28 março 2006

Simplex

Simplex. Quando vi o nome do novo programa de desburocratização pensei:
-Há aqui o dedinho interventor do Frei Bem Touvem!

Como xe foxe axim um programa xalvador da pátria, revextido de uma grande ximplixidade franxiscana. Mas afinal não. O nome vem dum algoritmo matemático. Sim senhor, um "algoritmo" que nestas coisas há que impressionar os nossos parceiros da "Meu corvo, macio", "Sou eu t?", "Carne e melões", e outros parceiros do plano tecnológico.

O interessante no meio disto tudo é que o nome até parece que está bem escolhido. Pelo que percebi, o algoritmo simplex é a versão sofisticada do desenrascanço: começa-se num sítio qualquer, que quando o prazo apertar lá haveremos de arranjar uma maneira -nem que seja levando uns inputs daqui e dali para corrigir a trajectória, ou por outras palavras, "damos por aí umas cabeçadas"- de nos desenrascarmos a chegar ao sítio que queremos. Bem adequado ao plano português de desburocratização.

Sim porque a desmantelamento do desnecessário desperdício, que desemboca na desburocraticidade, é um desígnio nacional, apenas ultrapassado pela Reforma Ortográfica, em particular na tentativa da eliminação das palavras grandes, bem como daquelas que desnecessariamente comecem pelo sufixo "des".

Não podia terminar sem citar uma frase merecedora de palmas, diria mesmo mais, de palmelas!, que Sócrates proferiu na cerimónia de apresentação do Simplex, uma verdadeira machadada no sistema:
Este programa visa o prestígio do Estado. Os funcionários públicos competentes e capazes sabem do que eu estou a falar.
Juan Hónimo
CDS-PP: o líder Ribeiro e Castro ou gosta muito de Asterix ou é fã do Frei!!

2 Comments:

Blogger FlorGrela Estampa said...

Ximplesmente genial, este post.
Bem caxado.
O Frei vai ficar felix (tirando a parte do caramelo do CDX).

5:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As usual... (praise yourself basket, i.e., gaba-te 6º)

"As usual", claro, tirando outros posts, por exº pouco geniais, mais ou menos geniais ou até aqueles nada geniais.

Ou aqueles sobre futebol... (suspeito que está para surgir um muito em breve!!! Quiçá sobre um estabelecimento que vende bebidas alcóolicas e outras assim mais à noite, com uma música ambiente, chamado Celona).

6:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home