18 maio 2004

Teresa Valente Pereira hoje no Magazine da Dois

Segundo a RTP, a violoncelista Teresa
Valente Pereira
vai aparecer hoje (18/05/2004) no programa
Magazine
, da Dois, às 21 horas.
A entrevista foi gravada na quinta-feira passada, nas instalações da
Gulbenkian.


Notas Biográficas:
Teresa Valente Pereira estuda actualmente na Escuela Superior de Música Reina Sofía, em Madrid, com a Prof. Natalia Shakovskaya e o professor Michal Dmochovsky. No âmbito da mesma escola, faz parte do Quarteto Albeniz de Prosegur, sob a direcçao de Rainer Schmidt do Quarteto Hagen, trabalhando esporadicamente com Walter Levin do Quarteto LaSalle.
Iniciou os estudos musicais aos 4 anos na Academia de Amadores de Música, começando o estudo do violoncelo aos 6 com o Prof. Alberto Campos. Entre os 9 e os 14 prosseguiu a sua aprendizagem com a Prof. Mª José Falcão na Fundação Musical dos Amigos das Crianças. Concluiu o curso secundário aos 14, distinguindo-se com o Prémio Adriana de Vecchi. No mesmo ano é admitida na Academia Nacional Superior de Orquestra na classe do Prof. Paulo Gaio Lima, concluindo em Junho de 2001 a licenciatura em Instrumentista de Orquestra, especialidade de violoncelo.
Obteve diversos prémios e distinções entre os quais: Concurso Juventude
Musical Portuguesa - 1º Prémio (1992 e 1995) ; Concurso "Júlio Cardona" - 2º Prémio e Prémio de "Melhor Interpretação da Peça Obrigatória" (1997) e 2º Prémio e "Prémio do Público" (2003); Prémio Jovens Músicos RDP 1998 - 1º Prémio Nível Médio (permitindo-lhe participar no European Music for Youth Prize, Oslo), Prémio Jovens Músicos RDP 2000 - 1º Prémio Nível Superior, Concurso de Interpretação do Estoril - 1º Prémio (2002).
Realizou vários recitais com programas distintos, tocando em salas como o Pequeno Auditório do CCB, Palácio Foz, Palazzo Geremia (Trento), Auditorio Nacional (Madrid), Ateneo Musical (Santander), Auditório Municipal (Póvoa do Varzim), entre outras.
Participou no Festival do Estoril (2003), tocando o Concerto em Ré M de
Haydn com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Apresentou-se no
Festival da Póvoa do Varzim (2003) em recital com a pianista Elsa Marques Silva.
Tocou como solista com várias orquestras, entre elas a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, a Orquestra da Escuela Superior de Musica Reina Sofia e a Orquestra Académica Metropolitana, das quais se destacam a interpretaçao do concerto de Schumman com a Orquestra Gulbenkian e as "Variaçoes sobre um tema Rocócó" de Tchaikovsky e o Triplo Concerto de Beethoven com a Orquestra da Escuela Superior de Musica Reina Sofia.
Em 2002, gravou o seu primeiro cd com o pianista Bruno Belthoise, com quem trabalha regularmente em vários projectos, interpretando a Sonata para violoncelo e piano de Armando José Fernandes, em primeira gravação mundial.
Com o Quarteto Albeniz de Prosegur, do qual é membro, gravou em 2003 um cd com o Quarteto nº 3 de Brahms e o Quinteto com piano de Schumann. Em protocolo com a RDP, gravou com o pianista Alexei Eremine, a Sonata nº1 de Brahms e a Sonata de Prokofiev.
É desde 1997 bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e desde 2001 da
Fundación Isaac Albéniz.