28 junho 2004

pérolas na tsf online

O Frankfurter Allgemeine (FAZ), uma das grandes referências da imprensa alemã e mundial, refere-se à candidatura de Durão Barroso a Presidente da Comissão Europeia, sob o título de «Segunda Escolha».

«Por mais voltas que se dê à questão, Durão Barroso surge como segunda escolha», adianta o FAZ, que lembra depois os motivos que levaram o primeiro-ministro luxemburguês, Jean-Claude Juncker, ou o belga Verhofstadt, a desistir da corrida.

*****************************************************************

Durão Barroso «é o menor denominador comum» para diplomatas citados hoje na edição do Handelsblatt, o mais conceituado matutino económico da Alemanha.

*****************************************************************

Por sua vez, o tageszeitung, matutino esquerdista de Berlim, em comentário da sua correspondente em Bruxelas, Daniela Weingaertner, diz que os chefes de governo da UE «não querem um Presidente da Comissão Europeia forte» e por isso escolheram Durão Barroso, «uma folha em branco», para suceder a Romano Prodi.

«O facto de ter o cartão do partido certo e de ainda não se ter desgastado em lutas entre interesses antagónicos não o habilita, por si só, para ser um bom gestor da instituição-chave da União Europeia», diz ainda a jornalista do tageszeitung.

*****************************************************************