09 março 2006

BBC

Estava eu a passar canais para apanhar alguma referência ao Liverpool-Benfica (não assisti ao jogo pela televisão, por muito incrível e estranho que possa parecer a alguns membros Vistalegre...) quando dou por mim no BBC World a ver uma entrevista com o Roger Penrose, simplesmente um dos maiores cientistas vivos. A BBC de facto entrevista não só políticos, artistas, mas também cientistas. E o jornalista (da "série" Hardtalk, aliás excepcional) colocou questões inteligentes e ao mesmo tempo, centradas no ponto de vista de um leigo. Admirável. Fui ao Google e... encontrei a entrevista online!! Vale realmente a pena ver e ouvir. Obrigado BBC, por -a partir de Inglaterra- nos dares tantas alegrias e saberes.
Alberto Terego
PS- Penrose tem estado a trabalhar em teorias alternativas ao Big Bang "habitual". Como se o universo fosse uma sucessão de Big Bangs (mas não se trata do universo pulsante). Um Big Bang dá origem a um universo cada vez mais difuso em que o tempo deixa de ter significado, dando "origem", "depois" (se é que essas 2 palavras fazem sentido neste contexto) a um novo Big Bang, etc.

Algo que o intriga é a baixissima probabilidade de ocorrência do estado altamente organisado do Universo pós-Big Bang. Mas ele não envereda por ver nisso a intervenção divina. Aliás resiste a essa interpretação e coloca-se à margem de qualquer interpretação religiosa. Mas admite como aceitável uma interpretação que coloque "Deus" nesse cenário.

Curiosamente, algo que o interessa bastante são os aspectos da inteligência artificial, e do papel da consciência. Ele acha que a Física está incompleta, em particular a Mecânica Quântica, que de forma tão interessante introduz o papel da consciência do observador. Ora ele acha que essa consciência tem uma base física, ainda inexplorada. Essa tal consciência transcende, por exemplo, um computador, que está limitado a resolver "problemas computáveis" (no contexto por exº dos trabalhos de Turing). Mas a consciência (por exº humana, mas ele não a restringiu aos homo sapiens, por exº falou de cães e baleias) consegue pelo menos abordar esses problemas (por exº, formular algo como os Teoremas de Godel), pelo que ela deve conter algo extra, que ainda não foi suficientemente explorado pela Física (embora tal estudo ele ache que teria de ter consequências óbvias por exº em Biologia).

Se tiverem tempo, vejam e ouçam o link (em Real Media) que vale a pena.