12 outubro 2007

Prémio Nobel da Paz

Discordo da atribuição deste ano, se calhar mal. Talvez as alterações climáticas, que parecem existir, tenham mesmo origem antropogénica, eu tenho muitas dúvidas. De qualquer forma, até aos anos oitenta falava-se de um arrefecimento global.

Eu posso falar um pouco daquilo em que trabalho que é tentar caracterizar e compreender a dinâmica dos oceanos e posso dizer-vos que neste ponto o conhecimento é bastante escasso.
Como tal como é que se podem construir modelos rigorosos do clima da Terra se não conhecemos em detalhe a dinâmica dos oceanos e consequentemente as interacções entre oceano e atmosfera? De qualquer forma não sou oceanógrafo nem climatologista pelo que posso estar errado.

Há poucos dias foi publicado um artigo em que se evidencia um erro nas medições da temperatura nos Estados Unidos da América que fazem com que os anos mais quentes nos Estados Unidos tenham ocorrido na primeira metade do século XX.

Relembro que no início deste ano todos diziam que iríamos ter um Verão extremamente quente, o que não veio a acontecer. E para quem diz que este Outubro está muito quente, respondo que casei em Outubro há nove anos e que estava uma caloraça.

Apoiar decisões importantes em modelos e simulações computacionais parece-me perigoso. Os modelos contêm sempre pressupostos, que por vezes se afastam bastante da realidade, mas que se podem colocar caso não alterem o resultado relativamente à realidade. Neste momento acredita-se numa realidade que é a do aquecimento global e como tal todos os modelos podem estar a apontar para o que queremos ver. Será que os cientistas conseguiriam publicar numa revista científica um modelo que demonstrasse que o aquecimento global não irá ocorrer? Se calhar já existem essas publicações que eu desconheço.

Perante estas dúvidas parece-me que podem estar a dar o Nobel a vendedores da banha da cobra. Parece-me que o comité do Nobel não foi muito científico, deveria ter deixado passar mais uma ou duas décadas, para que se tivesse a certeza do que está a acontecer.

Costumava-se dizer que um modelo é algo em que ninguém acredita excepto quem o fez e que uma medição experimental é algo em que todos acreditam excepto quem fez a medida.
Parece que agora também já toda a gente acredita em modelos.

Mas isto é apenas uma opinião não leiam este post-it como sendo ciência porque não o é. Verifiquem tudo à exaustão, só assim irá sair alguma boa ciência.

Este post-it é só para fazer pensar um pouco, eu ainda não vi nada que me convecesse do aquecimento global de origem antropogénica, embora existam argumentos fortes, mas também ainda não vi nada que me provasse o contrário. Prefiro assim ficar de olhos e mente aberta sem tomar posição para um ou outro lado.

2 Comments:

Blogger FlorGrela Estampa said...

Este comentário foi removido pelo autor.

2:35 da tarde  
Blogger FlorGrela Estampa said...

Parece-me que o aquecimento global, a existir, deriva da quantidade de pessoas que está/vai ferver quando souber desta notícia.
Eu, pelo menos estou a ferver (de raiva)...
E, enfim, com tantos prémios da paz mal atribuídos, o melhor é mudar o nome do prémio para Prémio Naobelo da Paz. :-(

2:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home