06 março 2006

Hollywood

Estou agradavelmente surpreendido com a vitória do filme "Colisão" como melhor filme do ano. Este era para mim sem qualquer dúvida o melhor filme dos que estavam a concurso e que eu já vi. Devo também expressar a minha surpresa pelo bom momento criativo que os estúdios de Hollywood atravessam, ao editar uma considerável sequência de bons filmes, tais como o "Segredo de Brokeback mountain", "Capote" com um desempenho verdadeiramente fascinante de Hoffman, ou ainda um dos meus filmes favoritos o "Fiel jardineiro". Quanto a "Munique" e a "Syriana" não vi pelo que não comento. "Memórias de uma Gueixa" não merece a pena ser visto dado a história ser tão lamechas e estar repleto de lugares comuns. "Good night and good luck" é mais um documentário do que um filme, e apesar de a temática de luta pela liberdade me ser bastante cara, devo dizer que o filme fica bastante aquém das minhas expectativas.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu penso que os Académicos de Hollywood seguiram a recomendação que já à vários meses a Florgrela dava...
http://vistalegre.blogspot.com/2005/09/filme-coliso-sugesto-by-florgrela.html
(isto de poder fazer search dentro dos textos do blog dá muito jeito)

12:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não haverá aqui uma escapatória politicamente correcta para não dar o Oscar ao Brokeback (que ainda não vi)? Claro que os académicos são muitos e variados, e o Crash (que ainda não vi) pode mesmo merecer, mas...

De qualquer forma, vaqueiros homossexuais no cinema não é assunto novo. Há muitos anos vi na TV um filme brasileiro ou argentino "A intrusa", que mais tarde descobri que foi escrito pelo Jorge Luís Borges, que tocava no tema da homossexualidade entre os gaúchos (aliás alvos de piadas entre os brasileiros citadinos...).

12:19 da tarde  
Blogger FlorGrela Estampa said...

Al, "Colisão" merece, de longe, ser considerado o melhor filme de 2005, não só pelo tema, mas sobretudo pela forma inovadora como o mesmo foi introduzido.
Brokeback Mointain não merecia ganhar a colisão... não é discriminação, believe me!

Tal como o Fiambrelete, fiquei muito satisfeita com a vitória do "Colisão", pois assim vai haver muito mais gente a ver o filme (o que eu penso que é importante).
Até porque é raro vermos temas como racismo e tolerância serem abordados com integigência.

Nota: Como mais uma prova de que gostei mesmo do "Colisão", fica aqui a nota de que o Fiambrelete e eu compramos dois DVDs do Colisão para oferecer no Natal, a pessoas que sabíamos que não tinham ido ver o filme...

2:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home