08 março 2006

Há aqui uma coisa que não percebo

DIA DA MULHER PS entrega projecto-lei para impor paridade
No Dia Internacional da Mulher o PS entrega, na Assembleia da República, um projecto-lei que pretende obrigar os partidos a incluírem nas listas eleitorais pelo menos um terço de candidatos de ambos os sexos.

Quer isto dizer que pelo menos 33.33% dos candidatos têm de "ter os dois sexos"? Mas isto não será algo "difícil de implementar", ser homem e mulher ao mesmo tempo?? Ou se calhar o que se quer dizer é que de todos os candidatos tem de ser assegurado que 1/3 deles provém de ambos os sexos, quanto aos restantes 2/3 não é preciso verificar, podem até ser marcianos (Meiguito, esta é para ti).

Aaah, mas afinal o que o/a jornalista deve querer dizer é: "pelo menos um terço de candidatos de cada sexo". Estava a ter dificuldade de entender.

Joaquim Forma

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Continuo sem perceber! Neste caso, 1/3 sao 76 ou 77? provavelmente sao 77 mas saberao os politicos que 230/3 nao E um numero inteiro? Ja que pelos vistos nao ha maneira de reduzirem o n. de deputados, nao seria mais facil de perceber e de implementar dizendo apenas que sao pelo menos 76 ou 77?

4:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Então, mas se eles querem a paridade terão que optar por um número par: 76, portanto...
;-)

2:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home