10 setembro 2008

Vergonha!!!

A OPEEP (deveria ser o seu novo nome pois estão a tentar chular-nos a todos) decidiu cortar a produção de petróleo para segurar os preços. Se os preços estavam a baixar é porque os custos de produção não são os que os analistas e produtores dizem ser.

Além do mais, se fosse mesmo necessário fazer grandes investimentos na refinação de petróleo, os senhores do petróleo não teriam dinheiro para andar a comprar tudo pelo mundo fora.

Os preços, no meu entender, também não têm muito a ver com uma possível escassez de petróleo anunciada para daqui a 40-50-60 anos. Até porque o que é anunciado é que nessa altura se vai atingir o pico de produção. E a altura de atingir o pico de produção está sempre 40 anos à nossa frente desde há umas quantas décadas.

Depois dizem-me que as descobertas de reservas estão a abrandar, o que é óptimo para os senhores do petróleo que fazem as descobertas, uma vez que isso cria um clima de escassez futura que faz aumentar os preços. Será que há menos descobertas ou que estão a fazer para que haja menos descobertas?

Parece-me que mercado por vezes até funciona mas enquanto não funciona os cartéis e os especuladores enchem-se de dinheiro...

Em Portugal o mercado dos combustíveis nem sequer funciona pois a descida dos preços do petróleo é superior à da descida da gasolina. São supostamente os custos de refinação a subir.

Cheira-me a aldrabice...

Viva a regulação do Estado!!! O único entrave ao enriquecimento desenfreado de uns senhores poderosos à custa do Zé Povinho.

2 Comments:

Blogger AD said...

O que eu não percebo é como é que o crude baixou para cerca de 100 dolares, já vem a baixar há algum tempo e a gasolina 95 não cai abaixo dos 1.40 €...

5:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ja pensaram no que acontecia a paises como o Irao, a Venezuela e (talvez) a Russia se o preco do crude cair para os 40 ou 50 dollares? E ja pensaram o que acontecia aos lucros da Exxon-Mobil? E nao acharam estranho que a guerra na Georgia tenha despoltado precisamente quando o preco do crude comecou a dar sinais claros de descida acentuada dos $140?
.
Certos ditadores e magnatas em paises como o Irao, Venezuela e Russia estao a viver A grande E A Francesa com a actual situacao ... e voltar ao antigamente podes-lhes sair muito caro.
.
Segundo os economistas russos e tambem alguns ocidentais, aquilo que levou ao fim da Uniao Sovietica (na altura um dos maiores produtores de petroleo) nao foram os poderes sobrenaturais do Presidente Reagan (nem a guerra insustentavel no Afeganistao ou a corrida ao armamento para combater o starwars program ...) mas sim o preco do petroleo a $80 (que resultou apos o choque petrolifero dos anos 70) seguido do preco do petroleo a $10-$20 dos anos oitenta.
.
Para quem quiser ouvir uma entrevista interessante sobre o assunto, eu sugiro:

Thomas Friedman's Argument For 'Geo-Greenism'

http://www.npr.org/templates/rundowns/rundown.php?prgId=13

To listen, click on Listen to Monday's show on this webpage.

1/2 hour interview.

7:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home