29 março 2007

Today I'm feeling bored ...

I have to write something to wake me up ... and that's new! Me, wanting to write?!
.
A primavera a florir. Nao sei bem porque mas ... isto do polen no ar faz-me querer pensar sobre a questao do “Criacionismo ou Darwinismo?”. Ha quem defenda um ... e ha quem defenda o outro ponto de vista. A mim parece-me que as duas teorias podem ambas serem validas sem haver qq contradicao. E como um problema de fisica, em que temos:
- a lei que rege a evolucao da situacao
- as condicoes de fronteira, ie, os limites do Universo ou da Terra, conforme a analise
- as condicoes iniciais, ie, o ponto de partida.
.
Acho que hoje existem provas mais que suficientes para sustentar a teoria de evolucao de Darwin, segundo a qual as especies vao evoluindo por mutacoes geneticas ?aleatorias e as mutacoes que criam seres melhor adaptados A situacao sao as que sobrevivem. A lei que rege a evolucao da situacao E portanto a da geracao de mutacoes geneticas ?aleatorias.
.
Por outro lado, nao posso deixar de notar o seguinte: se sao ?aleatorias e se as possibilidades de mutacao sao ilimitadas e livres de ocorrer (ie, sem qq constragimentos), entao o que terA impedido essas mutacoes de criarem um mundo grosseiro e grotesco?
.
Agora, especialmente na prima, vejo um mundo natural tao perfeito e tao belo, cheio de harmonia, onde as 1001 cores combinam tao perfeitamente que ... Porque e como E tudo saiu assim tao lindo e perfeito, em vez de grosseiro e grotesco? Or is it just my perception?
.
Existem alguns constrangimentos As tais mutacoes or what limits my perception?

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Penso que por um lado alguns evolucionistas já abandonaram alguma rigidez Darwiniana. Mas mesmo assim, e infelizmente, parece-me que há um forte dogmatismo no campo evolucionista, por vezes apoiado nas fortes convicções ateias ou agnósticas dos respectivos proponentes.

Por outro lado, os "criacionistas" mais notórios acabam por ter uma agenda política e religiosa que pode não lhes permitir saír dum paradigma igualmente rígido.

Não tem nada a ver com o Tiny, perdão, Tony Blair, mas julgo que há uma 3a via, que é a do Design Inteligente.

Os criacionistas podem querer apropriar-se deste approach, mas acho que é distinto: não parte de pressupostos religiosos, mas tenta-se ver na Natureza evidências de Projecto (Design) inteligente; essencialmente trata-se de identificar sistemas que não poderiam ter aparecido por acaso.

Depois a interpretação fica com cada um:
- foi mesmo um acaso;
- foi um Criador divino; e/ou
- o Universo é mesmo assim, tem uma componente de inteligência.
- etc.

11:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home