03 maio 2005

Des-resumo de Notícias

ou, como se diria em inglês, News Indigest-ion.

Valentim Loureiro descarta recandidatura à presidência
Que alívio para Cavaco Silva. Estão criadas condições para se desvanecerem as dúvidas, agora ele já pode avançar.

Santana Lopes elogia José Sócrates.
Desculpem-me a franqueza, mas por outras palavras, isto é uma apologia, revelando quiçá um certo amor platónico (ao respectivo cargo, claro).

Portugueses mal informados sobre a Constituição Europeia
Apetece-me perguntar: mas afinal o que os portugueses não sabem acerca da constituição da Europa?? É tão fácil... (E ainda falam da ignorância geográfica dos americanos...) A Europa é constituída por Portugal, Espanha, França, Alemanha...

SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA
Sampaio atribui culpa a falta de civismo

Eu acho que o problema aqui é o português médio não entender o significado da palavra "civismo". Será "civismo" possuir um Honda Civic, e assim o PR estaria a promover uma marca de automóveis supostamente mais segura? Será "civismo" a qualidade de ser "civil"? O que é que o tal português médio que ouve falar de civismo durante o telejornal vai dizer para os seus botões?:
"Ora eu não sou militar, sou civil, então já estou a usar de civismo!, e não preciso de ouvir esses conselhos do Presidente da República e... bolas!, estive para aqui a ouvir as notícias da política, eu queria era ver os golos da jornada, e agora já vou chegar atrasado; o que vale é que guio bem e basta-me dar ali umas aceleradelas valentes que ainda chego lá a tempo..."
Existem muitas palavras acabadas em ismo que são algo misteriosas: "hipismo", ou seja, serão as idéias dos hipies? "Botulismo", deverá ter algo a ver com garrafas? (havia uma canção famosa dos Polices que era "Messagina Botule").

Podem achar que é cinismo (platonismo ou socratismo), mas na mesmo acho era de evitar o termo civismo.