12 julho 2005

Jogo da Mercearia, por A Bela idosa

Olá FlorGrela,
No outro dia fui com o meu Abel idoso ao mini-mercado, mas quando lá chegamos nenhum de nós se lembrava do que tinhamos planeado comprar. Enfim, foi uma mxrdx, literalmente, pois esquecemo-nos do papel higiénico. :-)
A idade não perdoa, dir-me-ás, e é verdade. Daí que esta semana tenha falado neste problema ao meu médico de família.
Ele achou piada ao facto de andarmos à procura de exercícios para exercitarmos a memória e aconselhou-me a jogar o “Jogo da Mercearia”. Conheces?
O jogo funciona assim.
Juntam-se os jogadores numa sala. O primeiro jogador começa por dizer “Eu tenho que ir à mercearia comprar _______”, adicionando um item no espaço que vês em branco. Por exemplo, o jogador poderia dizer “Eu tenho que ir à mercearia comprar maçãs”. O segundo jogador repete o que o primeiro disser e acrescenta um item à lista. Por exemplo, o jogador dois pode dizer “Eu tenho que ir à mercearia comprar maçãs e corn flakes.” O terceiro jogador tem que prosseguir a criação da lista adicionando mais um item às maçãs e aos corn flakes. O jogo continua até que um dos jogadores se esqueça de um ou mais itens. A partir daí existem várias alternativas. Ou se termina o jogo, havendo neste caso apenas um perdedor, ou se prossegue, sendo elimininados os jogadores que se forem esquecendo dos itens da lista, até se apurar um vencedor.
Espero que experimentes jogar este jogo com o Fiambrelete e os teus amigos vistalegrenses.
Até qualquer dia.

ass. A Bela idosa