19 março 2008

A crise económica

O artigo do Diário de Notícias para o qual vos deixo o link interessou-me pois ando a ler o livro do Alan Greenspan e o homem é um defensor acérrimo dos mercados livres.

http://dn.sapo.pt/2008/03/19/opiniao/o_panico_mercados.html

2 Comments:

Blogger Mother Goose said...

Anda tudo a ler o mesmo...
;-)

Nós por cá, não podemos ler livros dessa natureza!

1:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olha que curioso, eu ando a ler o mesmo. Estou quase no fim, ganda calhamaCo. Sao centenas de paginas sobre os mercados livres, em defesa da desregulamentacao, e dos beneficios que tudo isso trouxe. Pois, em papel E tudo muito giro ... o pessoal com iniciativa propria e tal ... e posso concordar com muito disso mas a partir de um certo ponto, tem que haver algumas regras. Ha outro livro, que ja comprei mas ainda nao li, chama-se "Greenspan's Bubbles: The Age of Ignorance at the Federal Reserve" que E uma especie de anti-book ao "Age of Turbulence". Este livro deve ser bem interessante de ler agora que se instalou este panico-caos. A ideia principal deste anti-book E realcar as muitas bolhas (?especulativas) que o FED do AG deixou desenvolver e rebentar.
.
Ha muito a dizer sobre a actual situacao, que me incomoda muito, especialmente a desvalorizacao do dollar. Ganda m....!
.
A pergunta "isto tera ja batido no fundo?" a resposta obvia E que nao! Ja deste final do ano passado que andam com essa pergunta mas a coisa consegue piorar cada vez mais. Primeiro foram os emprestimos sobre casas que comecou a dar pro-torto, depois foi a bolsa que colapsou do maximo de 14000 pontos e agora sao as empresas de emprestimos e investimentos que estao a cair que nem castelos de cartas. O Bear Sterns foi vendido A JPMorganChase por 1 penny on the dollar do valor de bolsa que tinha ha ?1 ano (o edificio Sede da Bear Sterns vale mais que o valor pelo qual foi comprado pela JPMorgan Chase!!!!), enquanto a CountryWide (maior empresas de emprestimos dos EUA) tambem entrou num beco sem saida e teve (leiam bem: teve!) que ser foi comprada por um banco (ja nao sei qual) para nao causar ruina total. Durante tudo isto , o CEO da Countrywide recebeu um premio anual de ?115 milhoes e em wall street registou-se um ordenado dum gestor de um Hedge Fund (nao faco ideia do que sera) de varios Bilioes (leiam bem: bilioes) de dollars.
.
Depois ha o escandalo do credit score, mas eu nao tenho tempo nem espaco para me estender sobre isso.
.
No fundo??? nao! Isto vai piorar. O Alan Greenspan, tao comedido e selecto nos seus comentarios publicos, ja afirmou que isto E a pior crise pos 2a guerra. Depois de ler o livro dele e saber em pormenor das crises que ele enfrentou entre 1987 e 2006, dizer que esta E a pior desde a 2a guerra so pode significar que ha ainda muita desgraca para vir ao de cima.
.
E claro que ele, o AG, tera muita culpa no cartorio, pois a situacao actual nao se criou nos ultimos 2 anos ... isto tudo teve gestacao prolongada durante o seu longo reinado.
.
No fundo?? nao, quando o dollar continua a cair, a encapocar a inflacao e a inflacionar o preco do crude! Em 2007, a inflacao em grocery products nos EUA foi de 7%! Imaginem!!!!!!! Incrivel. E agora com esta loucura dos biofuels, com os agricultores todos a querem ir cultivar milho para alimentar os SUV (sub-urban veicules) do pessoal, ta tudo com tendencia pra aumentar de preco pois cada vezes ha menos pessoal a cultivar trigo, soja, ... Pela primeira vez em muitos muitos muitos muitos anos os EUA terao que importar trigo!!!!!!!!!!!!! E a racao para vacas esta tao cara que os criadores nao sao capazes de alimentar vacas e estao neste momento a vender criacoes inteiras a precos abaixo custo (dumping) para minorar despesas de longo prazo ... hoje o bife esta barato mas diz-se que daqui a uns meses "its going to sky-rocket".
.
Quero tambem notar que isso dos "titas de Wall Street tornarem-se num grupo de clientes da Seguranca social" ja nao vem de agora ... ja ha muito tempo que certos economistas classificam a economia americana como corporate socialism. Hoje em dia, qq novo Wal-Mart nao paga imposto ao governo federal ate todo o investimento feito estar pago. O Wal-Mart precisa de incentivo??? E o ze da barraca o que faz?? Tal como os corporate farms do IOWA, empresas gigantes que recebem milhoes de incentivos federais para depois fazerem dumping de produto no mexico, acabarem com os rendimentos de agricultores mexicanos e ... depois admiram-se com o exodo de mexicanos pro estados unidos!! Coitados os mexicanos ...
.
Por ultimo, apesar da constante desgraca na bolsa, todos os dias ha um qq guru amigo do donald trump na tv a dizer aos incultos telespectadores que esta E a melhor altura para investir. Pois pois, se eu lhes desse ouvidos, tava eu bem bonito.
.

12:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home