18 abril 2007

Massacres revisitados

A crer que é verdade um comentário que li num jornal de que um aluno do Virginia Tech teria escolhido a Universidade por ser segura, percebe-se um pouco melhor porque acontecem estes massacres.
Quando um povo começa a fazer tudo em função da segurança, a desconfiança para com os outros aumenta, aumentando então o número de portadores de armas. Depois é só deixar passar algum tempo até que alguém se passe da cabeça e comece a usar as armas.
Sem diminuir a perda dos trinta e dois americanos, gostaria de saber se a opinião pública mundial fica tão chocada com a morte de milhares de iraquianos ou de africanos no Sudão.
Tenho impressão que sei a resposta teórica que dariam e o que sentem na prática, mas já estou a ser presunçoso.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É verdade. Lembro-me perfeitamente do vácuo noticioso associado por exº ao genocídio do Ruanda ou à guerra dos Balcãs.

Ontem, aliás, ocorreu um massacre terrível nas favelas do Brasil, mas enfim, os media tratam isso como "normal"... Bem como o que todos os dias se passa no Iraque.

11:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Essa notícia das favelas nem sequer a vi em lado nenhum.

1:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Por ca, imagine-se, os noticiarios locais falam apenas e so do massacre no Virginia Tech. Nao ha mais nenhum assunto, tirando o estado do tempo. Para saber de mais qq coisa, no mundo e mesmo daqui nos estados unidos, apenas tenho a bbc.
.
O tratamento jornalistico, pelo menos no dia do M, foi atroz. Inacreditavel, logo a tentarem apontar o dedo as autoridades e a administracao da universidade.

- Primeiro era porque nao tinham avisado ninguem do primeiro tiroteio que ocorreu as 7h30. DAH! Mas haveria alguem, funcionario ou administrador ou ... que aquela hora ja estivesse no campus e ao corrente da situacao que pudesse avisar (nao sei bem por que meios ...) correctamente e sem gerar panico uma populacao universitaria de mais de 25 mil pessoas que chegam e entram o campus pelas mais diversas formas e entradas. Por email? nem toda a gente anda com o laptop ou o Blackberry ligado ao mail quando esta a se dirigir para o trabalho. Por telemovel? ainda pior ... para ja nao sei se havera um sistema auto de fazer pelo menos 25 mil mensagens ou telefonemas instantaneos ... mesmo que haja havera sempre o tipo que nao tem telemovel, que tinha telemovel desligado ou que nao ouviu nada porque ia a ouvir o ipod!

- Segundo era porque a policia nao fechou o campus logo que ocorreu o primeiro tiroteio. Claro, como se fosse trivial encerrar um campus daquele tamanho assim ... com o estalar dos dedos ... "Ha pois E mas eles sabiam que havia uma pessoa armada A solta" ao qual eu respondo: pois E, sempre que alguem mata 1 ou dois, a reaccao normal nao E fugir do local do crime, de estado e de pais mas sim ir para outro local proximo e matar mais 30! A policia ia adivinhar isso!!!!!!

Paciencia com tanta estupidez. No meio de tamanha tragedia e caos, a unica coisa que aquele bando de necrofagos queria era incendiar aquilo tudo.

Oh jornalistas, o unico culpado por tamanha tragedia E o anormal que disparou os mais de 100 tiros.
So.

O resto da malta, o que podia fazer?

3:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quando ao post do Fiambrelete e a questao do choque, a dimensao do choque tem nao so a ver com a proximidade do evento mas tambem com a cobertura jornalistica que lhe dao. tal qual o comentario do Joaquim Forma.

3:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu recebo os alertas cnn via email e acabou de chegar a notícia de 127 mortos hoje em Bagdad, em mais uma série de atentados nos mercados. Mas pronto, é no Iraque.

5:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home