28 março 2007

Democracia

A democracia pressupõe que se pode deixar as pessoas votar em qualquer força política mesmo que esta seja anti-democrática. Eu teoricamente concordo com isto, embora me arrepie que caso mais de 50% da população queira, nós possamos ser governados por uma extrema direita com tendências xenófobas e militaristas. Contra este cenário dizem uns iluminados que temos o bom senso das pessoas que não aceitam seguir caminhos que possam levar à violência e à discriminação. Ora parece-me que tal é completamente errado bastando dar dois exemplos, Hitler ascendeu democraticamente ao poder explorando medos da população e no médio Oriente o Hamas foi eleito devido ao desespero em que vive a população Palestiniana, mesmo publicitando uma agenda de combate violento contra Israel. Parece-me então, que caso se crie um ambiente propício, os extremismos aparecem muito facilmente e lá vai a democracia e a liberdade pelo cano do esgoto.
Actualmente vejo pessoas desinteressadas mas aburguesadas e com medo de perder o pouco que conquistaram, este medo é campo fértil para aproveitadores extremistas. A verdade é que continuo a ouvir quase diariamente barbaridades como os pretos são estúpidos e feios, ou os ciganos são uns porcos. Até Salazar ganha eleições televisivas.
Passámos um período de cerca de 60 anos sem guerras na Europa Ocidental, mas as propriedades mais mesquinhas da raça humana, tais como os nacionalismos, o racismo, o medo da diferença política ou religiosa têm no meu entender estado escondidas (só na Europa Ocidental) mas não foram erradicadas, e estão aí prontas para nos tornar a vida num inferno.