02 julho 2005

Nova estratégia comercial?

Hoje fui comprar uma revista, que tinha o preço marcado num autocolante: 3.25€. Mas depois na registadora o preço que marcava era... 2.75€, que aliás era o preço de capa da revista (estava em letra miudinha, não tinha reparado). O valor na etiqueta terá sido um engano, um erro, uma gralha, um engano, uma falha, um lapso, uma incorrecção, ou será que é uma nova estratégia comercial?

Vejamos: anuncia-se um valor mais elevado. O cliente predispõe-se a comprar. Mas depois, para sua alegria, o preço é menor. Um desconto! Nestes dias de crise, já é ganho.

Por exemplo, no final dum dado ano financeiro uma empresa verifica que os resultados são maus. Já que são maus, então toca a fazê-los pior (para benefício de alguns, que os recursos vão parar a algum lado). Uma "diminuição de 12%" ou uma "diminuição de 17%"... psicologicamente, é tudo a mesma coisa. No ano seguinte, mesmo que a má gestão continue, talvez até seja possível anunciar uma melhoria (em relação ao ano anterior, claro!), nem que seja de 1 ou 2%.

O último parágrafo não é suposto ser uma piada.
Dr. Matt Cunha