06 janeiro 2006

A vida dá muitas voltas!!!

Quem haveria de dizer que eu alguma vez iria escrever algo parecido com isto. Eu sei que Ariel Sharon tem sobre a cabeça uma possível culpa pelos massacres de Sabra e Shatila, e também por negócios escuros com o governo grego.
Devo no entanto dizer que fico triste quando vejo que está bastante mal de saúde, uma vez que este homem tem alterado um pouco a forma como o estado de Israel actua perante os palestinianos. Eu sei que os assassínios selectivos continuam, mas também sei que foi efectuada a histórica retirada da faixa de Gaza, e também sei que Sharon pretende fundar um novo partido para se tentar ver livre dos radicais israelitas. Fico triste pois parece-me que Sharon representa uma nova hipótese de paz para o Médio Oriente. E eu não estou preocupado com os preços do petróleo, preocupa-me é a vida degradante e de permanente tensão psicológica que tanto os palestinianos como os israelitas vivem.
Sharon é pois um bom exemplo contra a teoria redutora e idiota de George W Bush, de que as pessoas são Boas ou Más. As pessoas tomam atitudes que são umas vezes boas outras vezes assim-assim e outras vezes más, e mesmo este catalogação depende de quem a faz.
Neste mundo em que tudo parece negro, há que salientar as acções que procuram a paz e a harmonia entre os povos, pois só assim se pode estimular a realização de outras acções do mesmo género.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo. Lembro-me de ha uns tempos achar que o Sharon era do piorio. Mas com o tempo mudei bastante de opiniao: apesar de muita coisa negativa que lhe pode ser apontado, apesar disso acho que ele estava de facto a dar passos significativos e E um dos politicos israelitas mais esclarecidos, com capacidade de quebrar barreiras, de congregar esforcos e apoios para conseguir levar avante o processo de paz de uma forma realista. Este novo partido (que lidera nas sondagens) E de facto uma nova esperanca, pela forma como foi criado e pessoal que o integra ... Pena que ele agora tenha sido hospitalizado ... Ate parece de proposito, sempre que os israelitas tem um lider de jeito, trungas o tipo morre ou adoece! E uma pena ...

3:07 da tarde  
Blogger Filipe Moura said...

Nem mais, pá!

6:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home