11 agosto 2008

Apontamentos olímpicos IV

Quando se ouve toda esta expectativa relativamente a potenciais medalhados olímpicos portugueses para o ano n que foram campeões ou vice-campeões europeus ou mundiais no ano n-1, só me lembro de por mais uma vez ter ouvido que há atletas de topo que durante 4 anos praticamente nem competem e só treinam para uma prova nos Jogos Olímpicos... A Vanessa Fernandes e a Naide Gomes e o Nelson Évora e o Obikwelu que se cuidem (já se viu o que aconteceu à Telma Monteiro, que até estava na sua melhor forma, bem como a outros judocas portugueses, e aquele esgrimista, etc.)
Joaquim Forma

PS- o uso da letra n é para indicar que este é um tema recorrente. Bem como é recorrente a habitual atitude negativa que se irá seguir se Portugal saír da China apenas com uma medalhita. Os responsáveis irão dizer o seguinte:
"temos de repensar toda esta estratégia olímpica... se vale a pena uma grande delegação... ou se devemos apostar em força apenas nos atletas que podem trazer medalhas..."

Já se os ventos estiverem favoráveis e se sustentarem os vôos da Naide e do Évora, e se a Vanessa for nessa competição com toda a garra e lá ganhar e se o Obikwelu fizer uma boa verdadeira partida, então aí sim, está tudo bem e a estratégia delineada foi a melhor, inclusive no badmington e no tiro aos pratos, e tudo porque afinal de contas foi tudo pleneado ao mínimo detalhe.