06 janeiro 2008

Manual de embarque para tótós

  • No caso de a viagem contemplar vArios voos de ligaCAo, convEm reservar pelo menos 4 a 5 horas entre a chegada de um voo e a partida do seguinte, de modo a acomodar nAo sO eventuais atrasos nos voos mas tambEm as demoras que ocorrem na transferEncia entre voos, nas quais se incluem a verificaCAo de documentos - visto e passaporte - por autoridades estrangeiras, a inspecCao de toda a bagagem pelas autoridades alfandegArias, check-in e embarque.
  • Ao arrumar as malas, lembre-se de colocar produtos liquidos e objectos cortantes na mala a transportar no porAo do aviao. Nao se esqueCa de colocar algumas peCas de roupa na mala de mAo de modo a precaver qualquer percalCo durante a viagem.
  • Evite viajar com cintos e acessOrios metAlicos. Calce sapatos praticos.
  • Chegue a tempo e horas ao check-in com a bagagem e todos os documentos necessarios (bilhete de viagem, BI, o passaporte, ...) . Duas horas antes do embarque nunca sAo demais, ate porque aos primeiros as companhias aereas costumam perdoar o peso-a-mais na bagagem! NAo feche A chave ou a cadeado as malas que despachar para o destino final. NAo deite fora nada daquilo que lhe E entregue durante o check-in: o cartAo de embarque e o talAo da bagagem despachada (geralmente colado no verso do bilhete).
  • Depois de feito o check-in, guarde o relOgio, o telemOvel, a carteira, as moedas, o cinto e demais objectos metAlicos na mala de mAo. Dispa o casaco. De cartao de embarque e o BI (ou passaporte) na mao, proceda para a inspecCAo de pessoas e malas: coloque os seus objectos na passadeira rolante dirigida para a maquina de "Raios-X" e atravesse o portico-detector-de-metais apenas quando solicitado.
  • Recomponha-se ... recolha os seus pertences e diriga-se para a sua porta de embarque. Junto a si, leve o cartao de embarque e algum documento de identificaCAo. Se viajar para o estrangeiro, leve tambEm uma caneta para preencher os formularios de imigracao e de alfandega do paIs de destino que poderAo ser-lhe entregues durante o voo.
  • quando abordo, lembre-se de desligar todos os aparelhos electronicos, principalmente o telemovel.

Se seguir estes passos, de certeza que terA a vida facilitada ... e tambEm facilitarA a vida dos outros.

3 Comments:

Blogger FlorGrela Estampa said...

Devemos depreender deste post que o LC já regressou à base... no 10-A-C?

10:03 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Se regressou à base não sei, mas que já põe acentos nos postes (pelo menos bos títulos) põe!!!

10:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sim, ja ca estou. No 10-A-C.

2:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home