29 maio 2006

Entrevista a Jack Welsh na dois










Portugueses deviam estar «envergonhados» pela forma como são vistos no estrangeiro (Fonte: Jornal de Negócios)
Então e eu não estou!?
Estou até muito envergonhada pelo Director do “Jornal de Negócios”, Sérgio Figueiredo, ter tentado entrevistar Jack Welsh na RTP2. Que imagem deu do País…
Deu a imagem de um país em que não existe a meritrocacia, um país em que as pessoas não têm brio profissional e não se importam de fazer figuras tristes e demonstrar que são incompetentes em determinadas matérias, um país em que os chefes não sabem delegar em quem é mais competente.
De facto, parece-me que Sérgio Figueiredo não tem competência suficiente ao nível da língua inglesa para entrevistar ninguém. Andou às aranhas com as concordâncias - dizendo frequentemente “the people has…” -, não foi capaz de fazer perguntas fora da cábula que levava (quando tentou fazer isso meteu os pés pelas mãos e Jack Welsh teve que adivinhar o que ele queria dizer).
Enfim, deixou os portugueses que sabem inglês (que felizmente ainda são bastantes) envergonhadíssimos.
Estou certa que Jack Welsh ainda hoje se pergunta como é possível que tenham escolhido uma pessoa que fala tão mal inglês para o entrevistar…

Enfim, isto fez-me lembrar uma frase que a minha Avó costumava dizer: “Não se vence…”

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

No final o Jack Welsh disse que a entrevista tinha sido muito... entertaining!! Que irónico, o entrevistador nem se apercebeu que o Welsh se estava a divertir por dentro!! O que não impede de a uma dada altura o ex-CEO da GE ter começado a olhar para o relógio...

Quando o Jack Welsh diz assim em público aquilo que ele disse (que a imagem externa de Portugal é péssima) e ainda bem que o disse, e é dos poucos que o podem dizer (tem suficiente peso e autoridade para o fazer, mas já está reformado) então deveríamos todos tirar as consequências.

Um primeiro passo teria sido dar a entrevista em horário nobre da RTP1, e não na 2: à 1:30 da manhã para pessoas com insónias, de preferência à 6a no horário do Gato Fedorento -não estou a gozar- para as pessoas se sentirem sadiamente chocadas com o que se pensa de nós lá fora.

Se a isso se juntar o estudo que demonstra que 75% dos universitários (as "elites") copiam nos exames, então apercebemo-nos de qual é a nossa verdadeira realidade.

7:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lamento ter que dizer isto ... nunca pensei vir a dizer tamanha heresia ... mas o que nos ainda vai safando E sermos frequentemente confundidos como sendo espanhois!!! E, como sabemos, Espanha vai a todo o gas, de vento em popa.

- Americano: ... oh Portugal, that's in Spain, right?
- LC futuramente: Exactly! We portuguese are in fact spanish with a slightly different accent!

3:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Devo tambem acrescentar que, mesmo quando o Sergio Figueiredo realiza entrevistas na lingua materna, estas nao costumam primar pelo rigor nem motivar muito interesse ... E espertalhaCo, va la, vivaCO, ... ok, fraquito!

3:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O lc mal-dizento é de facto "o homem que não consegue mentir" :-)

7:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Elogiando a India, e a boa qualificação dos seus recursos humanos, o Jack Welsh dizia:
-They have wonderful Materials Engineers (...)

9:28 da manhã  
Blogger FlorGrela Estampa said...

Também ouvi essa e lembrei-me dos "Silvas"...

11:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home