19 maio 2005

Sobre_endividamentos

Muito se fala sobre o endividamento das familias e sobre o endividamento do estado. Já que se trata nos dois casos de um problema de endividamento causado pelo facto de uns e outros viverem acima das suas possibilidades, seria de esperar que as medidas a tomar para resolução destes problemas fossem semelhantes. Assim pensaria eu. Mas pelos vistos, não é bem assim.
.
Sobre-endividamento das familias: a malta põe-se a gastar o que não tem, a crise económica corta com os aumentos salariais e em alguns casos dramáticos corta com o salário por completo. Sem aumento das receitas, a malta afectada vê-se obrigada a cortar nas despesas. É isso que se pede.
.
Deficit do estado: os governantes põem-se a gastar aquilo que não têm, não cobram aquilo que é devido, vem a crise económica que reduz as receitas previstas e aumentam os custos sociais e pimba!! o que fazem os governantes??? Em vez de cortar em certas despesas, cobrar à força à malta que insiste em não pagar (como o grupo grão-pará), exigir a totalidade dos impostos devidos pelos bancos e acabar com certos beneficios fiscais idiotas, o que eles fazem é aumentar as receitas via impostos. Fácil. Será que é isso que vai voltar a acontecer? Ó Socrates, vais aumentar o IRS e o IRC? Vais criar uma taxa de IVA única de 21%? Vais aumentar a taxa sobre produtos petroliferos? Vais acabar com as SCUTS?
.
Se sim, da proxima vez que algum português estiver apertado com falta de dinheiro, eu proponho que o seu salário seja imediatamente aumentado em quantia suficiente para suprir todas as suas necessidades.
.
Já que o exemplo vem de cima .....
.
LC