17 março 2004

A Barraca do Çakana

Profesor,
tengo poca guita, eso es un problema, aunque hay dinero para contractar directores (ese Beiga aun me va a quitar del club...) Pero ahora con unas obrigaciones a 5 por ciento e continuando a usar muchachos de 18 años en lo equipo principal, a ver se vamos a tener mas carcañol para usted.
(anónimo, entrenador de equipo de Superliga de Portugal)


Professor,
obrigado por ontem, o jogo estava difícil, mas mais uma vez tudo se resolveu nos últimos minutos (o Professor também é da África do Sul? Pelo nome parece-me mais congolês, quiçá sudanês, quiçá damaiense?...) Quanto ao "papel" não se preocupe. Aliás o meu chefe diz que para variar o Professor também pode receber em viagens, só pode é ser pela agência Kosmos...
(anónimo, treinador que dá murros no ar quando a equipa marca golos decisivos)


Professor Çakana,
eu também sou!, ie, não sou professor pois as garinas não me deixavam estudar. Pois, eu não estou a consultá-lo por causa de problemas de amor. Tem a ver com esta obsessão de ser presidente de coisas cada vez maiores... Presidente de clube de futebol, presidente da cãmara, presidente da República, presidente da Microsoft, os seja sempre a subir. Eu já avancei mas se calhar fiz asneira... se calhar vou desgastar precocemente a imagem presidencial... mas se esperasse até à última, o "outro" depois avançava e tirava-me espaço de manobra. E agora, acalmo-me um pouco e durante um tempo não falo mais nisso ou continuo a bombardear os media com as minhas intenções presidenciais? Que dilema!! O que fazer, Professor Manguito??
(anónimo, já candidato a candidato presidencial)


Professor Çakana,
eu também sou!, i.e., Professor, neste caso de Economia. E o Professor, é docente onde? Bom mas não é por isso que decidi escrever-lhe, é sobre este meu novo tabú (essa é uma palavra que soa a algo oculto de modo que me pareceu ser uma pessoa adequada para lhe expôr estes meus intentos). Depois da publicação do meu livro, ando com este dilema: avanço já para Presidente ou não? Se avanço já, se calhar vou desgastar a imagem presidencial... mas se esperar até à última, o "outro" entretanto avança (aliás, já avançou!) e tira-me espaço de manobra. Que dilema!! O que fazer, Professor Manguito??
(anónimo, candidato a candidato presidencial)


Caro hermano, sem guito não há Manguito! De qq forma, vou ver o que dizem as cartas de tarot sobre o seu futuro. Ummmmmm, estou a ver aqui uma viagem a Italia em breve, ...... interessante ....... quanto a mais revelaçoes, só depois de receber o guito.

Caro kick-boxer do futebol portugues, obrigado pela sugestao das viagens mas eu prefiro deixar isso para os "men in black". Tal como o meu nome indica, eu sou HOMEM que apenas recebe pagamento na forma de DINHEIRO. Já estou a "analisar" o seu fututo e vejo um grande "LYON" a atravessar o seu caminho. Vai ser preciso cuspir muito fogo para queimar esta fera.

Caro candidato a candidato presidencial 1, voce tem guito?

Caro candidato a candidato presidencial 2, seja bem vindo ao consultório! Que honra receber um cliente tao distinto! Avance, meu caro, avance. Vejo nas cartas que a presidencia será sua. Basta querer. Nao se preocupe com o outro. Esse nao lhe chega sequer à planta dos pés.

Prof. Çakana Manguito