18 janeiro 2007

Estamos fritos...

Para começar eu sou contra a eleição do Maior Português de todos os tempos uma vez que tais eleições esquecem sempre ilustres desconhecidos que ajudaram alguns nomes a serem conhecidos. Ou seja quando se diz que D. Afonso Henriques fundou Portugal estamos a esquecer todos os que o seguiram e ajudaram. Felizmente houve muitos Grandes Portugueses e qualquer lista será sempre injusta para alguns.

Fiquei escandalizado por António de Oliveira Salazar fazer parte da lista dos dez mais para Grandes Portugueses. É certo que as pessoas foram livres de votar e assim deve ser, também é certo que não deve haver censura e retirar o nome da lista. O que mais me choca é que que tenham havido pessoas que acham que os seus feitos são de enaltecer e que merece ser votado como Maior Português de todos os tempos. Uma vez mais as pessoas tendem a esquecer a história e a esquecer que Salazar era um assassino convicto e sem escrúpulos. A estória de que Salazar foi bom economicamente para Portugal também me parece ser um mito uma vez que passámos 40 anos de estagnação e de fome!!! Muitos dos que agora defendem Salazar passaram muita fome devido à pobreza reinante em Portugal. Mas lá diz o ditado que se queres ser bom morre ou vai-te.

E assim se vão dando facadas na Liberdade.

Ao ver a história ser esquecida fico com a impressão que ainda havemos de voltar a ter ditaduras no seio da Europa. No fundo a maioria das pessoas são um monte de carneiros que apenas querem seguir o rebanho e apoiar histericamente o poder vigente. (Os carneiros que me perdoem)

Ass: Quinta Anilha triste e sem ânimo para voar

3 Comments:

Blogger FlorGrela Estampa said...

É de facto ridículo ver que muitos dos jovens (e menos jovens) que sonham com o regresso do "el-rei salazar" são precisamente aqueles que seriam mantidos na pobreza e sem hipóteses de aceder a um patamar melhor, por exemplo em termos de educação ou saúde.
Esquecem-se que no tempo do fascismo funcionava um pouco a lógica de castas, em que só ascende ao poder quem já o tem por origem. E não há abébias (nem nada é questionado).

Enfim, ontem ao ver uma parte do programa fiquei surpreendida ao ver a foto do salazar nos 10 mais e julguei que era uma piada. Mas infelizmente não era e isso deixa-me deveras preocupada e desiludida.

11:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou do tal signo mas estAs perdoado. O que contas E de facto incrivel. So mesmo o meu amigo Maledeto E que podera concordar com um disparate desses ... se calhar Salazar esta incluido na lista como uma especie de teste, uma forma de sondar quantos fascistas ainda existem ... Nisto do Salazar, alguns que o defendem dizem que "no tempo de Salazar havia respeito" ... coitados, confundem respeito com medo ... essa arma intemporal de controlo ... lembram-se como o Cavaco Silva era odiado em 1995 e passados 10 anos foi eleito presidente. Se calhar, o mais que odiado Salazar seria hoje elevado a presidente honorario, rei, santo ... sei la ... afinal, para muitos ele foi a reencarnacao do D. Sebastiao, salvador da patria.

3:12 da tarde  
Blogger Mother Goose said...

Somos um povo pessimista, e na hora de escolher as pessoas tendem a recordar o mau e não o bom. Quanto aos jovens, não há nenhum Moranguito na lista!!!!!!!!!!!!!!!!

12:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home