20 dezembro 2004

Gato Fedorento - Entrevista ao Abominável-Homem-das-Neves

Boa noite. Qualquer alpinista que já tenha subido aos Himalaias sabe que, durante a escalada, pode deparar com inúmeros perigos: avalanches, tempestades de gelo, girafas...
Ãh?
eh... Parece que não há girafas... mas há inúmeros perigos: avalanches, tempestades de gelo, o Abominável-Homem-das-Neves. É justamente o Abominável-Homem-das-Neves que nós temos presente aqui hoje connosco.
Boa Noite, Abominável-Homem-das-Neves.

Atenção! Antes de mais nada, os meus amigos tratam-me por Kiko.
Ah, óptimo. Então, boa noite Kiko.
Não, não... os meus amigos. Para si, é Senhor Homem-das-Neves.
Peço desculpa...
´tá a ver, assustei-o. ´tá a ver... É o que eu faço, desde muito pequenino. Assustar, sempre a assustar. Bum, bum... assustava um, bum bum... assustava outro. Sempre a assustar. É uma arte que eu tenho desde pequenino.
Diga, diga.
‘tou a ver.
Abominável-Homem-das-Neves...

Diga, diga.
...conte-me como é a sua vida, o seu dia-a-dia.
É muito triste. É muito muito triste, porque as pessoas acham muito giro, isto de haver um Abominável-Homem-das-Neves para assustar os montanhistas, mas o que é que sucede... Não há apoios. Não há apoios neste País. Infelizmente eu estou à espera de um subsídio, desde... ora bem, portantos, eu casei em 77. Inclusivamente tenho aqui a documentação.
Não deixe estar, não é preciso... Calculo que também não ajude o problema das girafas...
Mas quais girafas?
As girafas da montanha...
Não há girafas da montanha.
Não há girafas da montanha? É que eu tenho aqui nos meus apontamentos...
O que há é muita dificuldade de uma pessoa fazer a sua carreira. Isso é que há. Porque eu, eu quero trabalhar, mas quero trabalhar com um mínimo de condições.
Neste momento o que me acontece é o seguinte. Eu preciso dumas luvas, saem-me do bolso. Eu preciso de uma botija de água quentinha, sai-me do bolso.
Estou a ver, estou a ver... E a questão das girafas?
Mas quais girafas, homem! Que é isto das girafas!? Vai fazer 35 anos que trabalho na neve e nunca vi uma girafa!... O que eu vi foi gente que quer trabalhar, hum, gente, como é o meu caso, que quer trabalhar e não tem condições, porque eu levanto-me cedo todos os dias, ao frio, para abominar, hum... Dia sim estou eu ali a abominar, a abominar, a abominar... E nem uma palavra, nem um gesto, nada. Mas que Governo é este?
Realmente...
Em que é que ficamos Senhor Ministro da... do coiso. Hum... É que isto... Pedi transferência e disseram-me, olhe... sim Senhor, vai abominar para o Lago Ness. E eu disse, tudo bem, isso resolve-me o problema do frio, mas e a humidade? Continua. Voltamos à estaca zero.
Está muito bem visto. Abominável-Homem-das-Neves, quais são os seus planos para o futuro?
Não lhe sei dizer, não lhe sei dizer. Não lhe sei dizer... isto está mau, para quem assusta, e não é só para mim... Para os meus colegas. O próprio Papão... Conhece o Papão?
Papão que come as crianças?
Exactamente. O Papão... Dizem as pessoas, olha, porta-te bem que vem o Papão e come as crianças. A PJ soube disto e deitou-lhe a unha. Hum...Tanto é que neste momento, nos calabouços da PJ está o Ferreira Diniz numa cela, está o Carlos Cruz, está o Bibi e está o Papão. Aliás, eu minto, minto, minto... está o Papão e depois o Bibi. Assim é que é... está Ferreira Diniz, Carlos Cruz, Papão e depois então sim Bibi.
Está tudo muito bem..
Voltando um bocadinho atrás. A questão das girafas?...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

OMG...

10:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home