26 maio 2006

Curioso

Acho curioso, que sempre que se aplica as diferenças sociais como origem da violência alguém vem logo dizer que se está a defender os criminosos. Aqui ninguém quer fazer dos criminosos coitadinhos. Mas a verdade é que dois países em que a violência é grande, posso enumerar o Brasil e os Estados Unidos, em que as diferenças sociais são gigantescas, não encontram paralelos em países com a Holanda ou a Dinamarca em que uma forte consciência social e a crença que as pessoas devem todas viver de forma condigna independentemente das suas origens evita o aparecimento de grandes desníveis sociais.
Por isso o meu ponto é que a pobreza gera violência. Não querendo com isto dizer que todos os pobres são criminosos, se assim fosse toda a população do mundo já teria sido aniquilada.
Infelizmente mesmo em países como a França em que geralmente a protecção social é fantástica, começam agora a haver surtos de violência, e porquê? Porque há franjas da população que são pobres e não têm acesso ao nível de vida que gostariam de ter a maior parte das vezes por razões de etnia. Para provar isto basta apanhar o comboio na linda cidade das luzes, Paris, e ver a degradação das zonas periféricas. Começa também a acentuar-se a crença de que quem é pobre é porque não quer trabalhar, o que é uma atitude de extrema direita pois eu conheço muita gente que trabalhou toda a vida e nunca passou da cepa torta...