16 maio 2006

"O Colar de Helena", no Teatro de Almada (até 21 de Maio de 2006)


José Seramigo recomenda uma ida ao Teatro de Almada, para ver a peça "O Colar de Helena". O cenário retrata uma cidade destruída, com paredes de betão destruídas e ferros retorcidos a sair de dentro das mesmas. A música árabe cria o ambiente apropriado, assim como os excertos da música de Eleni Karaindrou que serviu de banda sonora do filme "Ulysse's Gaze". A problemática da peça é interessante, tal como se pode ver no excerto que retirei do site da Companhia de Teatro de Almada.
Os actores vão muito bem, a história está bem construída, etc..
Enfim, do que é que estão à espera para irem ver?

<< O Colar de Helena aborda, de uma forma metafórica, o confronto de culturas e identidades entre duas civilizações distintas. Helena, uma ocidental, encontra-se numa cidade do Médio Oriente destruída pela guerra, a fim de participar num congresso. A dada altura descobre que perdeu um colar de pequeno valor, ao qual no entanto se afeiçoara bastante. A busca deste colar, na qual será guiada pelo seu taxista, Nabil, revelar-lhe-á a condição daqueles que, mais do que um colar, perderam o seu lugar na Terra. A mensagem que Nabil pede para que Helena traga para o seu país de origem, para o mundo ocidental, não poderia ser mais clara: “Não podemos mais viver assim!” >>
Fonte: Site da Companhia de Teatro de Almada

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O cartaz "lunar" e o nome "Helena" fizeram-me lembrar da minha série favorita, o Space 1999 :-)

2:00 da tarde  
Blogger FlorGrela Estampa said...

... tal como o "space 1999", a peça trata de 'outros mundos', mais a oriente, mais desfavorecidos, mais pobres, mais vazios.

2:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home