25 maio 2006

Violência no Brasil- talvez não tão simples assim

Peço desculpa, mas não concordo com a palavra "simples" no título do post anterior.

Ou seja: tanto quanto sei, a violência que ocorreu em S. Paulo teve origem em gangs organizados, que operam dentro e fora das prisões (começou devido à transferência do líder do gang de uma prisão para outra). Gangs esses que se dedicam ao banditismo, tráfico de droga, etc. Gangs esses que vitimizam em particular a população desfavorecida, directa ou indirectamente.

Nesse sentido a foto pode muito bem ser do bairro onde moram os grandes traficantes, à direita, com a raia miúda contratada -pequenos dealers, etc.- a viver à esquerda (e quando a polícia vem até dá jeito fugir para o labirinto das casas degradadas), no meio da demais população pobre. Se fôr esse o caso, por certo a palavra "simples" aplicar-se-á.

Como é óbvio, os fenómenos de banditismo "alimentam-se" das desigualdades sociais implícitas na figura, mas é preciso cuidado com as extrapolações, que depois são usadas como justificação para certos "coitadinhos" praticarem actos de natureza criminal com uma certa impunidade ou pelo menos condescendência.

Claro que quando esses actos "batem à porta" ou lhes tocam de perto, a condescendência de certas pessoas desaparece logo.

Para além disso, muitos de nós tiveram avós que eram muito pobres e que não andaram a roubar nem a matar ninguém.

Mas como é óbvio também, o desespero da pobreza extrema gera igualmente inúmeras situações de conflito e violência.

Sendo assim, e como se vê, há aqui muitos factores, concomitantes e inter-actuantes. É por isso que digo que a explicação não é simples.

Alberto Terego

2 Comments:

Blogger FlorGrela Estampa said...

O post abaixo diz respeito a "uma explicação" e não "à explicação":
;-)

10:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

OK, está explicado! :-D

1:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home