se fazer algo (a nível organizacional ou nacional) há primeiro que criar um propósito em torno de como criar valor para a sociedade.
A organização passa a ser não um portfolio convencional de produtos, serviços ou negócios, mas de competências e relações.
Transpondo isto para o meu nível pessoal sinto a tentação de definir uma missão para a Vistalegre...

VISTALEGRE’S MISSION: To contribute broadly to societal well being.

A razão de ser desta missão justifica-se pelo seguinte:
Competitive advantage depends on generating and sharing knowledge and managing increasingly complex interdependencies and change.
Nesta perspectiva se cada um desempenhar o seu papel (i.e. ser e fazer o melhor que for possível o que quer que seja que se tenha proposto fazer ou ser) o kaizen torna-se possível através da auto-gestão.

Se ainda não perceberam do que estou a falar pensem na forma como o LINUX foi desenvolvido. Os indivíduos foram-se ligando à rede já existente, criando-se assim novos pontos de ligação. Depois de se atingir uma dada massa crítica a rede cresce por si só, sem esforço e sem gestão superior. A isto se chamam as scale-free networks (enfim, é algo que existe tanto matematicamente como no mundo real).
A expansão dos blogues funciona da mesma forma, e daí a sua importância.