22 julho 2008

Aquilo é que foi meter água!

Sábado passado fui andar de canoa no Hiwassee river, East 10-AC. Com o chefe, familia e amigos.
.
- As raparigas na nossa comitiva desceram o rio (uma distância que eu estimo ser 5 a 6 milhas) dentro de inner tubes, que são boias gigantes em forma de donut.
- A esposa e o filho do chefe desceram dentro de kayaks.
- O chefe, a cadela do chefe (a Sailor) e eu descemos o rio numa canoa gigante, com pelo menos 8 metros de comprimento. Era a mais comprida no rio. Eu à frente, a Sailor a meio e o chefe atrás. A canoa era aberta, como aquelas que vemos os Indios usar nos filmes de cowboys.
.
O rio Hiwassee, de águas pouco profundas, tem vários rapids separados por zonas de águas calmas. Está classificado como sendo de categoria 2, o que significa que é indicado a iniciantes no desporto de canoagem, kayaks e afins em rios com rapids e quedas de água de dificuldade mínima. E o rio estava cheio de gente. Havia vários tipos de barcos, desde canoas, kayaks, boias, lanchas de borracha, etc .... uma alegria. E estava bom tempo. E lá fomos nozes.
.
A medida que navegavamos, viamos rochas a passarem por debaixo do barco. Scary!! Nos rapids a coisa era mais dificil, pois tinhamos que tentar evitar zonas baixas, pedras à superficie e quedas de agua. Havia umas quedas de água com meio metro de altura, o que parecendo que não, era bastante alto. Mas havia sempre forma de descer mais suavemente do que ir directamente para a queda de água.
.
Numa dessas quedas de água ficamos entalados e era ouvir o barco a estalar! :-) Eu pensei que o barco ia partir a meio. Mas saimos bem. Mais tarde ficamos entalados num rapid e tivemos que puxar a canoa uns bons metros até ficarmos de novo em água mais profunda. Nisto tudo, a cadela não ficava quieta. Sentada a meio do barco, ela tinha o rabo no ar sempre nas piores alturas e gostava de vir para a frente (junto a mim) em vez de ir para trás (junto ao chefe). Ela estava nervosa, apesar de já ter feito descidas de rio várias vezes. E lá fomos a remar até ao rapid final. Este era bem mais rápido, mais longo e com mais água que todos os anteriores. Eu ainda perguntei ao chefe se deviamos tirar a água para fora do barco antes de nos metermos neste rapid. Ele disse que não pois iamos acabar com mais água (como se tivessemos pouca água dentro do barco ...).
.
Bem, lá entramos no rapid final e ... onde após onda, o barco foi metendo água até que numa das últimas ondas o barco já não saiu da agua!!!!! A canoa ainda estava a ir rio abaixo mas estava completamente metida na água. :-))) Às tantas, a cadela passou-me ao lado, em deriva, rio abaixo!!! eheheheheheh O chefe e eu, agarrados aos nossos remos ficamos sentados à medida que o barco nos fugia de debaixo dos pés. :-)))))) Como tinhamos safety jackets, não houve crise. Já dentro de agua, eu agarrei mais uma boia, o chefe agarrou o barco e pouco depois fomos auxiliados por outros barcos que nos rebocaram até à margem. Foi de morrer a rir! :-))))) . Afundamos o barco!!!!!! Na margem, despejamos a água e estavamos prontos para partir. A cadela é que já estava farta de nós e estava a tentar saltar para o kayak da esposa do chefe!! Foi de morrer a rir ver a cadela tentar safar-se!!. Mas ela acabou por fazer o resto da viagem de canoa.
.
:-)))))))

3 Comments:

Blogger FlorGrela Estampa said...

Hilariante!!!

Bem, a grande vantagem desta aventura é a seguinte.
Se alguma vez te disserem que estás a meter água (no teu trabalho, p. ex.), podes sempre dizer que já meteste muito mais água e te safaste... mesmo com o barco a ir ao fundo... Por isso, não há qualquer problema.

11:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Boa!!!!!!!! :-)))

3:02 da tarde  
Blogger Mother Goose said...

Foi um verdadeiro batizado!
Só faltou a água benta!
;-)

5:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home