11 junho 2005

O melhor de Portugal

Ontem, 10 de Junho, a RTP transmitiu um documentário: "O melhor de Portugal". Oito personalidades portuguesas que se têm destacado pela qualidade do seu trabalho. Um exemplo para a nação, um "moral booster", um contrariar do estado de depressão "deficitista" nacional. Curiosamente, personalidades que, se não fosse o reconhecimento além-fronteiras, seriam vistos com indiferença pelos seus lusos pares. Questão a ponderar: os portugueses só dão valor a portugueses se não-portugueses lhes derem valor?

Para outra questão, vejamos a lista das personalidades. José Mourinho, Álvaro Siza Vieira, Paula Rego, António Damásio, Madredeus, Manoel d´Oliveira, José Saramago, Mariza. Tomando os Madredeus como um, e a arquitectura como arte, temos 6 artistas, 1 personalidade do futebol e 1 cientista. Sem demérito para a arte, o que isto diz do país? Note-se, 1 cientista para 6 artistas.

É verdade, a arte, por definição, é mais mediática que a ciência. A literatura vive nos livros, o cinema nas telas, a arquitectura nos edifícios, há aqui uma identificação clara do medium e do agente cultural. A ciência vive muito no cérebro (ironicamente o objecto de estudo de Damásio) dos cientistas, nos laboratórios, e universidades, e revistas científicas especializadas, logo fica naturalmente mais fechada.

Mesmo assim este desbalanço arte 6 - conhecimento 1 diz muito da fraca produtividade portuguesa em áreas fundamentais para o desenvolvimento dum país. Seis a um, uma analogia de abada futebolística, futebol que sintomáticamente é tão importante em Portugal.
Seis a um, resultado que curiosamente é algo incaracterístico por exemplo para Mourinho, reconhecido mestre do "gerir o resultado".

Mas nem essa gestão se faz em Portugal. A arte e a cultura eleva a alma, faz-nos sentir bem. E a cultura também produz riqueza, directa e indirectamente. Mas esse superavit de pessoas da arte infelizmente não significa que os portugueses sejam cultos, pois se o fossem muito mais produtivos seriam, mais elevado seria o civismo e melhor seria a vida em sociedade neste canto inferior esquerdo da Europa.


Isso sim seria o melhor de Portugal.

Alberto Terego

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo

11:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Yup! That it! O que só vem dar razão à expressão popular de que somos um país de artistas.

10:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Achei interessante terem feito este programa. A tentar elevar a moral dos tugas ..... contudo, algumas partes do programa foram realmente surreais, tal como por exemplo a Fátima Lopes a comentar sobre José Mourinho. Só visto.

10:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home