Dia de reflexão antes do ferendo
No dia de reflexão deste 2º ferendo sobre a IVG, permitam-me especular:
Dr. Matt Cunha
a dinâmica meteorológica do avanço da superfície frontal, que resulta do confronto do anticiclone dos Açores com a depressão da Islândia, com as consequentes consequências pluviométricas, é que vai determinar se o resultado deste re-ferendo é vinculativo ou não.Além disso, aproveito para relembrar que hoje é proibido fazer campanha, de modo que há que evitar a todo o custo incluír em qualquer frase que seja as palavras "s..." ou "n...".
Dr. Matt Cunha
Etiquetas: Política, Trocadilhos
3 Comments:
O voto secreto usado em sistemas democraticos E em certo sentido uma experiencia quantica, isto do ponto de vista da double-slit experiment (http://en.wikipedia.org/wiki/Double-slit_experiment).
.
Perante duas possiveis escolhas (double-slit), neste caso o n.. ou o s.., o eleitor (electrao ou fotao) podera sentir-se constrangido e compelido a fazer uma determinada escolha, caso o eleitor sinta que o seu acto esta a ser observado por uma entidade qualquer (familiar, politica, policial, divina, ...). Nesse caso, o eleitor age de uma forma previsivel e provavelmente pre-determinada, uma vez que a sua escolha E-lhe determinada pelo observador.
.
Se o eleitor sentir que o seu voto E de facto secreto, o resultado final E de facto imprevisivel. Nao so nao se sabe se ganha o n.. ou s.., como tambem nao se sabe quantos votos brancos e nulos irao surgir.
.
Ou seja, numa votacao democratica, o resultado final E em certo sentido um padrao de interferencia, pois os eleitores que acreditam ter um voto secreto nao se restringem a votar s.. ou n.. . Embora a intensidade dos picos n.. e s.. seja mais intensos, no espectro final surgem sempre mais alguns picos que correspondem a votos brancos e nulos.
.
Vamos a ver qual o espectro de interferencia que ira resultar do referendo.
E no final tudo se resume à mecânica dos "quantos"...
Apesar do golo do SiNão, lá ganhou o VarSim... :-(((
Enviar um comentário
<< Home