18 abril 2007

Pina c´o taco

De lutador contra o "capital" a administrador da Media Capital, com paragens pelo Déficit, Iberdrola, e o diabo a 7. Um autêntico "artista" (ou artola, para rimar com a eléctrica espanhola), que vai somando cargos quais obras de arte nas mãos dum coleccionador...
Joaquim Forma

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É um país de génios.
Ou nas palavras de um grande músico:

"Eles sabem tudo, eles sabem tudo e não deixam nada..."

10:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Eles comem tudo e não deixam nada"...

O problema é que os que "comem" agora eram os que cantavam essas músicas há uns anos atrás.

Isto é muito parecido ao Animal Farm (em português "O triunfo dos porcos") de George Orwell, livro aliás de inspiração para o excelente "Animals" dos Pink Floyd.

Não ponho em causa o direito das pessoas de mudarem de idéias políticas. Mas o que chateia é fazerem actos de gestão danosa e... em vez de serem penalizados, serem promovidos. E para além disso, apelarem para o passado de resistência e passando uma mensagem de que são de "esquerda" e que continuam interessados no bem público. Não se põe em causa a "boa intenção" das pessoas e filosoficamente é possível que esse tipo de indivíduo seja a favor do socialismo, do colectivismo, etc. O que está em causa é a prática, neste caso a prática política. E isto não tem nada a ver com o mito que a pessoa de esquerda não pode ser "rica". Tem a ver é com o facto de se criticar os tubarões e... passar a ser um deles (não sejamos ingénuos, pois a Media Capital e a Iberdrola movem-se em mercados extremamente competitivos).

Voltando à questão do "prémio" que estes "resistentes" vão recebendo: porque então são promovidos?

Talvez pelo "mérito". É uma possibilidade legítima.

Outra possibilidade passa talvez pela carteira de "conhecimentos" e "influências" que entretanto foram acumulando, e que é particularmente útil a multinacionais estrangeiras, nomeadamente espanholas, cujo "frontman" se não fosse do "sistema", certamente que tornaria muito difícil o exercer da respectiva actividade económica (legítima, diga-se de passagem).

É difícil fazer juízos de valor à distância mas chateia-me quando se chamava a Sousa Franco o "pai do Déficit". Sousa Franco tinha fama de ser um homem extremamente sério. Para Portugal entrar no Euro foi ele que conseguiu baixar drasticamente o déficit!! Quando quis prosseguir as políticas impopulares e difíceis... colidiu com o aparelho partidário... e nessa situação foi ele que Guterres fez caír, ficando então Pina Moura com a acumulação das Pastas da Economia e Finanças, num período de expansão económica, em que -em contraciclo com a economia, como na altura ouvi na TSF Peres Metelo a realçar- se deveria ter optado por uma política "forreta", em vez do "despesismo" autorizado por Pina Moura, que é assim o verdadeiro pai do Déficit (Guilherme Bean Martins, que também me parece ser um homem sério, já não foi a tempo de fechar a torneira, e para mais não me parece que fosse especialista na matéria).

Portanto, pode ser boa pessoa e competente na sua área, mas guardo uma má impressão de Pina Moura.

2:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home