27 setembro 2007

BioFuels or BioFools??

E a mais recente moda: BioFuels. E E curioso ver como o empurrAo esta a ser feito pelas empresas petroliferas, como a Beyond Petroleum (former BP). Estas empresas gigantes andam a "dar" centenas de milhoes de $$$ a algumas universidades para desenvolverem alternativas. E porquE? Porque aparentemente epoca do petroleo facil, ie, aquele que jorra com um simples furo no chao, terminou. TEm-se encontrado novas reservas mas estas sao em geral quasi-inacessiveis pois envolvem custos de exploracao brutais. E para nao perderem o seu ganha-pao, estas empresas procuram desde ja garantir para si as alternativas do futuro.
.
E assim surgem os BioFuels. Para ser differente do pessoal no Brasil, ca nos estates a malta quer o etanol do milho. O problema E que para produzir 1 gallon deste liquido gasta-se mais do que 1 gallon de combustivel nas operacoes de irrigacao, fertilizacao e colheita do milho. Boa. Para nao falar no aumento do preCo do milho (e das pipocas) que esta estrategia energetica estA a provocar ... Depois ha o stich-grass que certa malta do 10-A-C esta apostado em explorar ...
.
Alternativas podem haver muitas mas parece-me que isto dos BioFuels E uma solucao hipocrita e imoral. Actualmente, cerca de 80% da populacao mundial vive abaixo do limiar de pobreza, pois nao se cultiva o suficiente para alimentar convenientemente tudo e todos. Mas para encher o deposito dos carros do pessoal e enriquecer ainda mais as petroliferas, ai sim, havera terra suficiente para cultivar milho, stich-grass ou cana de acucar. Ha-de ser lindo o futuro, sem emissoes de gases de efeito estufa, sem aquecimento global, campos todos verdes e cultivados e 95% da populacao mundial a morrer de fome.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Além do preço do petróleo não parar de subir, agora começam a haver shortages alarmantes nos stocks de cereais do mundo, com os inevitáveis aumentos de preço.

Lindo.

1:42 da manhã  
Blogger Mother Goose said...

Daqui a dias, nem a pão e água!

:-?

5:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home