15 janeiro 2007

Teorias e devaneios intelectuais nada científicos

Estamos numa altura em que existem diversas teorias sobre a formação e existência do Universo, por isso eu também decidi criar uma.

Talvez a percepção que temos do tempo a passar seja errada, talvez todos os instantes do tempo já existam. Tal como todos os pontos espaciais da Terra existem simultaneamente, então talvez todos os pontos da escala temporal existam simultaneamente. Neste caso a grande pergunta é o que é que nos faz “ver” apenas um instante da escala temporal?

A minha resposta é que só vemos o instante correspondente ao estado dos nossos neurónios, ou seja, só vemos o instante para o qual possuímos um mapa mental descritivo da realidade.

Mas os mapas mentais só contêm instantes que sejam compatíveis com o grau de capacidade de percepção de informação desses mesmos mapas e esses instantes são os pertencentes ao que convencionalmente chamamos passado.

Mas por que razão vemos só instantes do que chamamos passado? Porque o que chamamos de futuro contem conceitos que os nossos mapas mentais não compreendem. Não podemos ter um mapa mental da resolução de um integral se não soubermos somar 2+2. Isto dá a sensação de que existe uma causalidade que está associada ao sentido do tempo. Mas como todos os instantes do Universo existem simultaneamente o conceito de causalidade é obsoleto pois nada está a ser a causa de nada. Muitas coisas tal como os números futuros do EuroMilhões não os sabemos agora pois não foram memorizados no instante do futuro.

De qualquer forma deveríamos saber pormenores como a data da morte de entes queridos, pois tal quase certamente memorizaríamos e teríamos memorizado um conjunto lógico de eventos que permitisse criar um mapa mental do acontecimento. Então presume-se que talvez tenhamos mapas mentais de alguns acontecimentos futuros não sabemos é torná-los conscientes. Por vezes hipnotizam-se pessoas para saber o passado pois acreditamos que essa pessoa sabe o seu passado, será que já alguém hipnotizou uma pessoa para lhe perguntar o futuro? Será que as "verdadeiras videntes" (caso existam realmente) conseguem aceder aos seus mapas mentais dos instantes que designamos como futuro?

Provavelmente isto é um monte de disparates mas caso se efectue uma experiência que prove este conceito talvez eu ganhe o Nobel.


E esta é para não dizerem que eu sou um pombo fútil.

Ass: Quinta Anilha

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito interessante. A explorar e a discutir! Uma perspectiva muito original, sem duvida. Vou pensar nisto. ... nao sei porque, mas de ha dois meses para ca que eu ando a receber, de multiplas fontes e proveniencias, pequenas peCas como esta que parecem encaixar de forma surpreendente numa especie de puzzle revelador de um mundo ate agora completamente desconhecido ...

3:52 da tarde  
Blogger FlorGrela Estampa said...

"A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo."
(autor desconhecido)

Será isso que o 5ª Anilha está a fazer? A inventar-nos um futuro que desconheciamos existir?
Eu prevejo que sim.
;-)

5:50 da tarde  
Blogger Mother Goose said...

Teoria interessante. Deveras interessante...

2:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home