30 agosto 2004

ATENAS 2004: UE vs. EUA

A UE conquistou 83 medalhas de ouro.
De um total de 186 medalhas conquistadas pela União Europeia nos Jogos Olímpicos de Atenas, 83 foram de ouro, o que coloca a UE à frente dos EUA, que apenas obtiveram 35 medalhas de ouro de um total de 103, segundo um balanço realizado esta segunda-feira pelo porta-voz da Comissão Europeia, Reijo Kemppinen.
A «magnífica actuação» europeia foi encabeçada pela Alemanha, que conquistou 18 medalhas de ouro, num total de 48, seguida da França, Itália e Reino Unido.
«Fomos muito fortes em desportos como o atletismo, tendo conquistado 12 ouros e 37 medalhas, e nos desportos aquáticos as equipas da UE praticamente dominaram nas modalidades de vela e remo», destacou Kemppinena, admitindo, todavia, que há modalidades em que a prestação tem que ser melhorada, nomeadamente no boxe e halterofilia.
«Parece que a força física dos homens e mulheres europeus está a diminuir bruscamente», ironizou o porta-voz, já que apenas foram alcançadas quatro medalhas de um total de 45 em competição.
Nos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, «a nossa participação melhorará ainda mais com a entrada de países como a Roménia e a Bulgária, que nos permitirão desafiar o domínio dos países do Leste em áreas como a ginástica», concluiu o porta-voz da CE.