19 maio 2006

DesCarrilhou?

Vi ontem à noite mais uma entrevista com Manuel Maria Carrilho sobre o livro que este escreveu e em que sem grandes pudores critica o mau jornalismo que foi feito àcerca da sua campanha eletoral para a Câmara Municipal de Lisboa.
Quanto a mim parece-me que Carrilho tem o direito de afirmar o que quiser, e parece-me estranho que os jornalistas tenham atacado o livro de forma tão feroz. Os jornalistas se se consideram ofendidos poderão utilizar a sempre idiota táctica de atirar mais um processo para os tribunais, quando estas questões são para ser discutidas em praça pública. Estou com a impressão que os jornalistas que se acham tão importantes num estado de direito, e que o são, querem na realidade estar acima de qualquer crítica o que me parece absurdo. Ora o mais importante no estado de direito não é a existência de jornalistas mas sim o direito à crítica.
Voltando à entrevista de ontem pareceu-me que Mário Crespo estava irritado e a reagir francamente mal ao diálogo com Carrilho, que me parece ter provado bem o seu ponto de que a Sic Notícias também fez mau jornalismo ao convidar para discutir o livro de Carrilho várias pessoa que não tinham lido o livro e quando ainda faltavam algumas horas para o livro ser publicamente lançado.