01 março 2004

Gestão da Mudança - Mudança em Portugal

Aqui ficam for-the-record, mais uns excertos do meu exame de Gestão da Mudança do Professor Fernando Ilharco (UCP, 2003).

(...)
Concluindo, precisamos de ganhar auto-confiança e focar no futuro. Para isso precisamos de apostar ‘num bom cavalo’ (ou pólo de excelência), cuja probabilidade de ganhar seja elevada. Para depois, capitalizando no sucesso, seja possível continuar a arriscar.
Portugal podia até, ambiciosamente e no meu entender, tornar-se um exportador de conhecimento científico. Não precisamos de ser muitos, mas precisamos de ser muito bons. Bons em conhecimento específico e diferenciado, bons em marketing e bons a gerir o conhecimento (o que implica igualmente ser bom a gerir tecnologias). (...)
A escassez de recursos não pode constituir desculpa para não mudar, podendo mesmo trazer vantagens, ao exigir mais rigor e parcimónia na sua utilização. De facto, alguns teóricos consideram que as dificuldades (os constrangimentos) podem funcionar como motor da mudança. Espero sinceramente que estejam certos, para nosso bem!
(...)

SF