29 abril 2005

É preciso saber dar o nome às coisas !!

Naming é um processo técnico de investigação e pesquisa de nomes, baseado no programa de posicionamento das marcas.

A ter em conta para evitar, por exemplo...

O termo "uno", que designa um automóvel da Fiat, significa "lixo" na Finlândia.
A expressão "mist", da marca Silver Mist (Rolls Royce), quer dizer "estrume" na Alemanha.
A rede de pizzarias norte-americana Pizza Hut lançou um calzone especial com nome "P’Zone" mas ao se pronunciar este nome no México, pézon quer dizer mamilo.
Também no México, a American Airlines teve alguns problemas por causa do slogan que adoptou para lançar as novas cadeiras em cabedal da primeira classe que, ao se traduzir de "Fly In Leather" para espanhol, ficou "Vuela en cuero" que quer dizer "Viaje nu".
No Japão, houve uma empresa que tentou lançar um produto que queria ser identificado com estilo e com o glamour francês e deram a uma marca de roupa feminina o nome de "Femme de Menage", esquecendo-se de que em França essa marca de roupa chamar-se-ia roupa da "mulher-a-dias".
Em Itália, quem teve problemas foi a marca de jogos "Sega" que em italiano quer dizer masturbação, o que se tornava complicado num produto direccionado para os jovens.
Até na produção de filmes publicitários é preciso ter muita atenção. Por exemplo, a Nike tinha um spot publicitário de umas sapatilhas que era filmado no Quénia usando figurantes de uma tribo local e, no fim do filme, a câmara aproxima a imagem para um desses figurantes que está falando na sua língua enquanto aparece a assinatura "Just do it". Quem estava mais atento e percebia o seu dialecto pôde verificar que o indígena estava dizendo: "Eu não quero esses. Dêem-me uns sapatos grandes. "

Para que não se passe por este tipo de situações... Naming

3 Comments:

Blogger FlorGrela Estampa said...

Nos países asiáticos há ainda que ter atenção aos números, pois esses povos são, em geral, muito supersticiosos.

Para os chineses, por exemplo, há que evitar o 4, pois significa "Morte". (O Rover 411 provavelmente não teve muito sucesso por lá...)

Relativamente ao 'naming', em Portugal lembro-me de um caso infeliz, o (Fiat, creio) Ascona.

5:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não era Fiat, era Opel, que em edições posteriores para Portugal passou a chamar-se simplesmente Opel 1600 :-)

6:55 da tarde  
Blogger Mother Goose said...

Nem este rectângulo, à beira mar plantado, conseguiu escapar às teias do "unnaming" !!

9:28 da manhã  

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