07 setembro 2004

PROJECTO SETI

"Os investigadores acreditam que se extraterrestres quisessem entrar em contacto com a Terra usariam a frequência de 1420MHz para comunicar."

Porquê esta frequência? Os cientistas SETI pensaram bastante durante muito tempo sobre qual frequência uma civilização alienigena iria utilizar para fazer uma transmissão. Várias frequencias foram propostas, cada uma das quais com as suas razões. 1420 MHz foi uma das primeiras a ser proposta, e provou-se ser a mais tolerante.



É a frequencia emitida pelo elemento mais comum do Universo - o hidrogénio (h). Também coincide com uma sossegada secção do espectro electromagnetico, onde existe pouca interferencia de sinais da Terra e do espaço. O que faz com que seja ainda mais intrigante é que fica muito proxima da frequencia de uma outra molecula muito comum - o hidróxido (OH) a 1640 MHz. O hidrogenio e o hidróxido combinam para formar agua, H2O, o componente fundamental da vida como a conhecemos.

Esta combinação de alguns elementos bastante comuns, a relativa enixistencia de interferencias, e a sugestão de água foram determinantes para a escolha dos pesquisadores SETI desta frequencia. "Onde nos devemos encontrar? No buraco da água , como é óbvio!" escreveu o cientista SETI Bernard Olivier, referindo-se a esta unica banda de frequencias. O nome ficou.